Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Caroline Lourenço de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8683
Resumo: Resumo: A construção do conhecimento deve ser oferecida aos estudantes de enfermagem de maneira que eles possam compreender a significância e o impacto da aprendizagem em sua prática como futuros profissionais A simulação realística constitui-se em uma alternativa para tornar o processo de ensino interativo e eficiente Tem-se por objetivo avaliar a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem para estudantes de enfermagem na aquisição de conhecimentos no atendimento inicial a vítima de trauma Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em duas instituições de ensino superior, uma universidade pública e uma fundação educacional O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: 1) construção e validação dos instrumentos de avaliação do conhecimento, cenário simulado e checklist do atendimento inicial a vítima de trauma; 2) elaboração do roteiro de simulação realística e organização do cenário; 3) avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem antes e após a simulação realística; 4) avaliação da satisfação, autoconfiança e avaliação do design do cenário pelos estudantes de enfermagem Realizaram-se análises descritivas, por meio de cálculo das frequências absolutas e relativas, e análises inferenciais mediante aplicação do teste estatístico Bowker, adotando significância do p<,5 Para a validação dos instrumentos questionário, cenário e checklist utilizados, oito, oito e 12 juízes os avaliaram, respectivamente, apresentando nível de concordância entre eles acima de 9% Para a intervenção educativa participaram 45 estudantes do curso de enfermagem das duas instituições de ensino, sendo verificado que a aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística A melhoria do conhecimento ficou evidenciada em nove das dez questões do pré e pós-teste, principalmente, nas que tratavam sobre as etapas de avaliação primária, planejamento do atendimento a vítima de trauma e a suspeita de um trauma torácico A média no pré-teste foi de 64 pontos e, após a intervenção, aumentou para 83 pontos no pós-teste Na avaliação global, os instrumentos avaliados pelos juízes apresentaram nível de significância acima de ,5, que equivale uma confiança de 95% Os estudantes sentiram-se satisfeitos (média geral= 4,56) com a experiência simulada em um cenário de atendimento a vítima de trauma, o que permitiu o aumento da autoconfiança (média geral= 4,51) A avaliação do design de simulação pelos estudantes teve médias dos scores dos itens acima de 4,3 Conclui-se que os instrumentos apresentaram evidências de validade satisfatória, que a experiência simulada em um cenário de atendimento ao trauma, avaliado positivamente pelos estudantes, permitiu a satisfação e aumento da confiança com a intervenção, e que a estratégia de aprendizagem utilizando a simulação realística aumenta a aprendizagem cognitiva dos participantes Espera-se que o estudo tenha contribuído para destacar a importância de se pensar a metodologia da simulação realística como estratégia aplicável ao ensino da enfermagem, desde os cursos técnicos, graduação, até a capacitação e atualização dos enfermeiros que se encontram na assistência
id UEL_0b0f4184ce91a45ae858373487df7502
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8683
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao traumaTraumatologiaPrimeiros socorrosTraumaTraumatologyResumo: A construção do conhecimento deve ser oferecida aos estudantes de enfermagem de maneira que eles possam compreender a significância e o impacto da aprendizagem em sua prática como futuros profissionais A simulação realística constitui-se em uma alternativa para tornar o processo de ensino interativo e eficiente Tem-se por objetivo avaliar a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem para estudantes de enfermagem na aquisição de conhecimentos no atendimento inicial a vítima de trauma Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em duas instituições de ensino superior, uma universidade pública e uma fundação educacional O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: 1) construção e validação dos instrumentos de avaliação do conhecimento, cenário simulado e checklist do atendimento inicial a vítima de trauma; 2) elaboração do roteiro de simulação realística e organização do cenário; 3) avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem antes e após a simulação realística; 4) avaliação da satisfação, autoconfiança e avaliação do design do cenário pelos estudantes de enfermagem Realizaram-se análises descritivas, por meio de cálculo das frequências absolutas e relativas, e análises inferenciais mediante aplicação do teste estatístico Bowker, adotando significância do p<,5 Para a validação dos instrumentos questionário, cenário e checklist utilizados, oito, oito e 12 juízes