Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Adna de Moura Fereli
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11806
Resumo: Resumo: O transtorno afetivo bipolar (TB) é uma condição frequente na população geral, acomete a população adulta jovem e, devido ao seu caráter progressivo, é muitas vezes incapacitante e refratária a tratamentos A incapacidade funcional pode ocorrer devido aos múltiplos episódios (tanto depressivos quanto maníacos) ao longo da vida, que levam a uma deterioração cognitiva A compreensão das fases de evolução, de seus estágios e gravidades inerentes, modula as intervenções farmacológicas e psicossociais mais adequadas Sendo assim, essa pesquisa objetivou desenvolver e aplicar uma ferramenta digital (APP) adjuntiva ao tratamento convencional e avaliar qual sua contribuição para qualidade de vida e adesão ao tratamento de pacientes com TB Para isso foi utilizado o delineamento quase experimental, que ocorreu em duas etapas: (1) desenvolvimento do instrumento -APP- que foi registrado pela Agência de Inovação Tecnológica – UEL, de fácil uso e atrativo; (2) aplicação da ferramenta em uma intervenção de 12 semanas Após o desenvolvimento do APP, uma amostra não-randomizada foi selecionada, proveniente do Ambulatório de Psiquiatria do Ambulatório de Especialidades Clínicas do Hospital Universitário de Londrina Foram realizados questionário sócio-demográfico e clínico, além da aplicação das seguintes escalas: Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton de 17 itens (HDRS17), Escala de Avaliação de Mania (YMRS), Questionário de Trauma Infantil (CTQ), Escala de Incapacidade de Sheehan (SDS), Escala de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-brief) e Escala de Adesão ao Tratamento (MARS) Tais escalas foram aplicadas pré e pós-intervenção Após a intervenção, a amostra foi dividida em dois grupos, os aderentes à intervenção e os não-aderentes Como resultados principais tivemos, além da construção de um aplicativo, uma melhora nos escores de qualidade de vida no grupo aderente ao uso do APP Entendemos que a intervenção digital tem aplicabilidade clínica e poderá ser utilizada em pesquisas futuras
id UEL_1b20454e22abf57b5c141f73a63de9d1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11806
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliaçãoTranstorno bipolarQualidade de vidaAplicativos móveisCooperação do pacienteManic-depressive illnessQuality of lifeMobile appsPatient complianceResumo: O transtorno afetivo bipolar (TB) é uma condição frequente na população geral, acomete a população adulta jovem e, devido ao seu caráter progressivo, é muitas vezes incapacitante e refratária a tratamentos A incapacidade funcional pode ocorrer devido aos múltiplos episódios (tanto depressivos quanto maníacos) ao longo da vida, que levam a uma deterioração cognitiva A compreensão das fases de evolução, de seus estágios e gravidades inerentes, modula as intervenções farmacológicas e psicossociais mais adequadas Sendo assim, essa pesquisa objetivou desenvolver e aplicar uma ferramenta digital (APP) adjuntiva ao tratamento convencional e avaliar qual sua contribuição para qualidade de vida e adesão ao tratamento de pacientes com TB Para isso foi utilizado o delineamento quase experimental, que ocorreu em duas etapas: (1) desenvolvimento do instrumento -APP- que foi registrado pela Agência de Inovação Tecnológica – UEL, de fácil uso e atrativo; (2) aplicação da ferramenta em uma intervenção de 12 semanas Após o desenvolvimento do APP, uma amostra não-randomizada foi selecionada, proveniente do Ambulatório de Psiquiatria do Ambulatório de Especialidades Clínicas do Hospital Universitário de Londrina Foram realizados questionário sócio-demográfico e clínico, além da aplicação das seguintes escalas: Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton de 17 itens (HDRS17), Escala de Avaliação de Mania (YMRS), Questionário de Trauma Infantil (CTQ), Escala de Incapacidade de Sheehan (SDS), Escala de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-brief) e Escala de Adesão ao Tratamento (MARS) Tais escalas foram aplicadas pré e pós-intervenção Após a intervenção, a amostra foi dividida em dois grupos, os aderentes à intervenção e os não-aderentes Como resultados principais tivemos, além da construção de um aplicativo, uma melhora nos escores de qualidade de vida no grupo aderente ao uso do APP Entendemos que a intervenção digital tem aplicabilidade clínica e poderá ser utilizada em pesquisas futurasDissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeAbstract: Bipolar affective disorder (TB) is a frequent condition in the general population, including the young adult population, and due its progressive character often incapacitating and refractory to treatments Functional impairment can occur throughout life due to multiple episodes (both depressive as manic), which lead to cognitive deterioration Understanding the stages, its evolution stages, and inherent severities, modulate the most appropriate pharmacologicals and psychosocials interventions Thus, this research aimed to develop and apply a digital tool (APP) adjunctive to conventional treatment and the assess its contribution to quality of life and adherence to the