A mãe do bebê prematuro : um olhar psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Karina Stagliano de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9521
Resumo: Resumo: Essa Dissertação é um trabalho produzido na Linha 1- Avaliação Psicológica e Processos Clínicos do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina Em razão do alto índice de nascimentos prematuros no Brasil, a prematuridade é um evento bastante preocupante Somam-se a isso as especificidades orgânicas e psíquicas que fazem parte dos bebês que nascem muito prematuros e/ou prematuros extremos, visto que são bebês extremamente frágeis que necessitam de longas e significativas intervenções médicas O nascimento desse bebê prematuro, devido ao momento gestacional em que ocorre, promove uma mudança das transformações no psiquismo materno, as quais são responsáveis, não somente pela organização psíquica da maternidade, como também para a articulação do “berço psíquico” no qual se acomodará o bebê Irrompe-se, diante desse quadro, uma mãe cujo lugar materno, em construção, foi antecipado em virtude de um corte Dessa maneira, a partir da experiência psicanalítica da clínica com bebês em Estimulação Precoce, surgiu o questionamento a respeito dos sentimentos das mulheres cujos filhos nasceram bastante prematuros Isto posto, o objetivo deste estudo foi investigar os sentimentos e as vivências das mães de bebês muito prematuros e/ou prematuros extremos ainda hospitalizados Ocorreu por meio de pesquisa clínico-qualitativa cujos participantes foram mães de bebês, muito prematuros e/ou prematuros extremos, internados sob os cuidados das respectivas unidades de terapia neonatal A técnica para coleta dos dados foi a amostragem intencional com fechamento da amostra por saturação teórica, cujo instrumento foi a entrevista semidirigida A técnica utilizada para a lapidação dos achados foi a análise temática de conteúdo, com a estipulação de cinco categorias a posteriori, analisadas segundo o referencial teórico da psicanálise: “Eu entrei em choque, falei ‘e agora como vai ser’?”: O encontro com o Real e a vivência traumática; Encontro com o bebê: o bebê sonhado e o bebê real; A vivência do luto da gestação idealizada e seus desdobramentos; Ser mãe de um bebê muito prematuro e suas vicissitudes e Considerações sobre a relação entre as mães e a equipe hospitalar Constatou-se que as mães desses bebês passam por uma vivência traumática com a antecipação do parto Somam-se a isso, o difícil encontro com o bebê que se mostra na realidade, o processo de enlutamento da gestação idealizada, o medo da morte iminente do bebê e o difícil exercício da função materna, a qual se mostra limitada nessa fase de internamento Por fim, destacou-se a importância do acompanhamento psicológico materno, com o objetivo da ressignificação dos acontecimentos relacionados a essa problemática, de forma a melhor elaborar o encontro com o bebê real e o exercício da função materna, além de destacar a relevância do trabalho com a equipe de saúde e do acolhimento psicológico também desses profissionais
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Encontro com o bebê: o bebê sonhado e o bebê real; A vivência do luto da gestação idealizada e seus desdobramentos; Ser mãe de um bebê muito prematuro e suas vicissitudes e Considerações sobre a relação entre as mães e a equipe hospitalar Constatou-se que as mães desses bebês passam por uma vivência traumática com a antecipação do parto Somam-se a isso, o difícil encontro com o bebê que se mostra na realidade, o processo de enlutamento da gestação idealizada, o medo da morte iminente do bebê e o difícil exercício da função materna, a qual se mostra limitada nessa fase de internamento Por fim, destacou-se a importância do acompanhamento psicológico materno, com o objetivo da ressignificação dos acontecimentos relacionados a essa problemática, de forma a melhor elaborar o encontro com o bebê real e o exercício da função materna, além de destacar a relevância do trabalho com a equipe de saúde e do acolhimento psicológico também desses profissionaisDissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em PsicologiaAbstract: This dissertation is a work produced in line 1- psychological evaluation and clinical processes of the graduate program in psychology of the state university of londrina In the reason of the rate of preterm births in brazil, prematurity is a very worrying event Added to this are the organic and psychic specificities that are part of very premature and/or premature infants, since they are extremely fragile infants who require long and significant medical interventions The birth of this premature baby, due to the gestational moment in which it occurs, promotes a change of the transformations in the maternal psyche, which are responsible, not only for the psychic organization of motherhood, but also for the articulation of the "psychic cradle" in which it will accommodate the baby In the face of this picture, a mother breaks out, whose maternal place, under construction, was anticipated by virtue of a cut Thus, from the psychoanalytic experience of the clinic with infants in early stimulation, the question about the feelings of the women whose children were born prematurely arose Therefore, the objective of this study was to investigate the feelings and experiences of the mothers of extremely premature and/or premature infants who are still hospitalized It occurred through clinical-qualitative research whose participants were mothers of babies, very premature and/or extremely premature, hospitalized under the care of the respective units of neonatal therapy The technique for data collection was the intentional sampling with closure of the sample by theoretical saturation, whose instrument was the semi-directed interview The technique used for the stoning of the findings was the thematic analysis of content, with the stipulation of five categories a posteriori, analyzed according to the theoretical reference of psychoanalysis: "I went into shock, I said 'and now how will it be?” Encounter with the real and the traumatic experience; Encounter with the baby: the dreamed baby and the real baby; The experience of the mourning of the idealized gestation and its unfolding; Being a mother of a very premature baby and its vicissitudes and Considerations about the relationship between mothers and hospital staff It was verified that the mothers of these babies go through a traumatic experience with the anticipation of childbirth Added to this are the difficult encounters with the baby that are shown in reality, the idealized gestation process, the fear of the imminent death of the baby and the difficult exercise of the maternal function, which is limited at this stage of hospitalization Finally, the importance of maternal psychological monitoring was emphasized, aiming at the re-signification of the events related to this problem, in order to better elaborate the encounter with the real baby and the exercise of the maternal function, besides highlighting the relevance of the work with the health team and the psychological reception of these professionalsCordeiro, Sílvia Nogueira [Orientador]Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dosCremasco, Maria Virgínia FilomenaCampos, Karina Stagliano de2024-05-01T12:08:37Z2024-05-01T12:08:37Z2019.0001.07.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9521porMestradoPsicologiaCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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