"Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Silvia Conceição Longuin
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8867
Resumo: Resumo: No Brasil, a partir de 28, a Sociologia disseminou-se para um público juvenil muito maior, indo além do ensino superior A sua reinserção no currículo do Ensino Médio passou a exigir que novas metodologias de ensino fossem mobilizadas no sentido de ressignificar a teoria sociológica e a prática escolar Tudo isso, num contexto socialmente dinâmico, politicamente adverso e economicamente cada vez mais desigual, além das peculiaridades dos retrocessos pelos quais perpassaram as políticas públicas educacionais após a publicação da Lei nº 13415/217 Uma das mais importantes características da educação e, sem dúvida, um dos maiores desafios dos educadores está no ato de ensinar Em face desta realidade e dessas concepções é que escolhemos o Projeto “Escola dá Vida” como objeto de análise dessa Dissertação Esse projeto que foi implantado há onze anos no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, em Rolândia/PR, partiu de uma proposta de metodologia de ensino e de metodologia de pesquisa diferenciadas, por proporcionar aos alunos do Ensino Médio maiores possibilidades de participação no processo de ensino-aprendizagem da Sociologia Neste percurso, partindo da observação científica da própria prática docente, elegemos como problema de pesquisa: reescrever sociologicamente estes onze anos do Projeto “Escola dá Vida” (28-219), de modo que pudéssemos, por meio da observação participante, das entrevistas com os jovens do Ensino Médio, dos relatos de alguns profissionais envolvidos e dos depoimentos dos egressos dimensionar a abrangência socioeducacional deste Projeto, dentro e fora da sala de aula, buscando apreender seus efeitos, sobretudo, para as juventudes protagonistas neste processo Neste contexto atual de significativos retrocessos político- curriculares no Brasil, compreendemos tal iniciativa didático-pedagógica como uma proposta teórico-metodológica que contribui para firmar a relevância da disciplina de Sociologia no Ensino Médio Trata-se de uma iniciativa didático-pedagógica que busca proporcionar ao estudante significativas possibilidades de aprendizagem sociológica, fazendo-o perceber-se sujeito de sua história, ativo no processo ensino e aprendizagem quando desafiado em situações concretas dentro e fora da escola Assim, o Projeto buscou demonstrar que pode contribuir para despertar nos estudantes a imaginação sociológica, possibilitando-os uma formação mais crítica, criando novas disposições, ao mobilizar diferente saberes
id UEL_1ad0c2b3bc8ed5185947761b3424c1a2
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8867
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PRSociologiaEstudo e ensinoJuventudeEnsino médioEscolas públicasStudy and teachingYouthPublic schoolsSociologyResumo: No Brasil, a partir de 28, a Sociologia disseminou-se para um público juvenil muito maior, indo além do ensino superior A sua reinserção no currículo do Ensino Médio passou a exigir que novas metodologias de ensino fossem mobilizadas no sentido de ressignificar a teoria sociológica e a prática escolar Tudo isso, num contexto socialmente dinâmico, politicamente adverso e economicamente cada vez mais desigual, além das peculiaridades dos retrocessos pelos quais perpassaram as políticas públicas educacionais após a publicação da Lei nº 13415/217 Uma das mais importantes características da educação e, sem dúvida, um dos maiores desafios dos educadores está no ato de ensinar Em face desta realidade e dessas concepções é que escolhemos o Projeto “Escola dá Vida” como objeto de análise dessa Dissertação Esse projeto que foi implantado há onze anos no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, em Rolândia/PR, partiu de uma proposta de metodologia de ensino e de metodologia de pesquisa diferenciadas, por proporcionar aos alunos do Ensino Médio maiores possibilidades de participação no processo de ensino-aprendizagem da Sociologia Neste percurso, partindo da observação científica da própria prática docente, elegemos como problema de pesquisa: reescrever sociologicamente estes onze anos do Projeto “Escola dá Vida” (28-219), de modo que pudéssemos, por meio da observação participante, das entrevistas com os jovens do Ensino Médio, dos relatos de alguns profissionais envolvidos e dos depoimentos dos egressos dimensionar a abrangência socioeducacional deste Projeto, dentro e fora da sala de aula, buscando apreender seus efeitos, sobretudo, para as juventudes protagonistas neste processo Neste contexto atual de significativos retrocessos político- curriculares no Brasil, compreendemos tal iniciativa didático-pedagógica como uma proposta teórico-metodológica que contribui para firmar a relevância da disciplina de Sociologia no Ensino Médio Trata-se de uma iniciativa didático-pedagógica que busca proporcionar ao estudante significativas possibilidades de aprendizagem sociológica, fazendo-o perceber-se sujeito de sua história, ativo no processo ensino e aprendizagem quando desafiado em situações concretas dentro e fora da escola Assim, o Projeto buscou demonstrar que pode contribuir para despertar nos estudantes a imaginação sociológica, possibilitando-os uma formação mais crítica, criando novas disposições, ao mobilizar diferente saberesDissertação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede NacionalAbstract: In Brazil, as of 28, Sociology has spread to a much larger youth audience, going beyond higher education Its reinsertion in the High School curriculum started to demand that new teaching methodologies be mobilized in order to reframe sociological theory and school practice All of this, in a context that is socially dynamic, politically adverse and economically increasingly unequal, in addition to the peculiarities of the setbacks through which public educational policies went through after the publication of Law No 13,415 / 217 One of the most important characteristics of education and, without a doubt, one of the greatest challenges for educators is in the act of teaching In view of this reality and these conceptions, we chose the “Escola da Vida” Project as the object