Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Luciana Ramos Rodrigues de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13907
Resumo: Resumo: A presente pesquisa, embasada no aporte teórico-metodológico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo de regras Set Game Nessa perspectiva, o jogo de regras é considerado importante instrumento, por meio do qual se evidenciam aspectos cognitivos, sociais e afetivos em interação, que neste estudo está relacionado à construção da resiliência A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina-PR Dela participaram dez alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem no ano de 212 Para atender ao objetivo proposto, foram realizadas oficinas com o jogo Set Game, em dezoito encontros, promovendo distintos arranjos interpares a cada encontro Como o jogo era desconhecido dos alunos, nove encontros foram destinados à aprendizagem do jogo, a fim de que todos os participantes do estudo pudessem aprender as regras, funcionamento do jogo e possibilidades de formação dos sets Os nove encontros que se seguiram foram utilizados para a avaliação dos procedimentos dos jogadores, registrados por meio de diário de campo e filmagens Os resultados indicaram que as oficinas com jogos constituem espaços promotores de resiliência Permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender nesse contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem ser encontrados nos procedimentos de alunos avaliados com dificuldades de aprendizagem, frequentadores do programa de apoio Os resultados da pesquisa ressaltam a importância de espaços de aprendizagem como o da sala de apoio, pois estes se manifestam como possibilidades de construção da resiliência em escolares e apontam para a escola como ambiente construtivo, de interações dinâmicas e recíprocas, por meio das quais tanto risco como proteção podem ser produzidos A clareza quanto ao papel social da escola e do programa de apoio à aprendizagem pode permitir a intencionalidade da prática educativa, visando à promoção da resiliência
id UEL_09679d35b29b9316a92e00a42ea239fe
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13907
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliênciaJogos educativosJogos em grupoEstratégias de aprendizagemResiliência (Traço da personalidade)Learning strategiesResilience (Personality trait)Resumo: A presente pesquisa, embasada no aporte teórico-metodológico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo de regras Set Game Nessa perspectiva, o jogo de regras é considerado importante instrumento, por meio do qual se evidenciam aspectos cognitivos, sociais e afetivos em interação, que neste estudo está relacionado à construção da resiliência A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina-PR Dela participaram dez alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem no ano de 212 Para atender ao objetivo proposto, foram realizadas oficinas com o jogo Set Game, em dezoito encontros, promovendo distintos arranjos interpares a cada encontro Como o jogo era desconhecido dos alunos, nove encontros foram destinados à aprendizagem do jogo, a fim de que todos os participantes do estudo pudessem aprender as regras, funcionamento do jogo e possibilidades de formação dos sets Os nove encontros que se seguiram foram utilizados para a avaliação dos procedimentos dos jogadores, registrados por meio de diário de campo e filmagens Os resultados indicaram que as oficinas com jogos constituem espaços promotores de resiliência Permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender nesse contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem ser encontrados nos procedimentos de alunos avaliados com dificuldades de aprendizagem, frequentadores do programa de apoio Os resultados da pesquisa ressaltam a importância de espaços de aprendizagem como o da sala de apoio, pois estes se manifestam como possibilidades de construção da resiliência em escolares e apontam para a escola como ambiente construtivo, de interações dinâmicas e recíprocas, por meio das quais tanto risco como proteção podem ser produzidos A clareza quanto ao papel social da escola e do programa de apoio à aprendizagem pode permitir a intencionalidade da prática educativa, visando à promoção da resiliênciaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present research, based on the theoretical-methodological work of Jean Piaget, had as objective to analyze cognitive, social and affective aspects, indicating protective factors, in students who attend Learning Support Rooms, taken as instrument the game of rules Set Game From that point of view, the game of rules is regarded as important instrument by which cognitive, social and affective aspects in interaction are brought to light, what in this work was related to the construction of resilience The research that had a qualitative nature, classified as descriptive interpretative study of case, has taken place at a State School in the city of Londrina-PR Ten students, who attended Learning Support Classes in the year of 212, have participated in the research To attend the objective of the research, workshop fashion meetings have been taken place with the game Set Game, in eighteen meetings, promoting different inter pair arrangements in each meeting As the