A liberdade intelectual em Schopenhauer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17250 |
Resumo: | O objetivo principal da presente dissertação é a investigação sobre a formação e significação do conceito de liberdade intelectual que surge em Schopenhauer na obra Sobre a liberdade da vontade e aparece vez ou outra de modo direto ou indireto em outras de suas obras. No entanto, muitos conceitos importantes das discussões filosóficas schopenhauerianas também são trabalhados e abordados sob a perspectiva de aumentar a compreensão e de fornecer um detalhado e pormenorizado estudo da liberdade. São esses conceitos principalmente a responsabilidade moral, a justiça eterna, as formas de causalidade, a negação da vontade, o fatalismo e a loucura, que dão como que o intervalo tonal e compõem o campo harmônico para vez ou outra, recorrer de novo à tonalidade principal, ou seja, à liberdade intelectual. Uma importante reflexão levantada ao final da dissertação e que se configura como uma das suas principais contribuições para a comunidade filosófica schopenhaueriana especializada se trata da hipótese de pensar a loucura, no âmbito da filosofia e do entendimento de Schopenhauer, como que deslocada da estética para a ética, de modo a entendê-la não apenas como rompimento do fio da memória, mas também como estando nos santos e negadores da vontade como loucura divinatória, nas palavras de Sócrates e expostas por Platão, tal como busquei mostrar. |
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A liberdade intelectual em SchopenhauerIntellectual freedom in SchopenhauerÉticaLiberdadeResponsabilidade moralLoucuraSchopenhauerCiências Humanas - FilosofiaEthicsFreedomMoral responsibilityMadnessSchopenhauerO objetivo principal da presente dissertação é a investigação sobre a formação e significação do conceito de liberdade intelectual que surge em Schopenhauer na obra Sobre a liberdade da vontade e aparece vez ou outra de modo direto ou indireto em outras de suas obras. No entanto, muitos conceitos importantes das discussões filosóficas schopenhauerianas também são trabalhados e abordados sob a perspectiva de aumentar a compreensão e de fornecer um detalhado e pormenorizado estudo da liberdade. São esses conceitos principalmente a responsabilidade moral, a justiça eterna, as formas de causalidade, a negação da vontade, o fatalismo e a loucura, que dão como que o intervalo tonal e compõem o campo harmônico para vez ou outra, recorrer de novo à tonalidade principal, ou seja, à liberdade intelectual. Uma importante reflexão levantada ao final da dissertação e que se configura como uma das suas principais contribuições para a comunidade filosófica schopenhaueriana especializada se trata da hipótese de pensar a loucura, no âmbito da filosofia e do entendimento de Schopenhauer, como que deslocada da estética para a ética, de modo a entendê-la não apenas como rompimento do fio da memória, mas também como estando nos santos e negadores da vontade como loucura divinatória, nas palavras de Sócrates e expostas por Platão, tal como busquei mostrar.The main objective of this dissertation is an investigation into the formation and meaning of the concept of intellectual freedom that appears in Schopenhauer in the work On freedom of the will and appears from time to time directly or indirectly in other of his works. However, many others important concepts of Schopenhauer are also worked and understood to provide a detailed study of freedom. These are principally the moral responsibility, the eternal justice, the negation of the will, the fatalism and the madness, which forms, as it were, the tonal interval and specific concepts of the harmonic field or of the principal, that is, intellectual freedom. An important reflection raised at the end of dissertation and which is configured as one of the main contributions to the Schopenhauer's philosophical community is a hypothesis of thinking madness, by Schopenhauer's understanding, as if that displaced from aesthetics to the ethics, in a way that understands it not only as the broken of the thread of memory, but also remains in the saints and deniers of the will as divinatory madness, in the words of Socrates, and exposed by Plato, as I have tried to show.Pavão, Aguinaldo Antonio CavalheiroDurante, Felipe dos SantosWeber, José FernandesPereira Junior, Antonio Alves2024-08-21T14:57:22Z2024-08-21T14:57:22Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17250porCLCH - Departamento de FilosofiaPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina222 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-22T06:08:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-22T06:08:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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