Argumentação na mídia impressa : a copa do mundo de 2014
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210620 |
Resumo: | A mídia impressa, seja ela reportagem, editorial, carta do leitor, artigo de opinião ou propaganda, faz uso de determinados recursos para promover a interação com o interlocutor. O Brasil, ao realizar e organizar a Copa do Mundo, em 2014, foi palco da publicação, nos mais diversos veículos midiáticos, de uma profusão de textos referentes ao evento. Em nossa dissertação, tendo como base o evento Copa do Mundo de 2014, selecionamos dois gêneros discursivos, considerados altamente argumentativos: o artigo de opinião e a propaganda, ambos relativos à Copa e repletos de recursos persuasivos que enriqueceram a mensagem neles contida, os quais analisaremos com base nas teorias fornecidas pela Semântica Argumentativa e pela Linguística Textual. Os principais mecanismos analisados são: a) adjetivação; b) processos intensificadores; c) operadores argumentativos; d) dêiticos; e) intencionalidade; f) situacionalidade. Os textos selecionados para análise dão provas de como um único acontecimento pode gerar opiniões distintas, sentimentos controversos, dúvidas e consequências que ficarão marcadas por muito tempo na mente dos brasileiros, demonstrando o quanto a argumentação e seus recursos são fundamentais, inclusive quando se refere à identificação dos aspectos relacionados à ideologia. Quanto ao teor dos textos, no artigo de opinião, encontramos um humor sarcástico do enunciador, que faz denúncias quanto à organização, à realização e ao patriotismo dos torcedores, além de muitas outras críticas contidas nas entrelinhas. Nas propagandas, há a convocação do público para torcer e vibrar junto com o Banco Itaú e, também, em comprometer-se em estar com a seleção até mesmo depois da derrota e eliminação histórica da seleção brasileira. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisArgumentação na mídia impressa : a copa do mundo de 2014Argumentation in the print media : the World Cup 20142016-02-05Esther Gomes de Oliveira . Rosemeri Passos Baltazar Machado Rosane Suely Álvares LunardelliAna Cláudia Dévara BezerraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRA mídia impressa, seja ela reportagem, editorial, carta do leitor, artigo de opinião ou propaganda, faz uso de determinados recursos para promover a interação com o interlocutor. O Brasil, ao realizar e organizar a Copa do Mundo, em 2014, foi palco da publicação, nos mais diversos veículos midiáticos, de uma profusão de textos referentes ao evento. Em nossa dissertação, tendo como base o evento Copa do Mundo de 2014, selecionamos dois gêneros discursivos, considerados altamente argumentativos: o artigo de opinião e a propaganda, ambos relativos à Copa e repletos de recursos persuasivos que enriqueceram a mensagem neles contida, os quais analisaremos com base nas teorias fornecidas pela Semântica Argumentativa e pela Linguística Textual. Os principais mecanismos analisados são: a) adjetivação; b) processos intensificadores; c) operadores argumentativos; d) dêiticos; e) intencionalidade; f) situacionalidade. Os textos selecionados para análise dão provas de como um único acontecimento pode gerar opiniões distintas, sentimentos controversos, dúvidas e consequências que ficarão marcadas por muito tempo na mente dos brasileiros, demonstrando o quanto a argumentação e seus recursos são fundamentais, inclusive quando se refere à identificação dos aspectos relacionados à ideologia. Quanto ao teor dos textos, no artigo de opinião, encontramos um humor sarcástico do enunciador, que faz denúncias quanto à organização, à realização e ao patriotismo dos torcedores, além de muitas outras críticas contidas nas entrelinhas. Nas propagandas, há a convocação do público para torcer e vibrar junto com o Banco Itaú e, também, em comprometer-se em estar com a seleção até mesmo depois da derrota e eliminação histórica da seleção brasileira.The print media, whether report, editorial, readers letter, opinion piece or advertisement, makes use of certain features to foster interaction with interlocutors. As Brazil organised and held the World Cup in 2014, the country faced a profusion of texts related to it. Based on that, we selected two discoursive genres that are considered highly argumentative: the opinion piece and the advertisement, both related to the sports event and full of persuasive features that enrich their message. In this research, guided by theories provided by Text Linguistics and Argumentative Semantics, we analysed some of the most important features from the corpus, which are: a) adjectives; b) intensifiers; c) argumentative operators; d) deixis; e) intentionality; f) situationality. The selected texts give evidence that a single affair can generate different ideas, mixed feelings, doubts and consequences which will be etched on the Brazilians memory for a long time, showing how fundamental argumentation and its features are, even when related to the identification of aspects regarding ideology. When it comes to the tone of the texts, the opinion piece presents a sarcastic enunciator, who criticises the organisation and the realization of the World Cup 2014 and the patriotism of its supporters, in addition to other criticism found between the lines. In the advertisement, there is a call to spectators not only to cheer and celebrate along with Banco Itaú but also to be committed to the Brazilian football team notwithstanding its defeat in an historical elimination.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000210620porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:20Zoai:uel.br:vtls000210620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2017-03-23T15:47:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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