students didn’t know the game, nine meetings have been reserved to learn the rules and to learn how the game works, as well to learn all possibilities of sets that can be formed The nine next meetings were reserved to evaluation of the procedures of the players, booked in a diary and recorded in video tape The results have indicated that workshop with games are instruments that promote resilience The results have allowed the identification of protective factors related to apprenticeship in this context and demonstrate that cognitive, social and affective aspects, involved in the game, can be found in the procedure of the students who have been evaluated with learning difficulties The results of the research emphasize the importance of places for apprenticeship, like the Learning Support Rooms, as possibilities for construction of resilience in students, indicating the school as a constructive environment with dynamic and reciprocal interactions by which risk as well protection can be built The clearness about the social role of the school, and, in this context, of the program for learning support, can allow the intentionality of the educative practice, aiming the promotion of resilienceOliveira, Francismara Neves de [Orientador]Meletti, Silvia Márcia FerreiraDell’Agli, Betânia Alves VeigaCarvalho, Luciana Ramos Rodrigues de2024-05-01T14:20:49Z2024-05-01T14:20:49Z2013.0019.04.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13907porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência
title Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência
spellingShingle Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência
Carvalho, Luciana Ramos Rodrigues de
Jogos educativos
Jogos em grupo
Estratégias de aprendizagem
Resiliência (Traço da personalidade)
Learning strategies
Resilience (Personality trait)
title_short Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência
title_full Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência
title_fullStr Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência
title_full_unstemmed Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência
title_sort Oficinas com o jogo Set na sala de apoio à aprendizagem como espaço para pensar a resiliência
author Carvalho, Luciana Ramos Rodrigues de
author_facet Carvalho, Luciana Ramos Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]
Meletti, Silvia Márcia Ferreira
Dell’Agli, Betânia Alves Veiga
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Luciana Ramos Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Jogos em grupo
Estratégias de aprendizagem
Resiliência (Traço da personalidade)
Learning strategies
Resilience (Personality trait)
topic Jogos educativos
Jogos em grupo
Estratégias de aprendizagem
Resiliência (Traço da personalidade)
Learning strategies
Resilience (Personality trait)
description Resumo: A presente pesquisa, embasada no aporte teórico-metodológico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, teve como objetivo analisar os aspectos cognitivos, sociais e afetivos, indicadores de fatores protetivos, em alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem, por meio do jogo de regras Set Game Nessa perspectiva, o jogo de regras é considerado importante instrumento, por meio do qual se evidenciam aspectos cognitivos, sociais e afetivos em interação, que neste estudo está relacionado à construção da resiliência A pesquisa, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso descritivo interpretativo, ocorreu em uma escola estadual da cidade de Londrina-PR Dela participaram dez alunos frequentadores da Sala de Apoio à Aprendizagem no ano de 212 Para atender ao objetivo proposto, foram realizadas oficinas com o jogo Set Game, em dezoito encontros, promovendo distintos arranjos interpares a cada encontro Como o jogo era desconhecido dos alunos, nove encontros foram destinados à aprendizagem do jogo, a fim de que todos os participantes do estudo pudessem aprender as regras, funcionamento do jogo e possibilidades de formação dos sets Os nove encontros que se seguiram foram utilizados para a avaliação dos procedimentos dos jogadores, registrados por meio de diário de campo e filmagens Os resultados indicaram que as oficinas com jogos constituem espaços promotores de resiliência Permitiram a identificação de fatores protetivos relacionados ao aprender nesse contexto e demonstraram que os aspectos cognitivos, afetivos e sociais envolvidos no jogo podem ser encontrados nos procedimentos de alunos avaliados com dificuldades de aprendizagem, frequentadores do programa de apoio Os resultados da pesquisa ressaltam a importância de espaços de aprendizagem como o da sala de apoio, pois estes se manifestam como possibilidades de construção da resiliência em escolares e apontam para a escola como ambiente construtivo, de interações dinâmicas e recíprocas, por meio das quais tanto risco como proteção podem ser produzidos A clareza quanto ao papel social da escola e do programa de apoio à aprendizagem pode permitir a intencionalidade da prática educativa, visando à promoção da resiliência
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.04.2013
2013.00
2024-05-01T14:20:49Z
2024-05-01T14:20:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13907
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823272854880256