O corpo na história e o paradigma biomédico na mudança curricular da fisioterapia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10924 |
Resumo: | Resumo: O século XX terminou com significativos avanços no setor saúde no Brasil a partir da implementação do SUS A mudança no modelo de atenção, onde se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos comprometidos com a realidade social e também com perfil e habilidades de operacionalização dessas transformações O objetivo principal desse trabalho é analisar a construção histórico-antropológica do conhecimento sobre o corpo e a influência do modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina Busca-se avaliar quais modificações as mudanças curriculares realizadas visam alcançar, assim como identificar as ideologias subjacentes na busca do perfil profissional almejado de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Fisioterapia: generalista, reflexivo e humanista O foco de análise serão os currículos de 1992 e o de 26 Nesse sentido, necessidade de compreender o fenômeno social que perpassa o corpo, enquanto lugar da materialidade das ações de saúde faz-se presente, pois é por meio das representações corporais atreladas às de saúde que se pode observar as práticas hegemônicas da biomedicina, enquanto reducionismos e fragmentações dos saberes Assim, o saber biomédico assume uma postura normativa, já que centrado na biologia individual, desvincula arbitrariamente o contexto sócio-cultural no qual a doença é elaborada e o corpo percebido Esta Dissertação pauta-se nas metodologias da pesquisa qualitativa, com recurso de entrevistas em profundidade, levantamento bibliográfico e documental e análise de conteúdo Foi possível observar, através da análise das entrevistas, que existe uma preocupação por parte do corpo docente com uma abordagem que contemple o paciente na sua totalidade Contudo, o discurso apresenta-se, muitas vezes, de forma contraditória, pois oscila entre dois pólos: de um lado, a realidade técnica e a exigência de um saber especializado imposto por essa realidade e pautado na pregnância de um modelo hegemônico de longa duração; e, por outro lado, a necessidade de práticas mais humanizadas frente à insatisfação da sociedade em geral devido a uma tendência à coisificação do ser nesse desenrolar histórico Apesar das mudanças, ainda são tímidas as iniciativas que possam dar conta ou relativizar o conhecimento sobre o corpo em outras culturas e realidades sociais, tendo em vista que as disciplinas do eixo das Ciências Sociais e Humanas, pouco representadas na nova estrutura curricular e pouco articuladas às outras, talvez não consigam promover com efetividade a esperada mudança no sentido de formar um profissional de isioterapia generalista, reflexivo e humanista |
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O corpo na história e o paradigma biomédico na mudança curricular da fisioterapiaCorpo humanoAspectos sociaisAntropologia e saúdeFisioterapiaCurrículosPhysiotherapyHuman body - Social aspectsCurriculum changeResumo: O século XX terminou com significativos avanços no setor saúde no Brasil a partir da implementação do SUS A mudança no modelo de atenção, onde se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos comprometidos com a realidade social e também com perfil e habilidades de operacionalização dessas transformações O objetivo principal desse trabalho é analisar a construção histórico-antropológica do conhecimento sobre o corpo e a influência do modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina Busca-se avaliar quais modificações as mudanças curriculares realizadas visam alcançar, assim como identificar as ideologias subjacentes na busca do perfil profissional almejado de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Fisioterapia: generalista, reflexivo e humanista O foco de análise serão os currículos de 1992 e o de 26 Nesse sentido, necessidade de compreender o fenômeno social que perpassa o corpo, enquanto lugar da materialidade das ações de saúde faz-se presente, pois é por meio das representações corporais atreladas às de saúde que se pode observar as práticas hegemônicas da biomedicina, enquanto reducionismos e fragmentações dos saberes Assim, o saber biomédico assume uma postura normativa, já que centrado na biologia individual, desvincula arbitrariamente o contexto sócio-cultural no qual a doença é elaborada e o corpo percebido Esta Dissertação pauta-se nas metodologias da pesquisa qualitativa, com recurso de entrevistas em profundidade, levantamento bibliográfico e documental e análise de conteúdo Foi possível observar, através da análise das entrevistas, que existe uma preocupação por parte do corpo docente com uma abordagem que contemple o paciente na sua totalidade Contudo, o discurso apresenta-se, muitas vezes, de forma contraditória, pois oscila entre dois pólos: de um lado, a realidade técnica e a exigência de um saber especializado imposto por essa realidade e pautado na pregnância de um modelo hegemônico de longa duração; e, por outro lado, a necessidade de práticas mais humanizadas frente à insatisfação da sociedade em geral devido a uma tendência à coisificação do ser nesse desenrolar histórico Apesar das mudanças, ainda são tímidas as iniciativas que possam dar conta ou relativizar o conhecimento sobre o corpo em outras culturas e realidades sociais, tendo em vista que as disciplinas do eixo das Ciências Sociais e Humanas, pouco representadas na nova estrutura curricular e pouco articuladas às outras, talvez não consigam promover com efetividade a esperada mudança no sentido de formar um profissional de isioterapia generalista, reflexivo e humanistaDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: The 2th century ended with significant advances in the Brazilian health sector with the implementation of the SUS Changes in the attention model, where a broader conception of health was taken, brought not just a reform in the services but also the necessity to create mechanisms that consequently sought to qualify professionals committed to the social reality and with a profile and qualifications to deal with these transformations The principal objective of this work is to analyze the historicalanthropological construction of knowledge about the body and the influence of the biomedical model in the range of qualification of physical therapist, of the Londrina State University It is sought to evaluate what modifications the curricular changes done tried to attain, as well as identify the underlying ideologies in the search for the professional profile desired in accord with the national curricular directives for graduation in Physical Therapy: generalist, reflexive and humanist The focus of the analysis will be the curricula from 1992 and those of de 26 In this sense, the necessity of understanding the social phenomenon which the passes over the body, whilst in place of the materialism of the actions of health which was present, because it is by means of the bodily representations bound to those of health in which may be observed the hegemonic practices of biomedicine, whilst reductionist and fragmentations of the knowledge Thus the biomedical knowledge assumes a normative posture, which, already centered on individual biology, disengages it arbitrarily from the social-cultural context in which the illness is prepared and the body perceived This thesis is ruled by the methodologies of qualitative research with the use of in depth interviews, bibliographic and documental surveys and context analysis It was possible to observe, by means of analyzing the interviews, that there is a preoccupation on the part of the teaching bodies with an approach that covers the patient as a whole However, the discourse many times presents itself in a contradictory manner, because it oscillates between two poles: on one hand the technical reality and the requirement for a specialized knowledge imposed by this reality and ruled by the pregnancy of a long term political model; and on the other hand, the necessity for more human practices in the face of the dissatisfaction of society in general due to a tendency to shape the being in unrolling this history In spite of the changes, the initiatives which may accomplish results or comparative knowledge about the body in other cultures and social realities, bearing in mind that disciplines in the Social and Human Science and axis are little represented in the new curricular structure and little spoken of in others, maybe not be able to promote the expected changes effectively in the feeling of qualifying a generalist, reflexive and humanist Physical Therapy professionalJeolás, Leila Sollberger [Orientador]Concone, Maria Helena Villas BôasFujisawa, Dirce ShizukoSumiya, Alberto2024-05-01T12:52:47Z2024-05-01T12:52:47Z2007.0021.05.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10924porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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