Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em grupos |
id |
UEL_17aa3b2f01c14076886033d2933a6fae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10863 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamentalCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoCiências (Primeiro grau)Grupo de aprendizagemPsicologia educacionalScience - Study and teachingEducational psychologyResumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em gruposDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This paper aims at investigating the bonds of different nature which are established among groups under teaching situations and, at the same time, understanding the way by which they are formatted for the accomplishment of their tasks It describes the dynamic of a group consisting of four 9-1 year old students in a science workshop The theoretical reference used to evaluate and interpret the data is psychoanalytic-oriented, especially Pichon-Rivière’s Bond Theory The evaluation of the data focuses on the bonds established by the groups with their task, their teacher and among their members, as well as the roles assumed by the students regarding the accomplishment of the tasks proposed by their teacher In conclusion, the paper points at some subsidies for the teacher to plan his/her intervention, contemplate his/her role as leader and coordinator of the work in the classroom, in the sense of favoring learning in situations under which the tasks are accomplished in groupBarros, Marcelo Alves [Orientador]Laburú, Carlos EduardoBarolli, ElisabethRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia2024-05-01T12:51:13Z2024-05-01T12:51:13Z2005.0009.11.2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental |
title |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental |
spellingShingle |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Ciências (Primeiro grau) Grupo de aprendizagem Psicologia educacional Science - Study and teaching Educational psychology |
title_short |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental |
title_full |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental |
title_fullStr |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental |
title_sort |
Análise da dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no ensino fundamental |
author |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
author_facet |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Marcelo Alves [Orientador] Laburú, Carlos Eduardo Barolli, Elisabeth |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Ciências (Primeiro grau) Grupo de aprendizagem Psicologia educacional Science - Study and teaching Educational psychology |
topic |
Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensino Ciências (Primeiro grau) Grupo de aprendizagem Psicologia educacional Science - Study and teaching Educational psychology |
description |
Resumo: Este trabalho pretende investigar os vínculos de diferentes naturezas que se estabelecem nos grupos em situações de ensino e, ao mesmo tempo, compreender a maneira como se estruturam para a realização de suas tarefas Descreve a dinâmica de um grupo constituído por quatro alunos entre 9-1 anos de idade em uma oficina de ciências O referencial teórico utilizado para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente a Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière A análise dos dados focaliza os vínculos estabelecidos pelo grupo com a atividade, com a professora e entre seus membros, assim como os papéis assumidos pelos alunos na realização das atividades propostas pela professora Conclui apontando alguns subsídios para o professor planejar sua intervenção, refletir sobre seu papel como líder e coordenador do trabalho em sala de aula, no sentido de favorecer a aprendizagem em situações nas quais as tarefas são realizadas em grupos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
09.11.2005 2005.00 2024-05-01T12:51:13Z 2024-05-01T12:51:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823294286725120 |