Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Roberta Seles da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10381
Resumo: Resumo: O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor, as quais podem oscilar entre episódios maníacos, hipomaníacos, depressivos ou mistos Tal quadro psiquiátrico pode apresentar impacto em diversos âmbitos da vida do indivíduo, desde o profissional até o interpessoal Tanto intervenções farmacológicas, quanto psicológicas se fazem necessárias Desse modo, delineou-se um programa de intervenção analítico-comportamental para pessoas diagnosticadas com TB, envolvendo estratégias de psicoeducação e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) A própria interação terapêutica também foi utilizada como foco de análise e intervenção, considerando os pressupostos da Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) Além de conscientizar os participantes acerca das características do TB e sobre a importância do tratamento, buscou-se promover condições para que os indivíduos aprendessem a lidar com os próprios sentimentos sem tentar controlá-los, bem como definissem valores de vida e passassem a agir de acordo com os mesmos tanto no contexto terapêutico, quanto em ambiente natural O grupo totalizou 1 sessões e contou com 5 participantes, avaliados antes da intervenção, após e no follow-up de três meses Em cada uma dessas etapas aplicou-se a Escala Young (mania/hipomania), a Escala Hamilton (depressão) e o WHOQOL-bref (qualidade de vida) A maioria das estratégias e metáforas utilizadas foram elaboradas e adaptadas pela pesquisadora em parceria com os demais membros responsáveis pelo trabalho Essa flexibilidade quanto aos recursos da ACT indica que a mesma não se resume à utilização de estratégias e metáforas, uma vez que os princípios que a norteiam podem ser ampliados para os mais diferentes formatos de atendimento e ainda ser capaz de desenvolver repertórios comportamentais que são objetivos da proposta A adoção dos pressupostos da FAP também foi essencial para que as decisões tomadas quanto aos rumos da intervenção fossem contingentes aos comportamentos apresentados por cada participante Essa condição, favoreceu a modelagem direta e a qualidade do relacionamento entre os membros do grupo A partir da avaliação dos participantes e da equipe de pesquisa, considerou-se que as estratégias elaboradas e o formato do programa foram adequados para atender a demanda específica do grupo e desenvolver repertório para lidar com as contingências relacionadas ao TB Ademais, a avaliação demonstrou que após a intervenção houve redução nos sintomas e melhora nos aspectos físico e psicológico da qualidade de vida Observou-se correlação estatística entre o escore no domínio psicológico e a frequência nas sessões do grupo Considerando a complexidade característica de uma intervenção baseada em ACT e as demandas apresentadas pelos participantes, acredita-se que uma intervenção com um número maior de sessões poderia ser benéfica, de modo a trabalhar cada um dos pilares da ACT (aceitação, desfusão, self como contexto, momento presente, valores e ação comprometida) com mais tempo e profundidade Tal condição poderia auxiliar na modelação de repertórios comportamentais relevantes tanto para a dimensão intrapessoal, quanto para a interpessoal de cada participante, favorecendo o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e a melhora na qualidade de vida
id UEL_1a9f99c147db9ee90a9cde36cf6a012e
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10381
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupoAnálise do comportamentoTranstorno bipolarHumor (Psicologia)Behavioral analysisBipolar disordersMood (Psychology)Resumo: O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor, as quais podem oscilar entre episódios maníacos, hipomaníacos, depressivos ou mistos Tal quadro psiquiátrico pode apresentar impacto em diversos âmbitos da vida do indivíduo, desde o profissional até o interpessoal Tanto intervenções farmacológicas, quanto psicológicas se fazem necessárias Desse modo, delineou-se um programa de intervenção analítico-comportamental para pessoas diagnosticadas com TB, envolvendo estratégias de psicoeducação e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) A própria interação terapêutica também foi utilizada como foco de análise e intervenção, considerando os pressupostos da Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) Além de conscientizar os participantes acerca das características do TB e sobre a importância do tratamento, buscou-se promover condições para que os indivíduos aprendessem a lidar com os próprios sentimentos sem tentar controlá-los, bem como definissem valores de vida e passassem a agir de acordo com os mesmos tanto no contexto terapêutico, quanto em ambiente natural O grupo totalizou 1 sessões e contou com 5 participantes, avaliados antes da intervenção, após e no follow-up de três meses Em cada uma dessas etapas aplicou-se a Escala Young (mania/hipomania), a Escala Hamilton (depressão) e o WHOQOL-bref (qualidade de vida) A maioria das estratégias e metáforas utilizadas foram elaboradas e adaptadas pela pesquisadora em parceria com os demais membros responsáveis pelo trabalho Essa flexibilidade quanto aos recursos da ACT indica que a mesma não se resume à utilização de estratégias e metáforas, uma vez que os princípios que a norteiam podem ser ampliados para os mais diferentes formatos de atendimento e ainda ser capaz de desenvolver repertórios comportamentais que são objetivos da proposta A adoção dos pressupostos da FAP também foi essencial para que as decisões tomadas quanto aos rumos da intervenção fossem contingentes aos comportamentos apresentados por cada participante Essa condição, favoreceu a modelagem direta e a qualidade do relacionamento entre os membros do grupo A partir da avaliação dos participantes e da equipe de pesquisa, considerou-se que as estratégias elaboradas e o formato do programa foram adequados para atender a demanda específica do grupo e desenvolver repertório para lidar com as contingências relacionadas ao TB Ademais, a avaliação demonstrou que após a intervenção houve redução nos sintomas e melhora nos aspectos físico e psicológico da qualidade de vida Observou-se correlação estatística entre o escore no domínio psicológico e a frequência nas sessões do grupo Considerando a complexidade característica de uma intervenção baseada em ACT e as demandas apresentadas pelos participantes, acredita-se que uma intervenção com um número maior de sessões poderia ser benéfica, de modo a trabalhar cada um dos pilares da ACT (aceitação, desfusão, self como contexto, momento presente, valores e ação comprometida) com mais tempo e profundidade Tal condição poderia auxiliar na modelação de repertórios comportamentais relevantes tanto para a dimensão intrapessoal, quanto para a interpessoal de cada participante, favorecendo o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e a melhora na qualidade de vidaDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Bipolar Disorder- BD -is characterized by mood swings that can vary from maniac, hippomaniac to depressive or a mix of all Such psychiatric circumstances can impact several areas of an individual’s life, from professional to interpersonal Taking into consideration the need for psychological intervention for this population, an analytical behavioral group intervention program was developed for people diagnosed with BD, using Psych education strategies and Acceptance and Commitment Therapy (ACT) Theurapeutical interaction was also used as basis for analysis and intervention, considering the theories of Functional Analytic Psychotherapy (FAP) Besides bringing awareness to participants about the characteristics of BD and about the importance of the treatment, it was also relevant to help individuals learn how to deal with their feelings without trying to control them, defining life values and acting accordingly, both in the treatment context and natural environment The group of 5 participants had 1 sessions They were evaluated before and after the intervention as well as during a 3 month follow up In each one of these stages, the Young Rating Scale (mania/hippomania), the Hamilton Rating Scale (depression) and the WHOQOL-brief (quality of life) were used The majority of the strategies and metaphors used were developed and adapted by the researcher in partnership with other members responsible for the work The flexibility provided by the ACT resources indicated that the therapy does not limit itself to the use of strategies and metaphors, as the principles they are based on can be broadened to the most different formats of therapy and show the ability to develop a behavior pattern The adoption of FAP theories was essential for the decisions made in relation to the intervention planning so that they were coherent with the behavior shown by each participant This condition favored the direct conditioning and the quality of the relationship among group members The evaluation done by the participants and the research team made it possible to consider that the strategies and format used in the program were adequate to meet the group’s needs, as well as to develop a pattern to deal with issues related to BD Furthermore, the evaluation showed that after intervention there was a reduction of the symptoms and an improvement of the physical and psychological aspects of quality of life It was possible to observe a statistical correlation between the psychological domain and the group sessions frequency Considering the complexity of an intervention based on ACT and participants needs, it is possible to believe that an intervention with a higher number of sessions could be beneficial, allowing for a work with a more specific focus in each ACT aspect (acceptance, defusion, self as context, present moment, values and commitment) Such circumstance can help with important behavior conditioning in intrapersonal and interpersonal dimensions for each participant, making it possible to develop healthy relationships and a better quality of lifeSoares, Maria Rita Zoéga [Orientador]Melo, Camila Muchon deMoriyama, Josy de SouzaCosta, Roberta Seles da2024-05-01T12:42:05Z2024-05-01T12:42:05Z2016.0014.10.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10381porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo
title Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo
spellingShingle Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo
Costa, Roberta Seles da
Análise do comportamento
Transtorno bipolar
Humor (Psicologia)
Behavioral analysis
Bipolar disorders
Mood (Psychology)
title_short Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo
title_full Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo
title_fullStr Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo
title_full_unstemmed Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo
title_sort Transtorno bipolar : contribuições de uma intervenção analítico-comportamental em grupo
author Costa, Roberta Seles da
author_facet Costa, Roberta Seles da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]
Melo, Camila Muchon de
Moriyama, Josy de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Roberta Seles da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Transtorno bipolar
Humor (Psicologia)
Behavioral analysis
Bipolar disorders
Mood (Psychology)
topic Análise do comportamento
Transtorno bipolar
Humor (Psicologia)
Behavioral analysis
Bipolar disorders
Mood (Psychology)
description Resumo: O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor, as quais podem oscilar entre episódios maníacos, hipomaníacos, depressivos ou mistos Tal quadro psiquiátrico pode apresentar impacto em diversos âmbitos da vida do indivíduo, desde o profissional até o interpessoal Tanto intervenções farmacológicas, quanto psicológicas se fazem necessárias Desse modo, delineou-se um programa de intervenção analítico-comportamental para pessoas diagnosticadas com TB, envolvendo estratégias de psicoeducação e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) A própria interação terapêutica também foi utilizada como foco de análise e intervenção, considerando os pressupostos da Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) Além de conscientizar os participantes acerca das características do TB e sobre a importância do tratamento, buscou-se promover condições para que os indivíduos aprendessem a lidar com os próprios sentimentos sem tentar controlá-los, bem como definissem valores de vida e passassem a agir de acordo com os mesmos tanto no contexto terapêutico, quanto em ambiente natural O grupo totalizou 1 sessões e contou com 5 participantes, avaliados antes da intervenção, após e no follow-up de três meses Em cada uma dessas etapas aplicou-se a Escala Young (mania/hipomania), a Escala Hamilton (depressão) e o WHOQOL-bref (qualidade de vida) A maioria das estratégias e metáforas utilizadas foram elaboradas e adaptadas pela pesquisadora em parceria com os demais membros responsáveis pelo trabalho Essa flexibilidade quanto aos recursos da ACT indica que a mesma não se resume à utilização de estratégias e metáforas, uma vez que os princípios que a norteiam podem ser ampliados para os mais diferentes formatos de atendimento e ainda ser capaz de desenvolver repertórios comportamentais que são objetivos da proposta A adoção dos pressupostos da FAP também foi essencial para que as decisões tomadas quanto aos rumos da intervenção fossem contingentes aos comportamentos apresentados por cada participante Essa condição, favoreceu a modelagem direta e a qualidade do relacionamento entre os membros do grupo A partir da avaliação dos participantes e da equipe de pesquisa, considerou-se que as estratégias elaboradas e o formato do programa foram adequados para atender a demanda específica do grupo e desenvolver repertório para lidar com as contingências relacionadas ao TB Ademais, a avaliação demonstrou que após a intervenção houve redução nos sintomas e melhora nos aspectos físico e psicológico da qualidade de vida Observou-se correlação estatística entre o escore no domínio psicológico e a frequência nas sessões do grupo Considerando a complexidade característica de uma intervenção baseada em ACT e as demandas apresentadas pelos participantes, acredita-se que uma intervenção com um número maior de sessões poderia ser benéfica, de modo a trabalhar cada um dos pilares da ACT (aceitação, desfusão, self como contexto, momento presente, valores e ação comprometida) com mais tempo e profundidade Tal condição poderia auxiliar na modelação de repertórios comportamentais relevantes tanto para a dimensão intrapessoal, quanto para a interpessoal de cada participante, favorecendo o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e a melhora na qualidade de vida
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.10.2016
2016.00
2024-05-01T12:42:05Z
2024-05-01T12:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10381
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823301309038592