A informação e sua representação conceitual no domínio da arquivologia e da biblioteconomia no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11969 |
Resumo: | Resumo: A informação registrada, objeto de estudo da Ciência da Informação desperta o olhar de pesquisadores que buscam a conceituação desta expressão A inexistência de consenso relacionado à sua diversidade conceitual pode favorecer a presença de ruídos entre pesquisadores interessados na temática A informação quando caracterizada oportuniza e fortalece sua aplicabilidade; portanto a identificação e reconhecimento de suas definições são relevantes para as áreas que atuam diretamente com esse objeto, como o caso da Biblioteconomia e Arquivologia Baseando-se nas premissas apontadas, indagou-se a respeito do significado dado por autores fundacionais a respeito da lexia informação e quais os conceitos mais abordados e apresentados aos alunos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil Para orientar a busca por respostas constitui-se como objetivo geral apresentar as concepções acerca da palavra informação no contexto dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia no território brasileiro O percurso metodológico constituiu-se por meio de pesquisa exploratória-descritiva, com procedimentos bibliográfico-documental, a técnica de análise documentária e abordagem qualiquantitativa, utilizou-se de triangulação metodológica para conferir mais credibilidade aos resultados Em linhas gerais percebeu-se que poucas IES possuem seus projetos pedagógicos de curso disponíveis em seus sites, o que reduziu o universo da pesquisa A identificação de bases conceituais foi realizada nos primeiros itens do trabalho e com o estudo ficou claro os conceitos adotados pelos cursos estudados Assim sendo, constatou-se que as Instituições de Ensino Superior investigadas adotaram diferentes obras e autores para conceituar informação em seus planos de ensino, fundamentando-se em autores tradicionais e contemporâneos no âmbito da Ciência da Informação |
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A informação e sua representação conceitual no domínio da arquivologia e da biblioteconomia no BrasilInformaçãoArquivologiaBiblioteconomiaCiência da InformaçãoConceitosInformationArchivologyLibrary scienceConceptsInformation scienceResumo: A informação registrada, objeto de estudo da Ciência da Informação desperta o olhar de pesquisadores que buscam a conceituação desta expressão A inexistência de consenso relacionado à sua diversidade conceitual pode favorecer a presença de ruídos entre pesquisadores interessados na temática A informação quando caracterizada oportuniza e fortalece sua aplicabilidade; portanto a identificação e reconhecimento de suas definições são relevantes para as áreas que atuam diretamente com esse objeto, como o caso da Biblioteconomia e Arquivologia Baseando-se nas premissas apontadas, indagou-se a respeito do significado dado por autores fundacionais a respeito da lexia informação e quais os conceitos mais abordados e apresentados aos alunos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil Para orientar a busca por respostas constitui-se como objetivo geral apresentar as concepções acerca da palavra informação no contexto dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia no território brasileiro O percurso metodológico constituiu-se por meio de pesquisa exploratória-descritiva, com procedimentos bibliográfico-documental, a técnica de análise documentária e abordagem qualiquantitativa, utilizou-se de triangulação metodológica para conferir mais credibilidade aos resultados Em linhas gerais percebeu-se que poucas IES possuem seus projetos pedagógicos de curso disponíveis em seus sites, o que reduziu o universo da pesquisa A identificação de bases conceituais foi realizada nos primeiros itens do trabalho e com o estudo ficou claro os conceitos adotados pelos cursos estudados Assim sendo, constatou-se que as Instituições de Ensino Superior investigadas adotaram diferentes obras e autores para conceituar informação em seus planos de ensino, fundamentando-se em autores tradicionais e contemporâneos no âmbito da Ciência da InformaçãoDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: Registered information is subject of study of Information Science It sharpens the eyes of researchers who are pursuing conceptualization of this expression The lack of consensus related to its conceptual diversity which may promote the noise among researchers who are interested in this topic Characterized information enable and strengthen its applicability; therefore, the identification and recognition of its definitions are relevant to fields such as Archival Studies and Library Science, which direct operate this subject Grounded on the pointed propositions, it was inquired about the meaning founder authors have regarding information lexicon and, the most addressed and presented concepts presented to the students In order to orientate the search for answers, it was constituted as general objective, present conceptions regarding to the word ‘information’ in the context of Archival Studies and Library Science undergraduate courses in Brazil The methodology was constituted by means of descriptive exploratory research Its proceedings are bibliographical and documentary, the data was analyzed by means of qualitative and quantitative approaches In order to verify the credibility of the results, it was used triangulation methodology In general terms, it was noticed that few Higher Education Institutions have uploaded their pedagogical course plan to their websites, which corroborate to the reduction of this research universe The identification of conceptual bases has been done in the first items of the dissertation and throughout the study, it was possible to clarify the concepts adopted by the studied courses Therefore, it was confirmed that the investigated Higher Education Institutions had adopted different books and authors to conceptualize information in their teaching plan, which had their foundation in traditional authors and contemporaries in the scope of Information ScienceLunardelli, Rosane Suely Álvares [Orientador]Albuquerque, Ana Cristina deMoreno, Nádina AparecidaFicht, Nadia2024-05-01T13:46:46Z2024-05-01T13:46:46Z2019.0021.01.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11969porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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