Não é somente sobre o passado: o conceito substantivo ditadura civil-militar (1964-1985) na abordagem de professores e no livro didático de história
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17298 |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho foi analisar como professores de Apucarana-PR, apoiados no material didático, abordam em sala de aula o conceito substantivo Ditadura Civil-militar brasileira (1964-1985) no 9° ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa também observou apontamentos na perspectiva da Educação Histórica, foram analisados 12 questionários respondidos por professores de História, que atuam no município de Apucarana-PR, sede do Núcleo Regional de Ensino (NRE), que faz parte de uma rede de 32 núcleos educacionais constituindo a Secretária da Educação e Esporte, no Estado do Paraná. observamos a narrativa que os professores têm à disposição, o livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, de Alfredo Boulos, História, Sociedade e Cidadania, 4ª edição. São Paulo FDT, 2018. Centralizamos o foco da pesquisa na análise do Capítulo 13, intitulado “Ditaduras na América Latina.” Essa ação justifica-se, porque esse livro é único para toda a rede pública estadual do Paraná com aprovação no Programa Nacional do livro didático de 2020. Também foram feitas observações referentes ao material da aula on-line 63, produzida para o ensino remoto no período de pandemia da COVID 19, que está relacionada com o conteúdo Ditadura Civil-militar (1964-1985). Esse é um estudo qualitativo com coleta de dados, embasado nos pressupostos da Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). Buscamos a contribuição de autores que pesquisam sobre o ensino de História, entre eles destacamos Abud (1995), Cainelli e Schmidt (2009), bem como de autores que apresentam concepções sobre a historiografia da Ditadura Civil-militar (1964-1985) Valim, Avela e Bevernage (2021), Fico (2017) e Bauer e Nicolazzi (2016). Além disso, consideramos as contribuições de Bodo Von Borries (2016) para embasar o conteúdo Ditadura civil-militar (1964-1985) com o conceito de Burdening History. A pesquisa fundamenta-se em Rüsen (2014) e suas contribuições para entender o papel do professor de História na construção da narrativa e no trabalho com fontes históricas. É nesse contexto que se encaminha o sujeito para a sofisticação da consciência histórica, para a atribuição de sentido da ação de ensinar e aprender história. Verificamos que estruturas políticas contribuem para desestruturação de programas de formação continuada, e para sobrecarga burocrática de trabalho dos professores. Os professores reconhecem a importância de uma abordagem pautada pela diversidade e problematização das fontes, fazem uso do material didático, mas identificam as lacunas desse material. |
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Não é somente sobre o passado: o conceito substantivo ditadura civil-militar (1964-1985) na abordagem de professores e no livro didático de históriaFontes HistóricasProfessoresDitadura Civil-militar (1964-1985)Livro didático de HistóriaHistória DifícilCiências Humanas - HistóriaHistorical SourcesTeachersCivil-Military Dictatorship (1964-1985)History TextbookDifficult HistoryO objetivo central deste trabalho foi analisar como professores de Apucarana-PR, apoiados no material didático, abordam em sala de aula o conceito substantivo Ditadura Civil-militar brasileira (1964-1985) no 9° ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa também observou apontamentos na perspectiva da Educação Histórica, foram analisados 12 questionários respondidos por professores de História, que atuam no município de Apucarana-PR, sede do Núcleo Regional de Ensino (NRE), que faz parte de uma rede de 32 núcleos educacionais constituindo a Secretária da Educação e Esporte, no Estado do Paraná. observamos a narrativa que os professores têm à disposição, o livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, de Alfredo Boulos, História, Sociedade e Cidadania, 4ª edição. São Paulo FDT, 2018. Centralizamos o foco da pesquisa na análise do Capítulo 13, intitulado “Ditaduras na América Latina.” Essa ação justifica-se, porque esse livro é único para toda a rede pública estadual do Paraná com aprovação no Programa Nacional do livro didático de 2020. Também foram feitas observações referentes ao material da aula on-line 63, produzida para o ensino remoto no período de pandemia da COVID 19, que está relacionada com o conteúdo Ditadura Civil-militar (1964-1985). Esse é um estudo qualitativo com coleta de dados, embasado nos pressupostos da Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). Buscamos a contribuição de autores que pesquisam sobre o ensino de História, entre eles destacamos Abud (1995), Cainelli e Schmidt (2009), bem como de autores que apresentam concepções sobre a historiografia da Ditadura Civil-militar (1964-1985) Valim, Avela e Bevernage (2021), Fico (2017) e Bauer e Nicolazzi (2016). Além disso, consideramos as contribuições de Bodo Von Borries (2016) para embasar o conteúdo Ditadura civil-militar (1964-1985) com o conceito de Burdening History. A pesquisa fundamenta-se em Rüsen (2014) e suas contribuições para entender o papel do professor de História na construção da narrativa e no trabalho com fontes históricas. É nesse contexto que se encaminha o sujeito para a sofisticação da consciência histórica, para a atribuição de sentido da ação de ensinar e aprender história. Verificamos que estruturas políticas contribuem para desestruturação de programas de formação continuada, e para sobrecarga burocrática de trabalho dos professores. Os professores reconhecem a importância de uma abordagem pautada pela diversidade e problematização das fontes, fazem uso do material didático, mas identificam as lacunas desse material.The main objective of this work was to analyze how teachers from Apucarana-PR, supported by didactic material, approach in the classroom the substantive concept Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985) in the 9th year of Elementary School. This research also observed notes from the perspective of Historical Education, 12 questionnaires answered by History teachers were analyzed, who work in the municipality of Apucarana-PR, headquarters of the Núcleo Regional de Ensino (NRE), which is part of a network of 32 educational centers constituting the Secretary of Education and Sport, in the State of Paraná. we observe the narrative that teachers have at their disposal, the textbook for the 9th grade of Elementary School, by Alfredo Boulos, História, Sociedade e Cidadania, 4th edition. São Paulo FDT, 2018. We centralized the focus of the research on the analysis of Chapter 13, entitled “Dictatorships in Latin America.” This action is justified, because this book is the only one for the entire state public network of Paraná with approval in the 2020 National Textbook Program. period of the COVID 19 pandemic, which is related to the Civil-Military Dictatorship (1964-1985) content. This is a qualitative study with data collection, based on the assumptions of the Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). We seek the contribution of authors who research on the teaching of History, among them we highlight Abud (1995), Cainelli and Schmidt (2009), as well as authors who present conceptions about the historiography of the Civil-Military Dictatorship (1964-1985) Valim, Avela and Bevernage (2021), Fico (2017) and Bauer and Nicolazzi (2016). In addition, we consider the contributions of Bodo Von Borries (2016) to support the content Civil-Military Dictatorship (1964-1985) with the concept of Burdening History. The research is based on Rüsen (2014) and his contributions to understanding the role of the History teacher in the construction of the narrative and in the work with historical sources. It is in this context that the subject is guided towards the sophistication of historical awareness, towards the attribution of meaning to the action of teaching and learning history. We verified that political structures contribute to the disruption of continuing education programs, and to the bureaucratic overload of teachers' work. Teachers recognize the importance of an approach guided by the diversity and questioning of sources, make use of didactic material, but identify gaps in this material.Cainelli, Marlene RosaAlves, Ronaldo CardosoPina, Maria Cristina DantasMartins, Juliana Aparecida Paulino2024-08-26T14:41:12Z2024-08-26T14:41:12Z2023-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17298porCLCH - Departamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em História SocialUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina153 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T06:08:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-27T06:08:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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