Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863
Resumo: Resumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em grupos
id UEL_17aa3b2f01c14076886033d2933a6fae
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10863
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamentalCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoCiências (Primeiro grau)Grupo de aprendizagemPsicologia educacionalScience - Study and teachingEducational psychologyResumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em gruposDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This paper aims at investigating the bonds of different nature which are established among groups under teaching situations and, at the same time, understanding the way by which they are formatted for the accomplishment of their tasks It describes the dynamic of a group consisting of four 9-1 year old students in a science workshop The theoretical reference used to evaluate and interpret the data is psychoanalytic-oriented, especially Pichon-Rivière’s Bond Theory The evaluation of the data focuses on the bonds established by the groups with their task, their teacher and among their members, as well as the roles assumed by the students regarding the accomplishment of the tasks proposed by their teacher In conclusion, the paper points at some subsidies for the teacher to plan his/her intervention, contemplate his/her role as leader and coordinator of the work in the classroom, in the sense of favoring learning in situations under which the tasks are accomplished in groupBarros, Marcelo Alves [Orientador]Laburú, Carlos EduardoBarolli, ElisabethRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia2024-05-01T12:51:13Z2024-05-01T12:51:13Z2005.0009.11.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
title Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
spellingShingle Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Ciências (Primeiro grau)
Grupo de aprendizagem
Psicologia educacional
Science - Study and teaching
Educational psychology
title_short Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
title_full Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
title_fullStr Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
title_sort Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
author Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
author_facet Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Marcelo Alves [Orientador]
Laburú, Carlos Eduardo
Barolli, Elisabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Ciências (Primeiro grau)
Grupo de aprendizagem
Psicologia educacional
Science - Study and teaching
Educational psychology
topic Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Ciências (Primeiro grau)
Grupo de aprendizagem
Psicologia educacional
Science - Study and teaching
Educational psychology
description Resumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em grupos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 09.11.2005
2005.00
2024-05-01T12:51:13Z
2024-05-01T12:51:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823294286725120