O canalha sensato como problema filosófico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9848 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo possui como objetivo investigar o problema do canalha sensato a fim de compreender se há razões para lhe oferecer a fim de que não crie exceções do cumprimento das regras de justiça beneficamente para si enquanto os demais indivíduos as observam Para tanto, há uma dificuldade em solucionar o desafio na medida em que parece não haver razão para que esse indivíduo não se beneficie das violações da justiça quando sua ação não trará prejuízos consideráveis para si Assim, a partir da leitura e análise dos textos de David Hume, bem como de seus comentadores, o presente estudo apresenta o problema do canalha sensato, situando-o dentro da teoria moral e política do filósofo, para compreender o que esse indivíduo representa para a teoria do autor Nesse sentido, será analisada tanto a descrição do canalha pelo filósofo, como a resposta fornecida na tentativa de solucionar o desafio, e em que medida sua réplica pode ser considerada suficiente para silenciar o problema Ainda que o objetivo da réplica de Hume não seja o de convencer o canalha a seguir o caminho reto da justiça, sua resposta enfrenta os limites de sua própria teoria moral Isso, porque na medida em que a ação justa em Hume é fundada no interesse, a ação do canalha também é Desta maneira, a filosofia humeana não é capaz de fornecer uma resposta ao canalha a ponto de mostrar que ele teria boas razões para regular sua ação pela moralidade e sacrificar seu interesse Assim, ainda que a filosofia de Hume explique a motivação que falta no canalha que o leva a uma vida de violações ocultas, ela parece não oferecer recursos para que o interesse próprio não seja buscado em todos os casos Pela dificuldade em silenciá-lo, será crucial recorrer a outros sistemas filosóficos que não fundamentem a justiça no auto-interesse a fim de melhor compreendermos quais premissas filosóficas ensejam o canalha Para tanto, as teorias de Platão, Robert Nozick e Joseph Raz serão investigadas na busca de outros pressupostos filosóficos que respaldem a moralidade em uma base mais objetiva acerca dos valores, diferentemente da construção de Hume |
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O canalha sensato como problema filosóficoFilosofiaCanalha sensatoMoralidadeJustiça (Filosofia)Sensible knaveMoralityJustice (Philosophy)PhilosophyResumo: O presente estudo possui como objetivo investigar o problema do canalha sensato a fim de compreender se há razões para lhe oferecer a fim de que não crie exceções do cumprimento das regras de justiça beneficamente para si enquanto os demais indivíduos as observam Para tanto, há uma dificuldade em solucionar o desafio na medida em que parece não haver razão para que esse indivíduo não se beneficie das violações da justiça quando sua ação não trará prejuízos consideráveis para si Assim, a partir da leitura e análise dos textos de David Hume, bem como de seus comentadores, o presente estudo apresenta o problema do canalha sensato, situando-o dentro da teoria moral e política do filósofo, para compreender o que esse indivíduo representa para a teoria do autor Nesse sentido, será analisada tanto a descrição do canalha pelo filósofo, como a resposta fornecida na tentativa de solucionar o desafio, e em que medida sua réplica pode ser considerada suficiente para silenciar o problema Ainda que o objetivo da réplica de Hume não seja o de convencer o canalha a seguir o caminho reto da justiça, sua resposta enfrenta os limites de sua própria teoria moral Isso, porque na medida em que a ação justa em Hume é fundada no interesse, a ação do canalha também é Desta maneira, a filosofia humeana não é capaz de fornecer uma resposta ao canalha a ponto de mostrar que ele teria boas razões para regular sua ação pela moralidade e sacrificar seu interesse Assim, ainda que a filosofia de Hume explique a motivação que falta no canalha que o leva a uma vida de violações ocultas, ela parece não oferecer recursos para que o interesse próprio não seja buscado em todos os casos Pela dificuldade em silenciá-lo, será crucial recorrer a outros sistemas filosóficos que não fundamentem a justiça no auto-interesse a fim de melhor compreendermos quais premissas filosóficas ensejam o canalha Para tanto, as teorias de Platão, Robert Nozick e Joseph Raz serão investigadas na busca de outros pressupostos filosóficos que respaldem a moralidade em uma base mais objetiva acerca dos valores, diferentemente da construção de HumeDissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em FilosofiaAbstract: The present study aims to investigate the problem of the sensible knave to understand if there are reasons to give him to do not create exceptions of the fulfillment of the rules of justice for himself while the other members of society follow them In order to do so, there is a difficulty in elucidating the challenge insofar as there seems not to be reasons to that individual don't beneficiate himself from the violations of justice when his action doesn't will bring substantial losses for himself So, from the reading and the analysis of David Hume's texts, as well as from his commentators, the present study presents the problem of the sensible knave, situating it inside the moral and the political theory of the philosopher, to understand what this individual represents to Hume's theory In this sense, will be analyzed the description of the knave for Hume, his answer in the attempt to elucidate the problem, and to what extend his answer could be considered adequate to silence the problem Even if the objective of Hume's answer doesn't be to convince the knave to follow the straight path of justice, his answer faces the limits of his moral theory This is so because to the extent that the just action in Hume is based on the interest, the action of the knave is also so Thus, humean philosophy is not capable of giving an answer to the knave in order to show him that he has good reasons to regulate his action by morality and sacrifice his interest So, even if Hume's philosophy explains the motivation is absent in the knave, that brings him to a life of hidden violations, it doesn't seem to give resources so that the self-interest don't be sought in all the cases For the difficulty in silence the knave, will be crucial to resort to other philosophical systems that don't base justice in self-interest in order to better understand which philosophical premises give rise to the knave Therefore, the theories of Plato, Robert Nozick and Joseph Raz, will be investigated in the search of other philosophical assumptions that support the morality in a more objective basis about the values, differently from Hume's constructionFaggion, Andréa Luisa Bucchile [Orientador]Feldhaus, CharlesDutra, Delamar José VolpatoPavanello, Paola2024-05-01T12:12:19Z2024-05-01T12:12:19Z2021.0022.04.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9848porMestradoFilosofiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - 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