of analysis of this dissertation This project, which was implemented eleven years ago at the Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, in Rolândia / PR, started from a proposal for differentiated teaching methodology and research methodology, by providing high school students with greater possibilities of participation in the teaching process -Learning Sociology In this path, starting from the scientific observation of the teaching practice itself, we chose as a research problem: sociologically rewrite these eleven years of the Project “School gives Life” (28-219), so that we could, through participant observation, interviews with young people from high school, from the reports of some professionals involved and from the testimonies of the graduates to measure the socio-educational scope of this Project, inside and outside the classroom, seeking to apprehend its effects, especially for the youth protagonists in this process In this current context of significant political-curricular setbacks in Brazil, we understand this didactic-pedagogical initiative as a theoretical-methodological proposal that contributes to establishing the relevance of the discipline of Sociology in High School It is a didactic-pedagogical initiative that seeks to provide students with significant sociological learning possibilities, making them perceive themselves as subjects of their history, active in the teaching and learning process when challenged in concrete situations inside and outside the school Thus, the Project sought to demonstrate that it can contribute to arousing the sociological imagination in students, enabling them to have a more critical education, creating new dispositions, by mobilizing different knowledgeLima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]Araújo, Angélica Lyra dePereira, Alexandre BarbosaSilva, Ileizi Luciana FiorelliBueno, Zuleika de PaulaMotta, Silvia Conceição Longuin2024-05-01T11:41:02Z2024-05-01T11:41:02Z2020.0006.04.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8867porMestrado ProfissionalSociologiaCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8867Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR
title "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR
spellingShingle "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR
Motta, Silvia Conceição Longuin
Sociologia
Estudo e ensino
Juventude
Ensino médio
Escolas públicas
Study and teaching
Youth
Public schools
Sociology
title_short "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR
title_full "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR
title_fullStr "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR
title_full_unstemmed "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR
title_sort "Escola dá vida" : uma metodologia de ensino de sociologia em Rolândia/PR
author Motta, Silvia Conceição Longuin
author_facet Motta, Silvia Conceição Longuin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]
Araújo, Angélica Lyra de
Pereira, Alexandre Barbosa
Silva, Ileizi Luciana Fiorelli
Bueno, Zuleika de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Silvia Conceição Longuin
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Estudo e ensino
Juventude
Ensino médio
Escolas públicas
Study and teaching
Youth
Public schools
Sociology
topic Sociologia
Estudo e ensino
Juventude
Ensino médio
Escolas públicas
Study and teaching
Youth
Public schools
Sociology
description Resumo: No Brasil, a partir de 28, a Sociologia disseminou-se para um público juvenil muito maior, indo além do ensino superior A sua reinserção no currículo do Ensino Médio passou a exigir que novas metodologias de ensino fossem mobilizadas no sentido de ressignificar a teoria sociológica e a prática escolar Tudo isso, num contexto socialmente dinâmico, politicamente adverso e economicamente cada vez mais desigual, além das peculiaridades dos retrocessos pelos quais perpassaram as políticas públicas educacionais após a publicação da Lei nº 13415/217 Uma das mais importantes características da educação e, sem dúvida, um dos maiores desafios dos educadores está no ato de ensinar Em face desta realidade e dessas concepções é que escolhemos o Projeto “Escola dá Vida” como objeto de análise dessa Dissertação Esse projeto que foi implantado há onze anos no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, em Rolândia/PR, partiu de uma proposta de metodologia de ensino e de metodologia de pesquisa diferenciadas, por proporcionar aos alunos do Ensino Médio maiores possibilidades de participação no processo de ensino-aprendizagem da Sociologia Neste percurso, partindo da observação científica da própria prática docente, elegemos como problema de pesquisa: reescrever sociologicamente estes onze anos do Projeto “Escola dá Vida” (28-219), de modo que pudéssemos, por meio da observação participante, das entrevistas com os jovens do Ensino Médio, dos relatos de alguns profissionais envolvidos e dos depoimentos dos egressos dimensionar a abrangência socioeducacional deste Projeto, dentro e fora da sala de aula, buscando apreender seus efeitos, sobretudo, para as juventudes protagonistas neste processo Neste contexto atual de significativos retrocessos político- curriculares no Brasil, compreendemos tal iniciativa didático-pedagógica como uma proposta teórico-metodológica que contribui para firmar a relevância da disciplina de Sociologia no Ensino Médio Trata-se de uma iniciativa didático-pedagógica que busca proporcionar ao estudante significativas possibilidades de aprendizagem sociológica, fazendo-o perceber-se sujeito de sua história, ativo no processo ensino e aprendizagem quando desafiado em situações concretas dentro e fora da escola Assim, o Projeto buscou demonstrar que pode contribuir para despertar nos estudantes a imaginação sociológica, possibilitando-os uma formação mais crítica, criando novas disposições, ao mobilizar diferente saberes
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 06.04.2020
2020.00
2024-05-01T11:41:02Z
2024-05-01T11:41:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8867
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Sociologia
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823247932325888