Reformas na educação superior pós 1990 : uma análise da constituição da UTFPR em Cornélio Procópio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freiberger, Lorena Dominique Vilela
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15981
Resumo: Resumo: Nesta pesquisa, analisa-se a transformação do CEFET-PR em Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Cornélio Procópio – a partir das reformas educacionais dos anos de 199 Para tanto, buscou-se responder às seguintes problemáticas: Como ocorreu a redefinição da Educação Superior diante das reformas educacionais dos anos de 199? Como a Rede Federal de Educação Superior passou a constituir-se neste processo? Quais elementos políticos, econômicos e educacionais nortearam a constituição da UTFPR? Que alterações ocorreram no CEFET de Cornélio Procópio com a transformação em Universidade Tecnológica? Assim, a Dissertação ocupa-se em destacar as especificidades da educação superior, levantar e analisar as características da Rede Federal de Educação Superior, discutir as alterações promovidas no processo de transformação do CEFET em UTFPR, debater o impacto destas reformas na UTFPR Campus de Cornélio Procópio, Estado do Paraná Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas discussão bibliográfica e análise de documentos, a fim de se compreender a política de educação superior e, de forma específica, entender-se como a universidade brasileira está se adaptando aos arranjos da sociedade capitalista, que tipo de formação ela está proporcionando e até que ponto está vinculada ao processo de mercantilização da educação Como conclusão, observou-se que a UTFPR, não diferentemente de outras Universidades Públicas e da Rede Federal, está permeada por políticas que visam a uma instituição voltada a contemplar objetivos econômicos e sociais, e, no caso da única Universidade Tecnológica do Brasil, oferecer uma formação que atenda às necessidades e especificidades tanto de desenvolvimento econômico regional como do nacional Particularmente, na UTFPR de Cornélio Procópio, observou-se avanços na estrutura física e nos recursos humanos, presença de cursos para atender às demandas regionais e a constituição de uma universidade que já vinha se preparando para todas as alterações que o processo de transformação de CEFET-PR em UTFPR demandou
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Assim, a Dissertação ocupa-se em destacar as especificidades da educação superior, levantar e analisar as características da Rede Federal de Educação Superior, discutir as alterações promovidas no processo de transformação do CEFET em UTFPR, debater o impacto destas reformas na UTFPR Campus de Cornélio Procópio, Estado do Paraná Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas discussão bibliográfica e análise de documentos, a fim de se compreender a política de educação superior e, de forma específica, entender-se como a universidade brasileira está se adaptando aos arranjos da sociedade capitalista, que tipo de formação ela está proporcionando e até que ponto está vinculada ao processo de mercantilização da educação Como conclusão, observou-se que a UTFPR, não diferentemente de outras Universidades Públicas e da Rede Federal, está permeada por políticas que visam a uma instituição voltada a contemplar objetivos econômicos e sociais, e, no caso da única Universidade Tecnológica do Brasil, oferecer uma formação que atenda às necessidades e especificidades tanto de desenvolvimento econômico regional como do nacional Particularmente, na UTFPR de Cornélio Procópio, observou-se avanços na estrutura física e nos recursos humanos, presença de cursos para atender às demandas regionais e a constituição de uma universidade que já vinha se preparando para todas as alterações que o processo de transformação de CEFET-PR em UTFPR demandouDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In this research, we analyze the transformation of CEFET-PR into Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Federal Technological University of Paraná) - Campus of Cornélio Procópio – based on the educational reforms of the 199’s To do so, we tried to answer the following questions: How did Higher Education redefine itself after the educational reforms of the 199’s? How was the constitution of the Higher Education Federal Network during this process? Which political, economic and educational elements guided the constitution of the UTFPR? Which changes occurred in the CEFET of CornélioProcópio after becoming a Technological University? The objective of this dissertation is to highlight the specificities of Higher Education, to survey and analyze the characteristics of the Higher Education Federal Network, to discuss the changes promoted by the transformation of CEFET into UTFPR and to debate the impact of these reforms on the UTFPR Campus of Cornélio Procópio, Paraná State We used a bibliographic review and documents analyses to understand the higher education policy and, more specifically, to see how Brazilian universities are adapting themselves to the arrangements of the capitalist society, what type of education they are offering to students and to what extent this education is connected to the mercantilization process of higher education In conclusion, we observed that UTFPR, like other Public and Federal Universities, is permeated by policies oriented towards social and economic objectives, and, in the case of the only Brazilian Technological University, towards offering an education that meets the needs and specificities of both regional and national economic development Particularly at UFTPR Cornélio Procópio, advances in its physical structure and human resources were observed as well as in the presence of courses to meet regional demands and the constitution of a university that was already preparing itself for the changes demanded by the process of transforming CEFET-PR into UTFPRCzernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]Moreira, Jani Alves da SilvaFernandes, Tania da CostaSilva, Ana Lúcia Ferreira daFreiberger, Lorena Dominique Vilela2024-05-01T14:59:09Z2024-05-01T14:59:09Z2017.0020.01.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15981porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:56Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:56Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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