A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Helena Ester Munari Nicolau
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14590
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem por temática a produção musical voltada para crianças, especificamente as canções, suas relações com o que se propõe entender por letramento musical e consequentes possibilidades de inclusão cultural O ponto de partida do trabalho é a produção musical gerada no projeto de ensino e extensão Música Criança, do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina A pesquisa orienta-se no sentido de investigar como a produção de canções para crianças pode contribuir para o processo de desenvolvimento da musicalidade (musicalização), de maneira a promover a inclusão cultural A partir da compreensão de música como linguagem, o trabalho visa trazer as contribuições de recentes estudos sobre letramento para a área de educação musical, a fim de colaborar com as reflexões sobre o exercício da cidadania por meio da inclusão cultural, efetivada na proposta de universalização do acesso aos bens culturais, entre eles a música A abordagem metodológica escolhida para a pesquisa é de caráter qualitativo e constitui-se dos procedimentos: revisão de literatura com análise de conteúdo; análise semiótica das canções que constituem o corpus da pesquisa; revisão de documentos em áudio e em vídeo (palestra e documentário) para levantamento de informações; apreciação dos textos dos poemas e das partituras correspondentes às canções A revisão de literatura recai sobre os temas relacionados à música e à inclusão cultural; ao letramento e à musicalização; à composição de canções A análise das canções, como textos sincréticos, busca relações significativas entre letra e música na construção do sentido Sob o ponto de vista da semiótica greimasiana, a análise ressalta o nível discursivo, por sua relação com as características do pensar e agir da criança entre três e dez anos, faixa etária à qual se direcionam as canções A análise musical leva em conta, principalmente, o desenho melódico e a estruturação harmônica, entendidos como formas expressivas que, por sua vez, relacionam-se com o texto verbal, com ênfase nas figuras de retórica musical
id UEL_165f6579aa4cb8260be893582dad558f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14590
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão culturalSemióticaMúsica e poesiaComposição (Música)SemioticsResumo: O presente trabalho tem por temática a produção musical voltada para crianças, especificamente as canções, suas relações com o que se propõe entender por letramento musical e consequentes possibilidades de inclusão cultural O ponto de partida do trabalho é a produção musical gerada no projeto de ensino e extensão Música Criança, do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina A pesquisa orienta-se no sentido de investigar como a produção de canções para crianças pode contribuir para o processo de desenvolvimento da musicalidade (musicalização), de maneira a promover a inclusão cultural A partir da compreensão de música como linguagem, o trabalho visa trazer as contribuições de recentes estudos sobre letramento para a área de educação musical, a fim de colaborar com as reflexões sobre o exercício da cidadania por meio da inclusão cultural, efetivada na proposta de universalização do acesso aos bens culturais, entre eles a música A abordagem metodológica escolhida para a pesquisa é de caráter qualitativo e constitui-se dos procedimentos: revisão de literatura com análise de conteúdo; análise semiótica das canções que constituem o corpus da pesquisa; revisão de documentos em áudio e em vídeo (palestra e documentário) para levantamento de informações; apreciação dos textos dos poemas e das partituras correspondentes às canções A revisão de literatura recai sobre os temas relacionados à música e à inclusão cultural; ao letramento e à musicalização; à composição de canções A análise das canções, como textos sincréticos, busca relações significativas entre letra e música na construção do sentido Sob o ponto de vista da semiótica greimasiana, a análise ressalta o nível discursivo, por sua relação com as características do pensar e agir da criança entre três e dez anos, faixa etária à qual se direcionam as canções A análise musical leva em conta, principalmente, o desenho melódico e a estruturação harmônica, entendidos como formas expressivas que, por sua vez, relacionam-se com o texto verbal, com ênfase nas figuras de retórica musicalTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This work has as a theme the musical production driven for children, specifically the songs, their relation with which is proposed to be understood as musical literacy and resulting possibilities of cultural inclusion The start point of this work is the musical production made in the teaching and extension project Música Criança, of the Department of Music and Theatre of the State University of Londrina The research is oriented to investigate how the production of songs for children can contribute to the process of the development of musicality (music learning process), in a sense of to promote the cultural inclusion Starting from the comprehension of music as a language, the work aim to bring the contributions of recent studies about literacy to the area of musical education in order