Uso da oralidade na mediatização dos websites de bibliotecas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Mecking Arantes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000194629
Resumo: O ciberespaço está forçando as bibliotecas públicas a contundentes transformações no modo de atender à sua comunidade. Esta dissertação analisou o uso da oralidade na mediatização dos websites de bibliotecas públicas. Traçou-se um panorama da situação dos websites do ponto de vista da pesquisadora-bibliotecária, e da geração polegar a partir de quatro indicadores: arquitetura da informação, aspectos intrínsecos, aspectos contextuais e aspectos de compartilhamento. As metodologias utilizadas foram análise documental, de quatro websites de bibliotecas públicas estaduais da Região Sul e da Sudeste, e grupo focal com sete alunos do Colégio Anglo Maringá, para melhor compreensão de como a geração polegar percebe e usa os websites de bibliotecas públicas. Dos quatro websites analisados, um deles, o da Biblioteca Pública de Minas Gerais é meramente um folder, subordinado ao site da Secretaria de Cultura de Minas Gerais. Os jovens do grupo focal, deram nota de zero a cinco para os quatro websites analisados, os quais foram assim classificados: Biblioteca de São Paulo recebeu nota 5 (unânime), Biblioteca Pública de Minas Gerais recebeu nota zero (unânime), Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul recebeu notas 2, 3 e 4 e a Biblioteca Pública do Paraná recebeu notas 1, 2 e 3. Conclui-se que é imprescindível a participação da geração polegar nas deliberações das bibliotecas públicas, principalmente as que envolvem tecnologia. Assim, sugeriu-se a criação de comissão de jovens com plena participação nas tomadas de decisão das bibliotecas públicas.
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