Estimulação audiovisual e respostas psicofisiológicas durante exercício físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinícius Barreto da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13467
Resumo: Resumo: Estímulos auditivos e visuais têm sido amplamente utilizados em ambientes de desporto e exercício, como uma forma de melhorar o desempenho e manipular parâmetros psicofisiológicos Estímulos audiovisuais, aparentemente, atuam no processo de atenção e evocam respostas emocionais, seguindo uma sequência hierárquica de eventos Os mecanismos centrais e periféricos que sustentam os efeitos de estímulos auditivos e visuais em situações relacionadas ao exercício são até então pouco pesquisados, devido ao fato de que a tecnologia compatível só foi desenvolvida recentemente O presente estudo irá aprofundar a compreensão dos mecanismos físiológicos que sustentam os efeitos da estimulação sensorial durante a execução de tarefas motoras realizadas em diferentes intensidades de exercício O primeiro experimento da presente Dissertação identificou que vídeos motivacionais são capazes de melhorar o desempenho em exercício físico, e levar participantes a sentirem níveis mais elevados de motivação durante a execução de uma tarefa isométrica máxima de preensão manual O estímulo motivacional utilizado no presente estudo modulou a amplitude de ondas teta (baixa frequência), no córtex frontal e ondas beta (alta frequência) nas áreas centrais do cérebro; aparentemente, o conteúdo motivacional do estímulo sensorial agiu sobre a atividade do comando motor central, regulando as ondas de baixa e alta frequência Estas respostas combinadas, provocadas pelos estímulos audiovisuais, parecem ser a base dos efeitos dos estímulos motivacionais sobre as respostas psicofisiológicas que ocorrem durante a execução de exercício fatigante O segundo estudo teve como objetivo manipular variáveis psicofísiológicas de indivíduos fisicamente ativos, usando um ambiente imersivo, com projeções perceptuais de modelos de exercício extremos durante exercício submáximo em clicossimulador Os resultados do presente estudo demonstraram que projeções perceptuais são capazes de alterar as respostas perceptuais e cardíacas dos indivíduos em exercício submáximo, onde em condição de projeções perceptuais negativas os sujeitos tiveram uma maior percepção de cansaço, quando comparado com condições de projeções facilitadoras e neutras Já a frequência cardíaca apresentou uma redução da atividade simpática nos minutos finais de teste na condição de projeções facilitadoras, quando comparada com as outras duas condições A partir dos resultados deste estudo pode-se concluir que a estimulação audiovisual pode interferir diretamente nas respostas afetivas e de desempenho dos indivíduos em tarefas motoras envolvendo pequenos grupos musculares, como preensão manual, e também em tarefas mais complexas, como pedalar
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: Auditory and visual stimuli have been widely used in sport and exercise settings as a means by which to enhance task performance and up/downregulate psychophysiological responses Audiovisual stimuli are hypothesised to act upon attentional processes and evoke emotional responses by following a hierarchical sequence of events The central and peripheral mechanisms that underpin the effects of auditory and visual stimuli during exercise-related situations are hitherto under-researched, due to the fact that compatible technology has been only recently developed The present study will attempt to further understanding of the physiological mechanisms that underlie the effects of sensory stimulation during the execution of motor tasks performed at different exercise intensities The first experiment of the present dissertation identified that a motivational piece of video enhanced exercise performance and led participants to experience higher levels of situational motivation while executing an exhaustive isometric handgrip-squeezing task The motivational stimulus used in the present study down-modulated the amplitude of theta waves in the frontal cortex and up-modulate beta waves in the central areas of the brain It has been theorised that the motivational content of the sensory stimulus acted upon the activity of the central motor command as a means by which to counteract the effects of afferent feedback on fatigue-related sensations This combined response elicited by the auditory and visual sensory cues appears to underlie the effects of motivational stimuli on psychophysiological responses that occur during the execution of fatiguing exercises The second study aimed to manipulate psychophysiological variables of physically active individuals using an immersive environment with perceptual projections of extreme exercise models during submaximal exercise in clicossimulador The results of this study demonstrated that perceptual projections are able to change the perceptual and cardiac responses of individuals in submaximal exercise, which in a position of negative perceptual projections subjects had a greater sense of fatigue when compared with conditions facilitative and neutral projections Already heart rate showed a reduction in sympathetic activity in the final minute test provided facilitative projections compared with the other two conditions From the results of this study it can be concluded that visual stimulation can interfere directly in the affective responses and performance of individuals in motor tasks involving small muscle groups such as handgrip, and also more complex tasks such as pedallingAltimari, Leandro Ricardo [Orientador]Dourado, Antônio CarlosBuzzachera, Cosme FranklinSilva, Vinícius Barreto da2024-05-01T14:15:22Z2024-05-01T14:15:22Z2016.0010.05.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13467porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - 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