O psicólogo como potencializador do espaço público do CRAS para a participação popular
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9492 |
Resumo: | Resumo: Com a Constituição Federal de 1988 a Assistência Social passou a compor o tripé da Seguridade Social, juntamente com a Saúde e a Previdência Com muitas discussões e lutas, grandemente influenciada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, a Política de Assistência Social se efetivou através do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em 24 Foram estabelecidos três eixos de atuação: Proteção social, que se subdivide em básica e especial; Vigilância socioassistencial e Defesa de direitos Essa pesquisa tem como foco a atuação dos psicólogos no eixo de proteção social básica, nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS de pequeno porte I, pequeno porte II, médio e grande porte em cidades do interior do estado do Paraná Teve como objetivo compreender a percepção dos psicólogos acerca do seu trabalho tendo como premissa o CRAS como espaço público de participação popular A abordagem adotada para a pesquisa foi qualitativa e descritiva em Psicologia Social e Institucional, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com oito psicólogas que trabalham no CRAS O método de análise utilizado foi análise de conteúdo com duas categorias definidas a priori: “CRAS: espaço público de participação popular” e “Formação em Psicologia”, sendo que esta última composta por duas subcategorias que emergiram posteriormente: Clínica: um desejo e Contribuições da graduação para o exercício profissional na Assistência Social Seguida a essas categorias, observamos posteriormente outra: A prática do psicólogo no CRAS (dividida em duas subcategorias intituladas “Construindo uma prática: campo de incertezas” e “Apagando fogo”) As categorias foram analisadas a partir dos documentos que parametrizam a Política Nacional de Assistência Social e em consonância com os pressupostos teóricos de Hannah Arendt, relacionados ao espaço público, ação política, pluralidade e liberdade Foi possível perceber através das entrevistas que os psicólogos acreditam que podem potencializar o espaço público do CRAS através da acolhida, da escuta qualificada e principalmente a partir dos espaços coletivos, como oficinas e ações comunitárias Verificou-se ainda, que consideram que seja também uma das funções do psicólogo aproximar os cidadãos da política, para que possam compreendê-la e ajudar na sua construção, ocupando também os lugares existentes de participação social (como os Conselhos e Conferências de políticas públicas, por exemplo) Contudo, apontaram também que a rotina de trabalho excessiva, principalmente por demandas a benefícios eventuais prejudicam a realização do trabalho, principalmente o acompanhamento das famílias através do PAIF Esses resultados podem contribuir para melhor entendimento acerca do compromisso social da Psicologia e auxiliar na percepção das possibilidades de atuação dos psicólogos no espaço do CRAS para a construção de uma sociedade mais igualitária e humana |
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: With the 1988 Federal Constitution the Social Assistance reached the Social Security’s tripod, together with Health and Social Insurance With many discussions and fights, greatly influenced by Unique Health System – SUS, the Social Assistance Policy was implemented through the Unique System of Social Assistance – SUAS in 24 It was set three action pillars: Social Protection, subdivided in basic and special, Social-assistance Surveillance and Rights Defense This research has focus on psychologists’ performances at the basic social protection pillar, in the small size I, small size II, medium and large size of Reference Centers of Social Assistance – CRAS in countryside villages in the state of Paraná It had as objective, understand the psychologists’ perception about their work using CRAS as public space of popular participation as premise The adopted approach for the research was qualitative and descriptive in Social and Institutional Psychology, performed by semi-structured interviews with eight psychologists that work in CRAS The analysis method used was the content analysis with two defined categories a priori: “CRAS: public space of popular participation” and “Qualification in Psychology”, and the last one was compound by two subcategories that came up later: “Clinic: a desire” and “Graduation course contributions for the professional practice in Social Assistance” Following these categories, we subsequently looked another: “The psychologist practice in CRAS” (divided in two subcategories entitled “Building a practice: uncertainties field” and “Extinguishing the fire”) The categories were analyzed from documents that parameterize the Social Assistance National Policy and in accordance with the theoretical assumptions of Hannah Arendt, related to the public space, political action, plurality and liberty It was possible to notice through the interviews that the psychologists believe that they can enhance the CRAS public space through the welcome, the qualified listening and mainly from the collective spaces, as workshops and community actions It was verified too, that they also consider one of the psychologist’s duties bring the citizens closer to the politics, so they will can understand and help it in its development, occupying the current places of social participation (like Councils and Public Policy Conferences) However, they also pointed that the excessive work routine, mostly by demands for eventual benefits, harms the work performance, mainly the families’ follow-up by PAIF These results can add to a better understanding about the social commitment of Psychology and help the perception of the psychologists’ actions possibilities in CRAS, space for the development of a more equal and human societySilva, Rafael Bianchi [Orientador]Lima, Alexandre BonettiPaiva, Fernando Santana deMartins, Tayná Ceccon2024-05-01T12:08:31Z2024-05-01T12:08:31Z2019.0010.05.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9492porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - 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