Síndrome de Burnout e qualidade de vida entre estudantes de pós-graduação stricto sensu em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino, Maria José Quina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15393
Resumo: Resumo: Objetivou-se avaliar a ocorrência da síndrome de Burnout e sua relação com a qualidade de vida entre mestrandos e doutorandos de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem Trata-se de um estudo transversal analítico-descritivo realizado com 129 pós-graduandos de três universidades públicas do estado do Paraná Os instrumentos de pesquisa foram: um questionário semiestruturado para caracterização sociodemográfica, acadêmica, ocupacional e de hábitos de vida, o Maslach Burnout InventoryTM - Student Survey para avaliar a síndrome de Burnout e o World Health Organization Quality of Life Assessment Instrument - Bref para avaliar a qualidade de vida Para a coleta de dados, criou-se um sítio na internet para abrigar o instrumento de pesquisa, que ficou disponível para preenchimento no período de novembro de 214 a fevereiro de 215 Os mestrandos e doutorandos foram convidados a participar por e-mail, no qual constavam esclarecimentos sobre a pesquisa e o link que direcionava ao questionário on-line Após a coleta, os dados foram analisados no Statistical Package for a Social Science, versão 2, por estatística descritiva, inferencial e análise multivariada, além da avaliação da consistência interna dos instrumentos Para todas as análises, considerou-se estatisticamente significativo p<,5 A amostra compôs-se de 61,2% de mestrandos e 38,8% de doutorandos A maioria pertencia ao sexo feminino (89,9%), possuía relacionamento conjugal estável (58,9%) e sem filhos (62,8%), com idade mediana de 31 anos Observou-se que 35,7% recebiam bolsa de estudos e apresentavam dedicação exclusiva ao curso, e 64,3% conciliavam estudo e trabalho Obtiveram-se valores satisfatórios para a consistência interna das duas escalas utilizadas 11,6% dos pesquisados possuíam indicativo para síndrome de Burnout e 14,7% estavam predispostos a ela, por apresentarem alteração em duas dimensões As variáveis relacionadas à percepção do ambiente acadêmico constituíram-se nos principais preditores das dimensões da síndrome de Burnout Identificou-se que 51,9% dos mestrandos e 54% dos doutorandos apresentaram baixa percepção de qualidade de vida, principalmente aqueles que conciliavam estudo e trabalho Os fatores que influenciaram a qualidade de vida foram os hábitos de vida e a percepção sobre o ambiente acadêmico Houve correlação significativa entre síndrome de Burnout e qualidade de vida na amostra pesquisada Constatou-se que o aumento dos níveis da síndrome relacionou-se a uma menor qualidade de vida, e diversos itens da qualidade de vida foram preditores da síndrome de Burnout Concluiu-se que houve indicativo para a síndrome de Burnout, e a percepção dos mestrandos e doutorandos sobre o ambiente acadêmico teve papel relevante em seu desenvolvimento Houve indícios de que a formação stricto sensu impactou negativamente a qualidade de vida, pois a percepção sobre o ambiente acadêmico predominou entre os fatores que influenciaram desfavoravelmente a qualidade de vida Síndrome de Burnout e qualidade de vida foram fenômenos inversamente relacionados entre os participantes Este estudo contribuiu para conhecer a vivência acadêmica dos estudantes de pós-graduação stricto sensu em enfermagem e como esse cotidiano se relaciona com sua saúde mental e qualidade de vida Além disso, indica a necessidade de implantar estratégias em nível institucional para a promoção de saúde e bem-estar desses estudantes
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: This study aimed to evaluating the occurrence of burnout syndrome and its relation to quality of life among masters and doctoral students of the Postgraduate Program in Nursing It is an analytical descriptive cross-sectional study with 129 Postgraduate students from three public universities of the State of Parana The research instruments were: a semi-structured questionnaire for sociodemographic characteristics, academic, occupational and lifestyle habits, the Maslach Burnout InventoryTM - Student Survey to evaluate the burnout syndrome and the World Health Organization Quality of Life Assessment Instrument - Bref to assess quality of life To collect data, we created a website to house the research instrument, which became available to fill from November 214 to February 215 The masters and doctoral students were invited to participate by email at which contained clarifications about the research and the link directed to the online questionnaire After collection, the data were analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences, version 2, using descriptive statistics, inferential and multivariate analysis, in addition to the internal consistency of the instruments For all analyzes, it is considered statistically significant p <5 The sample consisted of 612% of masters students and 388% of doctoral students Most were females (899%) had stable marital relationship (589%) of an average age of 31 years old It was observed that 357% received scholarship and had exclusively dedicated to the course, and 643% reconciled study and work There were obtained satisfactory values for the internal consistency of the two scales used 116% of respondents had indicative for burnout and 147% were predisposed to it because they had changes in two dimensions Variables related to the perception of academia formed on the main predictors of the dimensions of burnout It was identified that 519% of masters students and 54% of doctoral students had low perceived quality of life, especially those who reconciled study and work The factors that influenced the quality of life were the living habits and the perception of the academic environment There was a significant correlation between burnout syndrome and quality of life in the studied sample It was found that the increase of levels of the syndrome was related to a lower quality of life, and several items of quality of life were predictors of burnout It was concluded that there was indication for burnout, and the perception of masters and doctoral students on the academic environment played a significant role in its development There were indications that the strict sense formation negatively impacted the quality of life, because the perception of the academic environment prevailed among the factors that adversely affected the quality of life Burnout syndrome and quality of life were inversely related phenomena among participants This study contributed to recognize the academic experience of stricto sensu post-graduate students in nursing and how that relates to their everyday mental health and quality of life Also, it indicates the need to implement strategies at the institutional level to promote health and well-being of these studentsMartins, Júlia Trevisan [Orientador]Robazzi, Maria Lúcia do Carmo da CruzHaddad, Maria do Carmo Fernandez LourençoGaldino, Maria José Quina2024-05-01T14:48:20Z2024-05-01T14:48:20Z2015.0006.11.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15393porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15393Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - 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