os avaliaram, respectivamente, apresentando nível de concordância entre eles acima de 9% Para a intervenção educativa participaram 45 estudantes do curso de enfermagem das duas instituições de ensino, sendo verificado que a aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística A melhoria do conhecimento ficou evidenciada em nove das dez questões do pré e pós-teste, principalmente, nas que tratavam sobre as etapas de avaliação primária, planejamento do atendimento a vítima de trauma e a suspeita de um trauma torácico A média no pré-teste foi de 64 pontos e, após a intervenção, aumentou para 83 pontos no pós-teste Na avaliação global, os instrumentos avaliados pelos juízes apresentaram nível de significância acima de ,5, que equivale uma confiança de 95% Os estudantes sentiram-se satisfeitos (média geral= 4,56) com a experiência simulada em um cenário de atendimento a vítima de trauma, o que permitiu o aumento da autoconfiança (média geral= 4,51) A avaliação do design de simulação pelos estudantes teve médias dos scores dos itens acima de 4,3 Conclui-se que os instrumentos apresentaram evidências de validade satisfatória, que a experiência simulada em um cenário de atendimento ao trauma, avaliado positivamente pelos estudantes, permitiu a satisfação e aumento da confiança com a intervenção, e que a estratégia de aprendizagem utilizando a simulação realística aumenta a aprendizagem cognitiva dos participantes Espera-se que o estudo tenha contribuído para destacar a importância de se pensar a metodologia da simulação realística como estratégia aplicável ao ensino da enfermagem, desde os cursos técnicos, graduação, até a capacitação e atualização dos enfermeiros que se encontram na assistênciaTese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: The construction of knowledge must be offered to nursing students so that they can understand the significance and impact of learning on their practice as a future professional Realistic simulation can be an alternative in order to make the process more interactive and efficient The objective is to evaluate realistic simulation as a teaching-learning strategy for nursing students in acquiring knowledge in the initial care of trauma victims A quasi-experimental before-and-after study carried out at two higher education institutions, a public university and an educational foundation The study was developed in four stages: 1) construction and validation of knowledge assessment instruments, simulated scenario and checklist of initial care for trauma victims; 2) elaboration of the realistic simulation script and scenario organization; 3) assessment of nursing students' knowledge before and after the realistic simulation; 4) assessment of satisfaction, self-confidence and assessment of the scenario design by nursing students Descriptive analyzes were performed, through calculations of absolute and relative frequencies, and inferential analyzes through the application of the Bowker statistical test, adopting significance of p<5 For the validation of the questionnaire, scenario and checklist instruments used, 8, 8 and 12 judges evaluated them respectively, showing a level of agreement between them above 9% For the educational intervention, 45 students from the nursing course from the two educational institutions participated, and it was verified that cognitive learning increased significantly after the realization of the realistic simulation The improvement in knowledge was evidenced in nine of the ten pre- and post-test questions, especially in those dealing with the stages of primary assessment, planning of care for trauma victims and suspected chest trauma The average in the pre-test was 64 points and after the intervention it increased to 83 points in the post-test In the global assessment, the instruments evaluated by the judges had a significance level above 5, which is equivalent to a confidence level of 95% The students felt satisfied (overall mean = 456) with the simulated experience in a trauma victim care setting, which allowed for an increase in self-confidence (overall mean = 451) The evaluation of the simulation design by the students had average scores for the items above 43 It is concluded that the instruments presented evidence of satisfactory validity, that the simulated experience in a trauma care setting, evaluated positively by the students, allowed satisfaction and increased confidence with the intervention, and that the learning strategy using realistic simulation enhances participants' cognitive learning It is hoped that the study has contributed to highlighting the importance of thinking about the methodology of realistic simulation as a strategy applicable to nursing education, from technical courses, graduation to the training and updating of nurses who are in careMartins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]Haddad, Maria do Carmo Fernandez LourençoPavelqueires, ShirleneDellaroza, Mara Solange GomesPeres, Cássia Regina F. BiffeAlmeida, Caroline Lourenço de2024-05-01T11:39:42Z2024-05-01T11:39:42Z2022.0019.04.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8683porDoutoradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:49:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:49:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma
title Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma
spellingShingle Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma
Almeida, Caroline Lourenço de
Traumatologia
Primeiros socorros
Trauma
Traumatology
title_short Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma
title_full Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma
title_fullStr Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma
title_full_unstemmed Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma
title_sort Simulação realística : estratégia de ensino- aprendizagem no atendimento ao trauma
author Almeida, Caroline Lourenço de
author_facet Almeida, Caroline Lourenço de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Eleine Aparecida Penha [Orientador]
Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Pavelqueires, Shirlene
Dellaroza, Mara Solange Gomes
Peres, Cássia Regina F. Biffe
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Caroline Lourenço de
dc.subject.por.fl_str_mv Traumatologia
Primeiros socorros
Trauma
Traumatology
topic Traumatologia
Primeiros socorros
Trauma
Traumatology
description Resumo: A construção do conhecimento deve ser oferecida aos estudantes de enfermagem de maneira que eles possam compreender a significância e o impacto da aprendizagem em sua prática como futuros profissionais A simulação realística constitui-se em uma alternativa para tornar o processo de ensino interativo e eficiente Tem-se por objetivo avaliar a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem para estudantes de enfermagem na aquisição de conhecimentos no atendimento inicial a vítima de trauma Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado em duas instituições de ensino superior, uma universidade pública e uma fundação educacional O estudo foi desenvolvido em quatro etapas: 1) construção e validação dos instrumentos de avaliação do conhecimento, cenário simulado e checklist do atendimento inicial a vítima de trauma; 2) elaboração do roteiro de simulação realística e organização do cenário; 3) avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem antes e após a simulação realística; 4) avaliação da satisfação, autoconfiança e avaliação do design do cenário pelos estudantes de enfermagem Realizaram-se análises descritivas, por meio de cálculo das frequências absolutas e relativas, e análises inferenciais mediante aplicação do teste estatístico Bowker, adotando significância do p<,5 Para a validação dos instrumentos questionário, cenário e checklist utilizados, oito, oito e 12 juízes os avaliaram, respectivamente, apresentando nível de concordância entre eles acima de 9% Para a intervenção educativa participaram 45 estudantes do curso de enfermagem das duas instituições de ensino, sendo verificado que a aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística A melhoria do conhecimento ficou evidenciada em nove das dez questões do pré e pós-teste, principalmente, nas que tratavam sobre as etapas de avaliação primária, planejamento do atendimento a vítima de trauma e a suspeita de um trauma torácico A média no pré-teste foi de 64 pontos e, após a intervenção, aumentou para 83 pontos no pós-teste Na avaliação global, os instrumentos avaliados pelos juízes apresentaram nível de significância acima de ,5, que equivale uma confiança de 95% Os estudantes sentiram-se satisfeitos (média geral= 4,56) com a experiência simulada em um cenário de atendimento a vítima de trauma, o que permitiu o aumento da autoconfiança (média geral= 4,51) A avaliação do design de simulação pelos estudantes teve médias dos scores dos itens acima de 4,3 Conclui-se que os instrumentos apresentaram evidências de validade satisfatória, que a experiência simulada em um cenário de atendimento ao trauma, avaliado positivamente pelos estudantes, permitiu a satisfação e aumento da confiança com a intervenção, e que a estratégia de aprendizagem utilizando a simulação realística aumenta a aprendizagem cognitiva dos participantes Espera-se que o estudo tenha contribuído para destacar a importância de se pensar a metodologia da simulação realística como estratégia aplicável ao ensino da enfermagem, desde os cursos técnicos, graduação, até a capacitação e atualização dos enfermeiros que se encontram na assistência
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.04.2022
2022.00
2024-05-01T11:39:42Z
2024-05-01T11:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8683
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Enfermagem
Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654574220771328