Memória, estilos intelectuais e estratégias de aprendizagem : estudando os transtornos do neurodesenvolvimento em alunos do ensino fundamental e percepção de seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Francislaine Flâmia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15591
Resumo: Resumo: Os Transtornos do Neurodesenvolvimento podem comprometer o desempenho acadêmico dos alunos Dessa forma, o estudo sobre as questões relacionadas ao processamento da informação se faz necessário para o desenvolvimento da aprendizagem Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho em memória, os estilos intelectuais e as estratégias de aprendizagem nos alunos do Ensino Fundamental com diagnóstico de Dislexia e TDAH e sem dificuldade escolar, além de averiguar a percepção dos professores acerca dos temas propostos Participaram 37 alunos e 23 professores, provenientes de escolas públicas Os alunos frequentavam do 2º ao 9º ano escolar, sendo 65 com diagnóstico de Dislexia, 132 com TDAH e 173 sem dificuldade escolar Os instrumentos utilizados foram as Figuras Complexas de Rey (Forma A), o Inventário de Estilos de Pensamento-Revisado II (TSI-R2), a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental – EAVAP-EF e o Questionário para Professores Os resultados indicaram que em memória, o grupo sem dificuldade escolar apresentou média maior que os alunos com diagnóstico e houve diferença significativa entre os alunos com TDAH e sem dificuldade escolar No inventário de estilos, os alunos com Dislexia apresentaram média maior para os estilos externo e conservador; aqueles com TDAH para os estilos legislativo, monárquico, conservador e externo e os sem dificuldade escolar, para os estilos monárquico, legislativo e executivo Foram encontradas diferenças significativas entre os três grupos Na EAVAP-EF, a média foi menor na subescala estratégias cognitivas e não houve diferença significativa apenas entre os grupos Dislexia e TDAH O item memória apresentou correlação negativa com o estilo conservador e a subescala ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais A escala de estratégias de aprendizagem apresentou correlação positiva com os estilos legislativo, executivo, judicial, global, local, liberal, conservador, hierárquico, monárquico, anárquico e interno Os professores relataram possíveis diferenças entre os grupos em memória e estratégias de aprendizagem Além disso, informaram o uso de estratégias de aprendizagem por parte dos alunos A maioria dos professores não conheciam termos como estratégias de aprendizagem e estilos intelectuais, por isso as respostas foram dadas de acordo com a sua prática de ensino Concluiu-se que a diferença no desempenho de alunos sem dificuldade escolar, em relação àqueles com diagnóstico, merece a atenção dos professores no planejamento de intervenções Também, verificou-se a necessidade de estudos complementares que investiguem tais variáveis nos grupos
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aqueles com TDAH para os estilos legislativo, monárquico, conservador e externo e os sem dificuldade escolar, para os estilos monárquico, legislativo e executivo Foram encontradas diferenças significativas entre os três grupos Na EAVAP-EF, a média foi menor na subescala estratégias cognitivas e não houve diferença significativa apenas entre os grupos Dislexia e TDAH O item memória apresentou correlação negativa com o estilo conservador e a subescala ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais A escala de estratégias de aprendizagem apresentou correlação positiva com os estilos legislativo, executivo, judicial, global, local, liberal, conservador, hierárquico, monárquico, anárquico e interno Os professores relataram possíveis diferenças entre os grupos em memória e estratégias de aprendizagem Além disso, informaram o uso de estratégias de aprendizagem por parte dos alunos A maioria dos professores não conheciam termos como estratégias de aprendizagem e estilos intelectuais, por isso as respostas foram dadas de acordo com a sua prática de ensino Concluiu-se que a diferença no desempenho de alunos sem dificuldade escolar, em relação àqueles com diagnóstico, merece a atenção dos professores no planejamento de intervenções Também, verificou-se a necessidade de estudos complementares que investiguem tais variáveis nos gruposDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The Neurodevelopmental Disorders can impair the academic performance of students Thus, the study on issues related to the processing of information is necessary for the development of learning This research aimed to evaluate the performance in memory, intellectual styles and learning strategies in elementary level students diagnosed with Dyslexia and ADHD and without school difficulties, as well as, determine the perception of teachers on the proposed themes Participated 37 students and 23 teachers from public schools Students attending the 2nd to the 9th school year, 65 diagnosed with Dyslexia, 132 with ADHD and 173 without difficulty school The instruments used were the Rey Complex Figures (Form A), the Thinking Styles Inventory-Revised II (TSI-R2), the Evaluation of Learning Strategies from Elementary Level Scale - EAVAP-EF and the Teacher Questionnaire The results indicated that in memory, the group without school difficulties had an average higher than students diagnosed and there was a significant difference between students with ADHD and without school difficulties In the inventory of styles, students with Dyslexia showed a higher average for external and conservative styles; those with ADHD for legislative styles, monarchic, conservative and external and school without difficulty, for the styles monarchic, legislative and executive Significant differences between the three groups were found In EAVAP-EF, the average was lower in the cognitive strategies subscale and there was no significant difference only between Dyslexia and ADHD groups The item memory was negatively correlated with the conservative style and the absence of metacognitives dysfunctional strategies subscale The scale of learning strategies was positively correlated with styles legislative, executive, judicial, global, local, liberal, conservative, hierarchical, monarchic, anarchic and internal Teachers reported possible differences between the groups in memory and learning strategies In addition, they reported the use of learning strategies by students Most teachers did not know terms like learning strategies and intellectual styles, so the answers were according to their teaching practice It was concluded that the difference in performance of students without school difficulties compared to those diagnosed deserves the attention of teachers in planning interventions Also, there was the need for further studies to investigate these variables in groupsOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Alliprandini, Paula Mariza ZeduSantos, Acácia Aparecida Angeli dosInácio, Francislaine Flâmia2024-05-01T14:52:02Z2024-05-01T14:52:02Z2016.0019.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15591porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:49:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15591Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:49:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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