treatment of patients with TB For that, we used te almost experimental design, that happned in two stages: (1) the instrument development – APP and (2) the tool application in a 12-week intervention After APP development, a non-randomized sample were selected, coming from Psychiatry Unit, Health Sciences Center, State University of Londrina The participants were evaluated by structured questionnaire and assessments: Hamilton´s 17–item Hamilton Depression Rating Scale (HDRS17), Young Mania Rating Scale (YMRS), Child Trauma Questionnaire (CTQ), Sheehan Disability Scale (SDS), WHO Quality of Life-BREF (WHOQOL-BREF) and Medication Adherence Rating Scale (MARS) Such instruments were applied before and after intervention After the intervention, the sample was divided into two groups, those who adhered to the intervention and those who did not As main results, in addition to building and application, we had an improvement in the quality of life scores in the group adhering to the use of the APP We understand that digital intervention has clinical applicability and can be used in future researchNunes, Sandra Odebrecht Vargas [Orientador]Vargas, Heber OdebrechtMoriyama, Josy de SouzaUrbano, Mariana RagassiVargas, Heber Odebrecht [Coorientador]Reis, Adna de Moura Fereli2024-05-01T13:45:24Z2024-05-01T13:45:24Z2020.0014.09.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11806porMestradoCiências da SaúdeCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação
title Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação
spellingShingle Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação
Reis, Adna de Moura Fereli
Transtorno bipolar
Qualidade de vida
Aplicativos móveis
Cooperação do paciente
Manic-depressive illness
Quality of life
Mobile apps
Patient compliance
title_short Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação
title_full Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação
title_fullStr Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação
title_full_unstemmed Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação
title_sort Intervenção psicoeducacional digital em pacientes com transtorno afetivo bipolar crônico : desenvolvimento e avaliação
author Reis, Adna de Moura Fereli
author_facet Reis, Adna de Moura Fereli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Sandra Odebrecht Vargas [Orientador]
Vargas, Heber Odebrecht
Moriyama, Josy de Souza
Urbano, Mariana Ragassi
Vargas, Heber Odebrecht [Coorientador]
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Adna de Moura Fereli
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno bipolar
Qualidade de vida
Aplicativos móveis
Cooperação do paciente
Manic-depressive illness
Quality of life
Mobile apps
Patient compliance
topic Transtorno bipolar
Qualidade de vida
Aplicativos móveis
Cooperação do paciente
Manic-depressive illness
Quality of life
Mobile apps
Patient compliance
description Resumo: O transtorno afetivo bipolar (TB) é uma condição frequente na população geral, acomete a população adulta jovem e, devido ao seu caráter progressivo, é muitas vezes incapacitante e refratária a tratamentos A incapacidade funcional pode ocorrer devido aos múltiplos episódios (tanto depressivos quanto maníacos) ao longo da vida, que levam a uma deterioração cognitiva A compreensão das fases de evolução, de seus estágios e gravidades inerentes, modula as intervenções farmacológicas e psicossociais mais adequadas Sendo assim, essa pesquisa objetivou desenvolver e aplicar uma ferramenta digital (APP) adjuntiva ao tratamento convencional e avaliar qual sua contribuição para qualidade de vida e adesão ao tratamento de pacientes com TB Para isso foi utilizado o delineamento quase experimental, que ocorreu em duas etapas: (1) desenvolvimento do instrumento -APP- que foi registrado pela Agência de Inovação Tecnológica – UEL, de fácil uso e atrativo; (2) aplicação da ferramenta em uma intervenção de 12 semanas Após o desenvolvimento do APP, uma amostra não-randomizada foi selecionada, proveniente do Ambulatório de Psiquiatria do Ambulatório de Especialidades Clínicas do Hospital Universitário de Londrina Foram realizados questionário sócio-demográfico e clínico, além da aplicação das seguintes escalas: Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton de 17 itens (HDRS17), Escala de Avaliação de Mania (YMRS), Questionário de Trauma Infantil (CTQ), Escala de Incapacidade de Sheehan (SDS), Escala de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-brief) e Escala de Adesão ao Tratamento (MARS) Tais escalas foram aplicadas pré e pós-intervenção Após a intervenção, a amostra foi dividida em dois grupos, os aderentes à intervenção e os não-aderentes Como resultados principais tivemos, além da construção de um aplicativo, uma melhora nos escores de qualidade de vida no grupo aderente ao uso do APP Entendemos que a intervenção digital tem aplicabilidade clínica e poderá ser utilizada em pesquisas futuras
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 14.09.2020
2020.00
2024-05-01T13:45:24Z
2024-05-01T13:45:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11806
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciências da Saúde
Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823260981854208