Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tiago Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais saberes os professores das séries iniciais do ensino fundamental detêm sobre os fundamentos teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar dos professores de séries iniciais Estamos denominando o conjunto dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do campo disciplinar da História de Saber Histórico, saber este, em nosso entendimento, essencial no ensino da disciplinaA pesquisa foi realizada com professores de primeira a quarta série uma escola Municipal, radicada no município de Cambé, Paraná Optamos, em nossa pesquisa, pelo método qualitativo de investigação, pois este “[] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (ANDRÉ, 1986, p13) Os resultados da pesquisa apontam para a problemática que envolve a prática de ensino de professores nas séries iniciais, no caso de nossa pesquisa, a disciplina de História
id UEL_06d7f45bd02ff50f095abe7e60728a47
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11903
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aulaHistóriaEstudo e ensinoProfessores de históriaHistoryHistoryTeacherStudy and teachingResumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais saberes os professores das séries iniciais do ensino fundamental detêm sobre os fundamentos teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar dos professores de séries iniciais Estamos denominando o conjunto dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do campo disciplinar da História de Saber Histórico, saber este, em nosso entendimento, essencial no ensino da disciplinaA pesquisa foi realizada com professores de primeira a quarta série uma escola Municipal, radicada no município de Cambé, Paraná Optamos, em nossa pesquisa, pelo método qualitativo de investigação, pois este “[] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (ANDRÉ, 1986, p13) Os resultados da pesquisa apontam para a problemática que envolve a prática de ensino de professores nas séries iniciais, no caso de nossa pesquisa, a disciplina de HistóriaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós- Graduação em EducaçãoAbstract: This research has the goal of investigating which knowledge, elementary series teacher have about the theoretical and methodological fundaments of History and how it is shown in their practices We are considering this knowledge essential to teach History in the elementary grades The research was made with teachers of a Municipal School situate in Cambé, Paraná We decided, to use in our research, the qualitative method This method emphasize more the process than the product, concerning mainly in demonstrate teacher’s perspective The results point out some problems in their teaching practice, as well as in, their specific historical knowledgeCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Tuma, Magda Madalena PeruzinSchmidt, Maria AuxiliadoraSanches, Tiago Costa2024-05-01T13:46:10Z2024-05-01T13:46:10Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
title Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
spellingShingle Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
Sanches, Tiago Costa
História
Estudo e ensino
Professores de história
History
History
Teacher
Study and teaching
title_short Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
title_full Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
title_fullStr Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
title_full_unstemmed Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
title_sort Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
author Sanches, Tiago Costa
author_facet Sanches, Tiago Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]
Tuma, Magda Madalena Peruzin
Schmidt, Maria Auxiliadora
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tiago Costa
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Professores de história
History
History
Teacher
Study and teaching
topic História
Estudo e ensino
Professores de história
History
History
Teacher
Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais saberes os professores das séries iniciais do ensino fundamental detêm sobre os fundamentos teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar dos professores de séries iniciais Estamos denominando o conjunto dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do campo disciplinar da História de Saber Histórico, saber este, em nosso entendimento, essencial no ensino da disciplinaA pesquisa foi realizada com professores de primeira a quarta série uma escola Municipal, radicada no município de Cambé, Paraná Optamos, em nossa pesquisa, pelo método qualitativo de investigação, pois este “[] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (ANDRÉ, 1986, p13) Os resultados da pesquisa apontam para a problemática que envolve a prática de ensino de professores nas séries iniciais, no caso de nossa pesquisa, a disciplina de História
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009.00
2009
2024-05-01T13:46:10Z
2024-05-01T13:46:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823250629263360