to collaborate with the reflections about the practice of the citizenship by the means of the cultural inclusion, realized in the proposal of universalization of the access to cultural goods, among them the music The methodological approach chosen to the research is of the qualitative nature and has as procedures: review of the literature with content analysis; semiotic analysis of the songs that are part of the corpus of the research; review of audio and video documents (lecture and documentary) to the survey of information, appreciation of the poem's texts and of the respective score of the songs The review of literature lead to the themes related with the music and to cultural inclusion; to literacy and music leaning process; to the songs' composition The analysis of the songs, as syncretic texts, seeks to significant relations between lyrics and music on the construction of meaning From the point of view of Greimas’ semiotics, the analysis highlight the discursive level, because of its relation with the characteristics of thinking and act of children between three and ten years old, age-group targeted by the songs The musical analysis takes into account, mainly, the melodic draw and the harmonic structure, understood as expressive forms that in turn are related to the verbal texts, with emphasis on the figures of the musical rhetoricLimoli, Loredana [Orientador]Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira deMafra, Núbio Delanne FerrazLima, Ângela Maria de SousaLima, Sheila OliveiraLoureiro, Helena Ester Munari Nicolau2024-05-01T14:33:17Z2024-05-01T14:33:17Z2016.0002.03.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14590porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14590Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural
title A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural
spellingShingle A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural
Loureiro, Helena Ester Munari Nicolau
Semiótica
Música e poesia
Composição (Música)
Semiotics
title_short A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural
title_full A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural
title_fullStr A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural
title_full_unstemmed A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural
title_sort A interação entre música e poesia na construção de sentido em canções para crianças : contribuições para o processo de musicalização na perspectiva de letramento musical e inclusão cultural
author Loureiro, Helena Ester Munari Nicolau
author_facet Loureiro, Helena Ester Munari Nicolau
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Limoli, Loredana [Orientador]
Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
Mafra, Núbio Delanne Ferraz
Lima, Ângela Maria de Sousa
Lima, Sheila Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Helena Ester Munari Nicolau
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Música e poesia
Composição (Música)
Semiotics
topic Semiótica
Música e poesia
Composição (Música)
Semiotics
description Resumo: O presente trabalho tem por temática a produção musical voltada para crianças, especificamente as canções, suas relações com o que se propõe entender por letramento musical e consequentes possibilidades de inclusão cultural O ponto de partida do trabalho é a produção musical gerada no projeto de ensino e extensão Música Criança, do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina A pesquisa orienta-se no sentido de investigar como a produção de canções para crianças pode contribuir para o processo de desenvolvimento da musicalidade (musicalização), de maneira a promover a inclusão cultural A partir da compreensão de música como linguagem, o trabalho visa trazer as contribuições de recentes estudos sobre letramento para a área de educação musical, a fim de colaborar com as reflexões sobre o exercício da cidadania por meio da inclusão cultural, efetivada na proposta de universalização do acesso aos bens culturais, entre eles a música A abordagem metodológica escolhida para a pesquisa é de caráter qualitativo e constitui-se dos procedimentos: revisão de literatura com análise de conteúdo; análise semiótica das canções que constituem o corpus da pesquisa; revisão de documentos em áudio e em vídeo (palestra e documentário) para levantamento de informações; apreciação dos textos dos poemas e das partituras correspondentes às canções A revisão de literatura recai sobre os temas relacionados à música e à inclusão cultural; ao letramento e à musicalização; à composição de canções A análise das canções, como textos sincréticos, busca relações significativas entre letra e música na construção do sentido Sob o ponto de vista da semiótica greimasiana, a análise ressalta o nível discursivo, por sua relação com as características do pensar e agir da criança entre três e dez anos, faixa etária à qual se direcionam as canções A análise musical leva em conta, principalmente, o desenho melódico e a estruturação harmônica, entendidos como formas expressivas que, por sua vez, relacionam-se com o texto verbal, com ênfase nas figuras de retórica musical
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.03.2016
2016.00
2024-05-01T14:33:17Z
2024-05-01T14:33:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14590
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823270269091840