Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccon, Ana Lúcia Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11130
Resumo: Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar e interpretar a ação de professores de Física do Ensino Médio em sala de aula Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier e por Tardif, elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas Cada relato foi construído a partir de entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da cidade de Londrina no estado do Paraná Os relatos foram posteriormente interpretados por meio de um instrumento de análise desenvolvido recentemente que considera a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot) em um sistema didático (Chevallard) Com isso foi possível identificar três estilos de gestão do ensino e da aprendizagem em sala de aula: i) um estilo de gestão centralizado no conteúdo; ii) um estilo de gestão centralizado no próprio professor; e iii) um estilo de gestão centralizado no aluno Ao apontarmos que o estilo de gestão de cada professor é algo singular e subjetivo encontramos em conceitos da psicanálise uma interpretação para o estilo docente, o que nos permite dizer que na Educação um professor também pode ter um ensino para chamar de seu
id UEL_0e8d2f66af2542742700ff076f54784b
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11130
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um ensino para chamar de seu : uma questão de estiloFísicaFormação de professoresFísicaEstudo e ensinoPsicanálise e educaçãoPhysicsPhysicsPsychoanalysis and educationPhysics teachersEducational planningStudy and teachingTeacher trainingResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar e interpretar a ação de professores de Física do Ensino Médio em sala de aula Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier e por Tardif, elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas Cada relato foi construído a partir de entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da cidade de Londrina no estado do Paraná Os relatos foram posteriormente interpretados por meio de um instrumento de análise desenvolvido recentemente que considera a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot) em um sistema didático (Chevallard) Com isso foi possível identificar três estilos de gestão do ensino e da aprendizagem em sala de aula: i) um estilo de gestão centralizado no conteúdo; ii) um estilo de gestão centralizado no próprio professor; e iii) um estilo de gestão centralizado no aluno Ao apontarmos que o estilo de gestão de cada professor é algo singular e subjetivo encontramos em conceitos da psicanálise uma interpretação para o estilo docente, o que nos permite dizer que na Educação um professor também pode ter um ensino para chamar de seuTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The objective of this research is to analyze and interpret the classroom action of high school physics teachers Based on the definitions presented by Gauthier and Tardif, we elaborate reports on the action of teachers describing how they performed the classroom management and content management of in their classes Each report was constructed from interviews and recordings of classes of three high school physics teachers in public schools in the city of Londrina in Parana State, Brazil The reports were subsequently interpreted through an analysis tool recently developed which considers the content management and class management as a management of knowledge relationship (Charlot) in a didactic system (Chevallard) With this was possible identify three management styles of teaching and learning in the classroom: i) one centralized in the content, ii) another centered on the teacher himself and iii) a management style centered on the student By pointing out that the management style of each teacher is something unique and subjective we find in concepts of psychoanalysis an interpretation for the teaching style, so that we could say that in Education the teacher also may have a teaching to call their ownArruda, Sergio de Mello [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroLima, João Paulo CamargoCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci dePassos, Marinez MeneghelloBaccon, Ana Lúcia Pereira2024-05-01T13:10:14Z2024-05-01T13:10:14Z2011.0011.08.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11130porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11130Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo
title Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo
spellingShingle Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo
Baccon, Ana Lúcia Pereira
Física
Formação de professores
Física
Estudo e ensino
Psicanálise e educação
Physics
Physics
Psychoanalysis and education
Physics teachers
Educational planning
Study and teaching
Teacher training
title_short Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo
title_full Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo
title_fullStr Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo
title_full_unstemmed Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo
title_sort Um ensino para chamar de seu : uma questão de estilo
author Baccon, Ana Lúcia Pereira
author_facet Baccon, Ana Lúcia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda, Sergio de Mello [Orientador]
Lorencini Junior, Álvaro
Lima, João Paulo Camargo
Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de
Passos, Marinez Meneghello
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccon, Ana Lúcia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Formação de professores
Física
Estudo e ensino
Psicanálise e educação
Physics
Physics
Psychoanalysis and education
Physics teachers
Educational planning
Study and teaching
Teacher training
topic Física
Formação de professores
Física
Estudo e ensino
Psicanálise e educação
Physics
Physics
Psychoanalysis and education
Physics teachers
Educational planning
Study and teaching
Teacher training
description Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar e interpretar a ação de professores de Física do Ensino Médio em sala de aula Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier e por Tardif, elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas Cada relato foi construído a partir de entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da cidade de Londrina no estado do Paraná Os relatos foram posteriormente interpretados por meio de um instrumento de análise desenvolvido recentemente que considera a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot) em um sistema didático (Chevallard) Com isso foi possível identificar três estilos de gestão do ensino e da aprendizagem em sala de aula: i) um estilo de gestão centralizado no conteúdo; ii) um estilo de gestão centralizado no próprio professor; e iii) um estilo de gestão centralizado no aluno Ao apontarmos que o estilo de gestão de cada professor é algo singular e subjetivo encontramos em conceitos da psicanálise uma interpretação para o estilo docente, o que nos permite dizer que na Educação um professor também pode ter um ensino para chamar de seu
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.08.2011
2011.00
2024-05-01T13:10:14Z
2024-05-01T13:10:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11130
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823271831470080