As propostas de ensino de história das diretrizes curriculares do estado Paraná e da BNCC : caminhos divergentes e suas aproximações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13070 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa analisa a concepção de ensino de História das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do estado do Paraná (28) e da Base Nacional Comum Curricular (218) dos anos finais do ensino fundamental A problemática desta pesquisa engendrou-se no entendimento da intermediação, pelo Referencial Curricular do Paraná (218), entre os dois documentos e quais são as possíveis aproximações e distanciamentos no que se refere à concepção de ensino e aprendizagem da História, sua concepção de História e seu direcionamento na seleção e organização dos conteúdos A metodologia utilizada foi a qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 218) acrescendo-se da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) A teoria da História e a Teoria da Aprendizagem Histórica de Jorn Rusen (21, 27a, 27b, 211a, 211b, 211c, 211d, 212, 215), com apropriações pelo campo teórico da Educação Histórica, encontram-se como subsídios teórico-metodológicos das DCEH (28), a qual entende a aprendizagem histórica a partir da formação da consciência histórica, na contramão da concepção de ensino de História baseada no desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC (218) A finalidade do ensino de História, de formação do pensamento histórico, de tipo ontogenético, do documento paranaense, revela uma concepção de aprendizagem histórica como aquisição de competência narrativa (RUSEN, 212), de significar o mundo e a si mesmo, com vistas a orientar-se internamente (identidade) e externamente (agir humano) em que o ponto de partida de constituição de sentido sobre a experiência do tempo são as carências de orientação dos alunos, divergindo da presente na BNCC (218), de desenvolvimento de competências elencadas como objetivos de aprendizagem, sendo operações mentais genéricas não referentes às formas específicas de compreensão histórica (SCHMIDT, 29a, 215) Com relação à seleção e organização dos conteúdos históricos, o currículo nacional reproduz cânones de uma tradição seletiva que se perpetua nos programas curriculares (LAVILLE, 1999), pois, ao propor procedimentos investigativos para o processo de aprendizagem da História (BNCC, 218), partindo de eventos históricos aprioristicamente listados, fragmentados, sem quaisquer discussões historiográficas, teóricas e didáticas que lhes respaldem, legitimando a seleção e a organização, mantém a lógica de um ensino de História que não considera a cognição (SCHMIDT, 29a) situada na História Portanto, o ajustamento realizado pelo RC (218), ao estabelecer diálogos pela prática investigativa do ensino de História entre as duas propostas curriculares, procura manter a organização curricular das DCEH (28) a fim de evidenciar a coerência e solidez de um caminho potente que se constrói no ensino de História no estado do Paraná |
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As propostas de ensino de história das diretrizes curriculares do estado Paraná e da BNCC : caminhos divergentes e suas aproximaçõesEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasHistóriaEstudo e ensinoConsciência históricaEducation - BrazilStudy and teachingHistorical consciousnessCurriculumHistoryResumo: A presente pesquisa analisa a concepção de ensino de História das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do estado do Paraná (28) e da Base Nacional Comum Curricular (218) dos anos finais do ensino fundamental A problemática desta pesquisa engendrou-se no entendimento da intermediação, pelo Referencial Curricular do Paraná (218), entre os dois documentos e quais são as possíveis aproximações e distanciamentos no que se refere à concepção de ensino e aprendizagem da História, sua concepção de História e seu direcionamento na seleção e organização dos conteúdos A metodologia utilizada foi a qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 218) acrescendo-se da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) A teoria da História e a Teoria da Aprendizagem Histórica de Jorn Rusen (21, 27a, 27b, 211a, 211b, 211c, 211d, 212, 215), com apropriações pelo campo teórico da Educação Histórica, encontram-se como subsídios teórico-metodológicos das DCEH (28), a qual entende a aprendizagem histórica a partir da formação da consciência histórica, na contramão da concepção de ensino de História baseada no desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC (218) A finalidade do ensino de História, de formação do pensamento histórico, de tipo ontogenético, do documento paranaense, revela uma concepção de aprendizagem histórica como aquisição de competência narrativa (RUSEN, 212), de significar o mundo e a si mesmo, com vistas a orientar-se internamente (identidade) e externamente (agir humano) em que o ponto de partida de constituição de sentido sobre a experiência do tempo são as carências de orientação dos alunos, divergindo da presente na BNCC (218), de desenvolvimento de competências elencadas como objetivos de aprendizagem, sendo operações mentais genéricas não referentes às formas específicas de compreensão histórica (SCHMIDT, 29a, 215) Com relação à seleção e organização dos conteúdos históricos, o currículo nacional reproduz cânones de uma tradição seletiva que se perpetua nos programas curriculares (LAVILLE, 1999), pois, ao propor procedimentos investigativos para o processo de aprendizagem da História (BNCC, 218), partindo de eventos históricos aprioristicamente listados, fragmentados, sem quaisquer discussões historiográficas, teóricas e didáticas que lhes respaldem, legitimando a seleção e a organização, mantém a lógica de um ensino de História que não considera a cognição (SCHMIDT, 29a) situada na História Portanto, o ajustamento realizado pelo RC (218), ao estabelecer diálogos pela prática investigativa do ensino de História entre as duas propostas curriculares, procura manter a organização