Meditação mindfulness e estímulo audiovisual : influência na ativação percebida, parâmetros psicofisiológicos e desempenho de atletas de tiro com arco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16319 |
Resumo: | Resumo: Na psicologia do esporte a ativação percebida tem sido considerada um fator essencial para alcançar o alto rendimento, ao ponto que sua manipulação pode ser utilizada como forma de maximizar o desempenho Diversas teorias procuram explicar os mecanismos responsáveis pelas modificações na performance, pois, embora amplamente discutido, esse assunto não possui conclusões definitivas Diante disso, o presente estudo será dividido em dois trabalhos na tentativa de identificar possíveis explicações para os fenômenos psicofisiológicos decorrentes da aplicação de estímulos audiovisuais e meditação com variadas características de ativação O primeiro estudo analisará a variabilidade da frequência cardíaca e variável psicológica durante a aplicação de estímulos audiovisuais em três níveis de ativação: alta ativação, que contém cenas de animais selvagens e música com mais batidas por minuto (bpm); baixa ativação, que contém cenas de paisagens e música calma (menor bpm) e o de ativação neutra com música neutra e cena de transeuntes em uma avenida O intuito será verificar se essas variações influenciam no desempenho de atletas de tiro com arco O segundo trabalho investigará a utilização de meditação mindfulness, em atletas de tiro com arco, a fim de verificar o seu efeito no desempenho, ativação percebida, prazer e variáveis cardiovasculares Assim, a hipótese do presente estudo é de que os estímulos audiovisuais e de meditação atuariam modificando o desempenho tanto por uma perspectiva positiva quanto negativa, permitindo ao atleta conhecer quais fatores o auxiliariam em sua prática esportiva Como resultados, algumas dessas hipóteses foram confirmadas, no primeiro estudo, o estímulo de ativação neutra foi responsável por melhorar o desempenho enquanto o de alta ativação piorou Além disso, os atletas reportaram maior ativação após receberem o estímulo de alta ativação Já no segundo estudo, a meditação mindfulness foi responsável por melhorar o desempenho dos atletas, bem como as variáveis cardíacas e de afeto Diante disso, conclui-se que estímulos capazes de alterar níveis de ativação percebida podem ser utilizados com a finalidade de aprimorar o desempenho, por meio de alterações fisiológicas e psicológicas |
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Meditação mindfulness e estímulo audiovisual : influência na ativação percebida, parâmetros psicofisiológicos e desempenho de atletas de tiro com arcoArco e flechaMeditaçãoPsicofisiologiaDesempenhoBow and arrowMeditationPerformanceResumo: Na psicologia do esporte a ativação percebida tem sido considerada um fator essencial para alcançar o alto rendimento, ao ponto que sua manipulação pode ser utilizada como forma de maximizar o desempenho Diversas teorias procuram explicar os mecanismos responsáveis pelas modificações na performance, pois, embora amplamente discutido, esse assunto não possui conclusões definitivas Diante disso, o presente estudo será dividido em dois trabalhos na tentativa de identificar possíveis explicações para os fenômenos psicofisiológicos decorrentes da aplicação de estímulos audiovisuais e meditação com variadas características de ativação O primeiro estudo analisará a variabilidade da frequência cardíaca e variável psicológica durante a aplicação de estímulos audiovisuais em três níveis de ativação: alta ativação, que contém cenas de animais selvagens e música com mais batidas por minuto (bpm); baixa ativação, que contém cenas de paisagens e música calma (menor bpm) e o de ativação neutra com música neutra e cena de transeuntes em uma avenida O intuito será verificar se essas variações influenciam no desempenho de atletas de tiro com arco O segundo trabalho investigará a utilização de meditação mindfulness, em atletas de tiro com arco, a fim de verificar o seu efeito no desempenho, ativação percebida, prazer e variáveis cardiovasculares Assim, a hipótese do presente estudo é de que os estímulos audiovisuais e de meditação atuariam modificando o desempenho tanto por uma perspectiva positiva quanto negativa, permitindo ao atleta conhecer quais fatores o auxiliariam em sua prática esportiva Como resultados, algumas dessas hipóteses foram confirmadas, no primeiro estudo, o estímulo de ativação neutra foi responsável por melhorar o desempenho enquanto o de alta ativação piorou Além disso, os atletas reportaram maior ativação após receberem o estímulo de alta ativação Já no segundo estudo, a meditação mindfulness foi responsável por melhorar o desempenho dos atletas, bem como as variáveis cardíacas e de afeto Diante disso, conclui-se que estímulos capazes de alterar níveis de ativação percebida podem ser utilizados com a finalidade de aprimorar o desempenho, por meio de alterações fisiológicas e psicológicasDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: In the sports psychology the perceived arousal has been considered an essential factor in achieving high performance, to the point that its manipulation can be used as a way to maximize performance Several theories are seeking to explain the mechanisms responsible for performance modifications, because, although widely discussed, this issue has no definitive conclusions In light of this, the present study will be divided into two articles in an attempt to identify possible explanations for the psychophysiological phenomena arising from the application of audiovisual stimuli and meditation with varying arousal characteristics The first study will analyze the variability of heart rate and psychological variable during the application of audiovisual stimuli in three levels of arousal: High arousal, which contains scenes of wild animals and music with more beats per minute (BPM); Low arousal, which contains scenes of landscapes and calm music (lower BPM) and neutral arousal with neutral music and scene of passers-by on an avenue The intention will be to verify that these variations influence the performance of archery athletes The second work will investigate the use of mindfulness meditation, in archery athletes, in order to verify their effect on performance, perceived arousal, pleasure and cardiovascular variables Thus, the hypothesis of this study is that audiovisual and meditation stimuli would act by modifying the performance both by a positive and negative perspective, enabling the athlete to know what factors would help him in his sporting practice As results, some of these hypothesis were confirmed, in the first study, the neutral arousal stimulus was responsible for better performance while the high-arousal worsened Moreover, athletes reported greater activation after receiving the high arousal stimulus In the second study, the mindfulness meditation was responsible for improving the performance of athletes, as well as the cardiac and affective variables In face of this, we can conclude that stimuli capable of altering perceived arousal levels can be used for the purpose of improving performance, through physiological and psychological alterationsAltimari, Leandro Ricardo [Orientador]Aguiar, Andreo FernandoBuzzachera, Cosme FranklinSantos, Priscila Chierotti dos2024-05-01T15:05:34Z2024-05-01T15:05:34Z2017.0014.11.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16319porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:41Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:41Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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