Práticas culturais e sociabilidades juvenis na região Gleba Lindóia de Londrina/PR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15654 |
Resumo: | Resumo: Nesse trabalho pretendo registrar as percepções de jovens das classes populares acerca das suas diferentes práticas culturais e experiências de sociabilidades, especificando trocas, condições juvenis e formas de manifestação, compreendendo-as na relação com a escola, com o bairro, com os espaços de lazer e com as demais malhas sociais e culturais onde estão imersas na Região Gleba Lindoia de Londrina-PR Assim, a principal problematização gira em torno dos eixos escola, bairro, sociabilidades e juventudes Nesse percurso, a pergunta que norteia a pesquisa é: Como se dão as práticas culturais e as sociabilidades das juventudes da (e na) região da Gleba Lindóia e que modificações estas vivências sociais e culturais sofreram no contexto da pandemia da Covid-19? A principal hipótese é de que essas juventudes dessa região, em geral filhas da classe trabalhadora, transitam em experiências culturais e de sociabilidades únicas, construídas historicamente dentro desse pedaço da periferia do município, compartilhando algumas práticas sociais comuns, dadas as especificidades da região, do mesmo modo em que outras experiências de trocas, de vivências coletivas e de lazer foram recriadas em função da pandemia da Covid-19 Para tentar problematizar sociologicamente tais indagações, o estudo ocorreu através da etnografia e da coleta de dados, utilizando questionário survey (por google forms), com posterior entrevistas em profundidade, realizadas após a banca de qualificação, com a autorização do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da UEL O uso deste caminho metodológico, inspirado pela etnografia e pelas contribuições da Antropologia e Sociologia das Juventudes, me permitiu modificar, desestabilizar ou evidenciar novas formas de compreender o meu referencial teórico, dando vida e concretude para uma visão mais plural, diversa e mais desnaturalizada da categoria social juventudes em Londrina-Paraná |
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Práticas culturais e sociabilidades juvenis na região Gleba Lindóia de Londrina/PRJuventudeSociabilidadeSubúrbiosPráticas culturaisYouthSociabilitySuburbsCultural practicesResumo: Nesse trabalho pretendo registrar as percepções de jovens das classes populares acerca das suas diferentes práticas culturais e experiências de sociabilidades, especificando trocas, condições juvenis e formas de manifestação, compreendendo-as na relação com a escola, com o bairro, com os espaços de lazer e com as demais malhas sociais e culturais onde estão imersas na Região Gleba Lindoia de Londrina-PR Assim, a principal problematização gira em torno dos eixos escola, bairro, sociabilidades e juventudes Nesse percurso, a pergunta que norteia a pesquisa é: Como se dão as práticas culturais e as sociabilidades das juventudes da (e na) região da Gleba Lindóia e que modificações estas vivências sociais e culturais sofreram no contexto da pandemia da Covid-19? A principal hipótese é de que essas juventudes dessa região, em geral filhas da classe trabalhadora, transitam em experiências culturais e de sociabilidades únicas, construídas historicamente dentro desse pedaço da periferia do município, compartilhando algumas práticas sociais comuns, dadas as especificidades da região, do mesmo modo em que outras experiências de trocas, de vivências coletivas e de lazer foram recriadas em função da pandemia da Covid-19 Para tentar problematizar sociologicamente tais indagações, o estudo ocorreu através da etnografia e da coleta de dados, utilizando questionário survey (por google forms), com posterior entrevistas em profundidade, realizadas após a banca de qualificação, com a autorização do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da UEL O uso deste caminho metodológico, inspirado pela etnografia e pelas contribuições da Antropologia e Sociologia das Juventudes, me permitiu modificar, desestabilizar ou evidenciar novas formas de compreender o meu referencial teórico, dando vida e concretude para uma visão mais plural, diversa e mais desnaturalizada da categoria social juventudes em Londrina-ParanáDissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em SociologiaAbstract: In this work I intend to register the perceptions of young people from the popular classes about their different cultural practices and experiences of sociability, specifying exchanges, youth conditions and forms of manifestation, understanding them in the relationship with the school, with the neighborhood, with the leisure spaces and with the other social and cultural networks where they are immersed in the Gleba Lindoia Region of Londrina-PR Thus, the main problematization revolves around the school, neighborhood, sociability and youth axes In this path, the question that guides the research is: How are the cultural practices and sociabilities of youths in (and in) the region of Gleba Lindóia and what changes have these social and cultural experiences undergone in the context of the Covid-19 pandemic? The main hypothesis is that these youths from this region, in general daughters of the working class, transit in cultural experiences and unique sociability, historically built within this part of the periphery of the municipality, sharing some common social practices, given the specificities of the region, the in the same way that other exchange experiences, collective and leisure experiences were recreated due to the Covid-19 pandemic To try to sociologically problematize such questions, the study took place through ethnography and data collection, using a survey questionnaire (by google forms), with subsequent in-depth interviews, carried out after the qualification board, with the authorization of the Research Ethics Committee with Human Beings from UEL The use of this methodological path, inspired by ethnography and by the contributions of Anthropology and Sociology of Youth, allowed me to modify, destabilize or highlight new ways of understanding my theoretical framework, giving life and concreteness to a more plural, diverse and more denaturalized view of social category youths in Londrina-ParanáLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Eras, Lígia WilhelmsLopes, Francisco Willams RibeiroConrado, Ana Flávia Nicolau2024-05-01T14:53:26Z2024-05-01T14:53:26Z2022.0027.01.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15654porMestradoSociologiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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