curricular das DCEH (28) a fim de evidenciar a coerência e solidez de um caminho potente que se constrói no ensino de História no estado do ParanáDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research analyzes the conception of history teaching of the Curricular Guidelines of Basic Education of History of the state of Paraná (28) and the Common National Curriculum Base (218) of the same level of teaching The problem of this research was engaged in the understanding of intermediation, by the RC (218), between the two documents and what are the possible approximations and distancings with regard to the conception of teaching and learning of history, its conception of History and its direction in the selection and organization of content The methodology used was qualitative (LUDKE; ANDRÉ, 218) growing from content analysis (BARDIN, 1977) Jorn Rusen's Theory of History and Theory of Historical Learning (21, 27a, 27b, 211a, 211b, 211c, 211d, 212, 215), with appropriations by the theoretical field of Historical Education, are found as theoretical-methodological subsidies of DCEH (28), the which understands historical learning from the formation of historical consciousness, contrary to the conception of history teaching based on the development of skills and skills of BNCC (218) The purpose of teaching history, of formation of historical thought, of an ontogenetic type, of the paraná document, reveals a conception of historical learning as a acquisition of narrative competence (RUSEN, 212), of meaning the world and itself, with internally (identity) and externally (human action) in which the starting point of constitution of meaning on the experience of time are the needs of orientation of students, diverging from the present in the BNCC (218), of the development of skills identified as learning objectives, being generic mental operations not related to the specific forms of historical understanding (SCHMIDT, 29a, 215) With regard to the selection and organization of historical contents, the national curriculum reproduces canons of a selective tradition that is perpetuated in curriculum programs (LAVILLE, 1999), because, by proposing investigative procedures for the process of learning of history (BNCC, 218), starting from historical events aprioristically listed, fragmented, without any historiographic, theoretical and didactic discussions that support them, legitimizing selection and organization, maintains the logic of a history teaching that does not consider cognition (SCHMIDT, 29a) located in history Therefore, the adjustment made by the RC (218), by establishing dialogues for the investigative practice of history teaching between the two curricular proposals, seeks to maintain the curricular organization of NCDs (28) in order to highlight the coherence and solidity of a potent path that is built in the teaching of History in the state of ParanáCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Oliveira, Sandra Regina Ferreira deAlves, Ronaldo CardosoPavan, Renata Madureira2024-05-01T14:06:39Z2024-05-01T14:06:39Z2020.0004.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13070porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: A presente pesquisa analisa a concepção de ensino de História das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do estado do Paraná (28) e da Base Nacional Comum Curricular (218) dos anos finais do ensino fundamental A problemática desta pesquisa engendrou-se no entendimento da intermediação, pelo Referencial Curricular do Paraná (218), entre os dois documentos e quais são as possíveis aproximações e distanciamentos no que se refere à concepção de ensino e aprendizagem da História, sua concepção de História e seu direcionamento na seleção e organização dos conteúdos A metodologia utilizada foi a qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 218) acrescendo-se da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) A teoria da História e a Teoria da Aprendizagem Histórica de Jorn Rusen (21, 27a, 27b, 211a, 211b, 211c, 211d, 212, 215), com apropriações pelo campo teórico da Educação Histórica, encontram-se como subsídios teórico-metodológicos das DCEH (28), a qual entende a aprendizagem histórica a partir da formação da consciência histórica, na contramão da concepção de ensino de História baseada no desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC (218) A finalidade do ensino de História, de formação do pensamento histórico, de tipo ontogenético, do documento paranaense, revela uma concepção de aprendizagem histórica como aquisição de competência narrativa (RUSEN, 212), de significar o mundo e a si mesmo, com vistas a orientar-se internamente (identidade) e externamente (agir humano) em que o ponto de partida de constituição de sentido sobre a experiência do tempo são as carências de orientação dos alunos, divergindo da presente na BNCC (218), de desenvolvimento de competências elencadas como objetivos de aprendizagem, sendo operações mentais genéricas não referentes às formas específicas de compreensão histórica (SCHMIDT, 29a, 215) Com relação à seleção e organização dos conteúdos históricos, o currículo nacional reproduz cânones de uma tradição seletiva que se perpetua nos programas curriculares (LAVILLE, 1999), pois, ao propor procedimentos investigativos para o processo de aprendizagem da História (BNCC, 218), partindo de eventos históricos aprioristicamente listados, fragmentados, sem quaisquer discussões historiográficas, teóricas e didáticas que lhes respaldem, legitimando a seleção e a organização, mantém a lógica de um ensino de História que não considera a cognição (SCHMIDT, 29a) situada na História Portanto, o ajustamento realizado pelo RC (218), ao estabelecer diálogos pela prática investigativa do ensino de História entre as duas propostas curriculares, procura manter a organização curricular das DCEH (28) a fim de evidenciar a coerência e solidez de um caminho potente que se constrói no ensino de História no estado do Paraná |
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