Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais saberes os professores das séries iniciais do ensino fundamental detêm sobre os fundamentos teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar dos professores de séries iniciais Estamos denominando o conjunto dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do campo disciplinar da História de Saber Histórico, saber este, em nosso entendimento, essencial no ensino da disciplinaA pesquisa foi realizada com professores de primeira a quarta série uma escola Municipal, radicada no município de Cambé, Paraná Optamos, em nossa pesquisa, pelo método qualitativo de investigação, pois este “[] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (ANDRÉ, 1986, p13) Os resultados da pesquisa apontam para a problemática que envolve a prática de ensino de professores nas séries iniciais, no caso de nossa pesquisa, a disciplina de História |
id |
UEL_06d7f45bd02ff50f095abe7e60728a47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11903 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aulaHistóriaEstudo e ensinoProfessores de históriaHistoryHistoryTeacherStudy and teachingResumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais saberes os professores das séries iniciais do ensino fundamental detêm sobre os fundamentos teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar dos professores de séries iniciais Estamos denominando o conjunto dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do campo disciplinar da História de Saber Histórico, saber este, em nosso entendimento, essencial no ensino da disciplinaA pesquisa foi realizada com professores de primeira a quarta série uma escola Municipal, radicada no município de Cambé, Paraná Optamos, em nossa pesquisa, pelo método qualitativo de investigação, pois este “[] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (ANDRÉ, 1986, p13) Os resultados da pesquisa apontam para a problemática que envolve a prática de ensino de professores nas séries iniciais, no caso de nossa pesquisa, a disciplina de HistóriaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós- Graduação em EducaçãoAbstract: This research has the goal of investigating which knowledge, elementary series teacher have about the theoretical and methodological fundaments of History and how it is shown in their practices We are considering this knowledge essential to teach History in the elementary grades The research was made with teachers of a Municipal School situate in Cambé, Paraná We decided, to use in our research, the qualitative method This method emphasize more the process than the product, concerning mainly in demonstrate teacher’s perspective The results point out some problems in their teaching practice, as well as in, their specific historical knowledgeCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Tuma, Magda Madalena PeruzinSchmidt, Maria AuxiliadoraSanches, Tiago Costa2024-05-01T13:46:10Z2024-05-01T13:46:10Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula |
title |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula |
spellingShingle |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula Sanches, Tiago Costa História Estudo e ensino Professores de história History History Teacher Study and teaching |
title_short |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula |
title_full |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula |
title_fullStr |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula |
title_sort |
Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula |
author |
Sanches, Tiago Costa |
author_facet |
Sanches, Tiago Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cainelli, Marlene Rosa [Orientador] Tuma, Magda Madalena Peruzin Schmidt, Maria Auxiliadora |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Tiago Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Estudo e ensino Professores de história History History Teacher Study and teaching |
topic |
História Estudo e ensino Professores de história History History Teacher Study and teaching |
description |
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais saberes os professores das séries iniciais do ensino fundamental detêm sobre os fundamentos teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar dos professores de séries iniciais Estamos denominando o conjunto dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do campo disciplinar da História de Saber Histórico, saber este, em nosso entendimento, essencial no ensino da disciplinaA pesquisa foi realizada com professores de primeira a quarta série uma escola Municipal, radicada no município de Cambé, Paraná Optamos, em nossa pesquisa, pelo método qualitativo de investigação, pois este “[] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (ANDRÉ, 1986, p13) Os resultados da pesquisa apontam para a problemática que envolve a prática de ensino de professores nas séries iniciais, no caso de nossa pesquisa, a disciplina de História |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009.00 2009 2024-05-01T13:46:10Z 2024-05-01T13:46:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823250629263360 |