Nelson Rodrigues no contexto da consolidação do drama moderno no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stuchi, Marina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9889
Resumo: Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo principal identificar elementos do drama moderno nas peças A falecida (1953) e Boca de ouro (1959) de Nelson Rodrigues Durante o desenvolvimento da pesquisa, o obstáculo encontrado foi a falta de uma teoria literária apropriada para o estudo do gênero dramático no Brasil, pois a dramaturgia brasileira ainda não foi satisfatoriamente estudada apenas como texto literário, uma vez que é comum a associação entre dramaturgia e encenação A metodologia desenvolvida por Peter Szondi, em A teoria do drama moderno (23), serve como embasamento teórico, no sentido de poder verificar como os novos temas surgidos no fim do século XIX provocam mudanças formais Contudo, adotar essa posição não significa reduzir a obra ao seu contexto como uma determinação histórica, mas sim relacioná-la com o período no qual foi produzida, percebendo tanto a influência exercida pelo meio social na expressão artística quanto o modo pelo qual ela influencia esse meio Primeiramente é feito um panorama do desenvolvimento da literatura dramática brasileira, procurando destacar as principais características do gênero com o intuito de problematizar as inovações, mas também as permanências de temas e formas na dramaturgia brasileira No capítulo dois, com a análise de obras de dramaturgos de destaque das décadas de 195 e 196, busca-se compreender a forma dramática desenvolvida no Brasil do período No plano do conteúdo, ganham destaque os aspectos típicos da sociedade brasileira e assuntos de ordem política, mas não há o desenvolvimento de uma forma específica com a inserção dos novos temas, ocasionando uma grande variedade formal no drama moderno brasileiro Essa discussão se desdobra no sentido de poder comparar os principais autores desse período com Nelson Rodrigues, por considerá-lo uma figura ímpar no teatro brasileiro, já que nas décadas de 195-196 os principais dramaturgos do país adotam uma posição mais politizada em suas peças, à qual Nelson Rodrigues não adere Partindo da análise de duas peças – A falecida (1953) e Boca de ouro (1959) –, buscamos identificar elementos temáticos e formais que poderiam vincular este dramaturgo ao drama moderno devido à inovação na linguagem teatral e ao diálogo com ideias próprias da modernidade
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The main purpose of this work is to identify elements of modern drama in the plays A falecida (1953) and Boca de ouro (1959) written by Nelson Rodrigues The main obstacle found in this research was the lack of a suitable literary theory for the study of the dramatic genre in Brazil, for the Brazilian dramaturgy was not satisfactorily studied only as a literary text, as the association between dramaturgy and staging is very common The methodology developed by Peter Szondi in Theory of Modern Drama (23) seems suitable to be used as theoretical basis in order to be able to check how the new themes that emerged in the late nineteenth century lead to formal changes However, to adopt this position does not mean to reduce the work to its context as an historical determination, but to relate it to the period in which it was produced, realizing both the influence of the social environment in the artistic expression and the way as it influences this medium First part of the work is an overview of the development of dramatic literature in Brazil, seeking to highlight the main features of the genre in order to discuss innovations, but also to identify the permanence of themes and forms in the Brazilian dramaturgy In the second chapter come the analysis of the work of the playwrights that were in evidence in the decades of 195 and 196 with the aim to understand the dramatic form that was developed in Brazil during these years In terms of content are highlighted the typical aspects of Brazilian society and partisan politics but it is not possible to identify the presence of the development of a specific form with the addition of new themes, that could lead to a great variety of forms in the modern Brazilian drama This discussion unfolds in order to be able to compare the main authors of this period with Nelson Rodrigues, for he is considered a unique figure in the Brazilian theater scene, considering that in the decades of 195-6 the major playwrights of the country moved towards a more politicized action in their plays, a position that was not adopted by Nelson Rodrigues Based on the analysis of two plays - A falecida (1953) and Boca de ouro (1959) - we seek to identify formal and thematic elements that could link this playwright to the modern drama due to his innovation in theatrical language and in the dialogue with his own ideas of modernityPascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]Martins, Gilberto FigueiredoFernandes, Frederico Augusto GarciaStuchi, Marina2024-05-01T12:12:31Z2024-05-01T12:12:31Z2012.0031.08.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9889porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - 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