Telenovela e leitura : reflexões sobre uma prática de análise semiótica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Ana Paula Ferreira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14467
Resumo: Resumo: Visando à utilização da semiótica greimasiana no ensino de língua portuguesa, numa proposta de ampliação da competência de leitura e expressão oral e escrita dos alunos de ensino médio, apresenta-se uma experiência didática realizada numa classe de segundo ano, numa escola pública da cidade de Londrina, Paraná A partir de um corpus constituído por telenovelas de grande audiência, estabelecemos parâmetros de conduta, que se pautaram na conjunção entre o que é prescrito pelas orientações curriculares do ensino médio e o interesse do público adolescente por textos sincréticos Tendo em vista a complexidade da teoria semiótica, optamos por uma simplificação dos conceitos básicos, relativos aos três níveis do percurso gerativo do sentido, didatizando-os, a fim de fornecer aos alunos um instrumental ao mesmo tempo eficaz e adaptado às necessidades do ensino de língua portuguesa Para uma iniciação ao tratamento dos níveis discursivo e profundo, apoiamo-nos na proposta de montagem dos campos lexicais formulada por Georges Maurand (1992) No que diz respeito à análise das novelas, no intuito de segmentarmos o corpus escolhido, de forma a tornar possível o tratamento da linguagem e abri-lo para amplos horizontes de ação pedagógica, elegemos os seguintes aspectos, dentre as várias possibilidades: a) temática; b) linearidade discursiva c) trama, enigma e suspense d) núcleos de personagens Os capítulos foram gravados, editados e, uma vez selecionadas as cenas escolhidas para o trabalho em sala de aula, foram realizadas transcrições dos diálogos principais No tocante à imagem visual, que se alia prioritariamente ao verbal para constituir o sincretismo de linguagens presente na telenovela, apelamos para conceitos advindos das teorias de comunicação, em particular as noções básicas de morfologia e sintaxe televisual, tais como: enquadramento, posição da câmera, movimento, iluminação, entre outras No desenvolvimento da proposta foram utilizados excertos de capítulos e frames de telenovelas, recortes de revistas especializadas e demais materiais escritos do clipping, bem como as sinopses fornecidas pela emissora de TV Com o objetivo de verificar a aquisição do instrumental semiótico pelos alunos e seu desenvolvimento nas habilidades de leitura, foram elaborados exercícios de análise, cujos resultados foram comentados ao longo do trabalho
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b) linearidade discursiva c) trama, enigma e suspense d) núcleos de personagens Os capítulos foram gravados, editados e, uma vez selecionadas as cenas escolhidas para o trabalho em sala de aula, foram realizadas transcrições dos diálogos principais No tocante à imagem visual, que se alia prioritariamente ao verbal para constituir o sincretismo de linguagens presente na telenovela, apelamos para conceitos advindos das teorias de comunicação, em particular as noções básicas de morfologia e sintaxe televisual, tais como: enquadramento, posição da câmera, movimento, iluminação, entre outras No desenvolvimento da proposta foram utilizados excertos de capítulos e frames de telenovelas, recortes de revistas especializadas e demais materiais escritos do clipping, bem como as sinopses fornecidas pela emissora de TV Com o objetivo de verificar a aquisição do instrumental semiótico pelos alunos e seu desenvolvimento nas habilidades de leitura, foram elaborados exercícios de análise, cujos resultados foram comentados ao longo do trabalhoTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: The aim of this research was to use the Greimasian Semiotics in the learning of Portuguese language, in a proposal of improvement of both the reading competence and oral and written expression of high school students It is presented a didactic experience performed in a second year level group in a public high school in Londrina, Parana state From a corpus consisting of highly rated soap operas, we established parameters of conduct, which were based on the combination between what is recommended by the High School Curriculum Parameters and the teen’s interest by syncretic texts Due to the complexity of the Semiotics Theory we chose a simplification of the basic concepts regarding to the three levels of the generative trajectory of meaning, in order to provide students an instrumental while effective and adjusted to the needs of Portuguese teaching For an introduction to the treatment of the discursive and deep levels, we based on the proposal of setting up of lexical fields formulated by Georges Maurand (1992) Regarding the analyses of soap operas, it was necessary to segment the chosen corpus in a way to make it possible the treatment of language, and open it to wide horizons of pedagogical action On this way, we chose the following aspects among the various possibilities: a) Thematic, b) discursive linearity, c) plot, mystery and thriller, d) core of characters The chapters had been recorded, edited, and once the chosen scenes to be worked in class were selected, it was performed the transcriptions of the major dialogues Regarding to visual image, which is specially allied to verbal one to build up soap operas language syncretism, we used concepts from the communication theories, especially basic notions of morphology and syntax, such as: camera position, motion, lighting, among others During the development of this proposal it was used excerpt of chapters and frames of soap operas, clipping of specialized magazines and other written materials from clipping, as well synopsis previously furnished by the television station It had being elaborated exercises of analysis, in order to verify the acquisition of both semiotic instrumental by the students and their development in reading abilities, which the results were commented throughout this researchLimoli, Loredana [Orientador]Teixeira, LuciaSchwartzmann, Matheus NogueiraRezende, Lucinea Aparecida dePerfeito, Alba MariaMendonça, Ana Paula Ferreira de2024-05-01T14:31:37Z2024-05-01T14:31:37Z2013.0022.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14467porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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