Estratégias genéricas e estilos cognitivos : um estudo descritivo das empresas do setor do vestuário de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11342
Resumo: Resumo: A atividade industrial do setor do vestuário de Londrina tem uma participação destacada na economia local, regional e nacional Mas, obtiveram um crescimento no volume de vendas demasiadamente inferior ao do conjunto das demais empresas locais no período de 21 a 25 Tal constatação pode ter ligação com as características dos gestores e das empresas O objetivo da pesquisa foi descrever as estratégicas genéricas e os estilos cognitivos adotados na gestão das empresas do setor do vestuário do Município de Londrina Os procedimentos metodológicos incluíram: i) revisão de literatura sobre estratégias, estilos cognitivos e setor do vestuário; ii) coleta de dados primários para a caracterização dos gestores das empresas do setor do vestuário de Londrina; iii) classificação das empresas do setor dentro das quatro categorias teóricas das estratégias genéricas de Milles e Snow (1978); iv) classificação dos estilos cognitivos os gestores das empresas do setor segundo a tipologia de Kirton (1976); v) correlação entre a variável estratégia genérica com a variável estilo cognitivo A pesquisa de campo proporcionou a coleta de dados primários a partir da aplicação de um questionário respondido por 3 gestores O questionário - desenvolvido a partir dos conceitos analisados na revisão de literatura - era composto por três blocos de perguntas Verificou-se que quinze empresas apresentavam características de empresas analíticas, dez prospectivas, três defensivas e duas reativas A freqüência de gestores (86%) com pontuação entre 8 e 112 pontos superou o esperado (67%) Não se encontrou nenhum gestor com características de extremo adaptador Foram quatro os gestores que se enquadraram como extremos inovadores O coeficiente de correlação encontrado entre as principais variáveis, estratégia e estilo, ficou em ,129, considerado uma força de associação leve, quase imperceptível Conclui-se que o fato da amostra de empresas ser pequena não foi possível comprovar a associação entre estilos cognitivos e estratégias genéricas nas empresas do setor do vestuário de Londrina
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