"Porque o fascismo é como o nazismo na Itália e o Mussolini é um Hitler italiano" : análise das ideias históricas de alunos do ensino médio da cidade de Guarapuava - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Paula Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16075
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar, a partir de um inquérito realizado com trechos de um jornal fascista italiano, as narrativas históricas de estudantes do Ensino Médio sobre o conceito de história, empatia histórica e posicionamento perante as mídias Participaram desta pesquisa 82 alunos do Ensino Médio de dois Colégios Estaduais, localizados em Guarapuava/PR Este estudo se ampara teoricamente no campo de investigação da Educação Histórica, no qual as ideias históricas apresentadas pelos professores e alunos assumem papel determinante para consecução de uma aprendizagem histórica significativa Para realização deste objetivo – e utilizando a metodologia proposta pela Grounded Theory – procedeu-se a coleta de informações dos alunos participantes da pesquisa no que se refere aspectos socioeconômicos e culturais, bem como das ideias prévias que apresentavam sobre a disciplina de história e o conceito substantivo fascismo Com base nas respostas obtidas nos questionários, foi elaborado um inquérito com excertos do jornal LPB que retratavam as representações identitárias do que viria a ser considerado um comportamento “verdadeiramente” italiano Por meio destes trechos, foram investigadas as ideias dos alunos sobre os conceitos de empatia e de história, além de analisar seus posicionamentos diante as mídias O conceito de empatia, assim como outros conceitos de segunda ordem, está intimamente vinculado à compreensão da natureza da disciplina de História e, por isso mesmo, é considerado fundamental para o desenvolvimento de um pensamento histórico mais elaborado Posteriormente, os dados empíricos obtidos foram analisados quantitativa e qualitativamente As narrativas emergentes foram categorizadas em conformidade com os níveis de progressão que as ideias históricas dos alunos apresentaram A categorização em níveis de progressão das narrativas se prefigura como uma etapa importante no processo de identificação das ideias históricas dos alunos Além disso, fornece subsídios para formular estratégias no sentido de promover o desenvolvimento de um pensamento histórico mais elaborado Um Ensino de História focado na progressão das ideias históricas dos alunos tem como principal objetivo que a história se torne, de fato, um instrumento poderoso de emancipação e orientação temporal fundamentada
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This research aims to investigate, out from an inquire made from parts of a fascist Italian newspaper, the high school students historic narrative about the concept of History, historical empathy, and positioning towards the media There were 82 high school students from 2 public schools in Guarapuava/PR taking part in this study The theoretical framework that bolsters this study is the History Education research field, in which the historical ideas introduced by students and teachers take leading roles to attainment a significant History learning Aiming accomplish this goal – and making use of the methodology proposed by the Grounded Theory – it had proceeded to collect information from the survey participating students about their cultural and socioeconomic aspects, as well as about their previous ideas about History and the substantive concept fascism Based on the answers from the assessment questionnaire, it was delineated an inquiry by excerpts from the LPB journal, which portrayed the identity representation of what would be considered as a consonant behavior of an “unfeigned” Italian Through these pieces it had been pursuit to investigate the historical ideas of the students about the concepts empathy and History, as well as analyze their positioning regarding medias The empathy concept, just like the other concepts of second order, is closely related to the comprehension of the History and, therefore, it is considered essential to develop a more elaborated historical thinking Afterwards, the empirical data obtained were analyzed quantitatively and qualitatively The emerging narratives had been categorized according to the levels of progression presented by students’ historical ideas This categorization into levels of progression prefigures itself as an important stage through the identification of the students’ historical ideas process Besides that, it supplies subsidies to formulate strategies in order to promote a more elaborated historical thinking Focusing the History teaching in the progression of the students’ historical ideas has as gist that History become, indeed, a powerful emancipating and based temporal orientation instrumentRamos, Márcia Elisa Teté [Orientador]Ribeiro, Renilson RosaCainelli, Marlene RosaCosta, Maria PaulaCunha, Maria de Fátima daCarvalho, Ana Paula Rodrigues2024-05-01T15:00:09Z2024-05-01T15:00:09Z2017.0022.02.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16075porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - 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