A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11968 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho relaciona a poética do escritor londrinense Rodrigo Garcia Lopes a princípios deleuzianos como “a potência do falso” para investigar a criação dos duplos no filme Satori Uso A análise destaca o diálogo proposto pela poética de Garcia Lopes com outras linguagens como as artes visuais e a música, ressaltando as relações entre poesia e “cinema de poesia” Princípios centrais à lírica moderna como “alteridade” e “despersonalização do eu” reforçam a análise da criação dos duplos Satori Uso e Jim Kleist, discutindo também conceitos relacionados à estrutura do haicai e ao diálogo entre palavra e imagem |
id |
UEL_1bd1650918040568b23c14644ad0349b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11968 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori UsoPoesia brasileiraHistória e críticaCinema na literaturaBrazilian poetryHistory and criticismMoving-pictures in literatureResumo: Este trabalho relaciona a poética do escritor londrinense Rodrigo Garcia Lopes a princípios deleuzianos como “a potência do falso” para investigar a criação dos duplos no filme Satori Uso A análise destaca o diálogo proposto pela poética de Garcia Lopes com outras linguagens como as artes visuais e a música, ressaltando as relações entre poesia e “cinema de poesia” Princípios centrais à lírica moderna como “alteridade” e “despersonalização do eu” reforçam a análise da criação dos duplos Satori Uso e Jim Kleist, discutindo também conceitos relacionados à estrutura do haicai e ao diálogo entre palavra e imagemDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The present paper-term relates Londrina born Garcia Lopes’ poetic to deleuzian principles as “the power of the false” to investigate the creation of doubles in the film Satori Uso The analysis highlights the dialogue proposed by Garcia Lopes’ poetic with other languages such as visual arts and music, emphasizing the relations between poetry and “cinema of poetry” Principles central to the modern lyric as “alterity” and “depersonalization of I” strengthen the analysis of the creation of the doubles Satori Uso and Jim Kleist, also discussing concepts related to the structure of haikai, and the dialogue between word and imageSilva, Marta Dantas da [Orientador]Limoli, LoredanaSantos, Volnei Edson dosLimoli, LoredanaSantos, Volnei Edson dosGrota, Rodrigo Souza2024-05-01T13:46:45Z2024-05-01T13:46:45Z2009.0030.03.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11968porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso |
title |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso |
spellingShingle |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso Grota, Rodrigo Souza Poesia brasileira História e crítica Cinema na literatura Brazilian poetry History and criticism Moving-pictures in literature |
title_short |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso |
title_full |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso |
title_fullStr |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso |
title_full_unstemmed |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso |
title_sort |
A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori Uso |
author |
Grota, Rodrigo Souza |
author_facet |
Grota, Rodrigo Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marta Dantas da [Orientador] Limoli, Loredana Santos, Volnei Edson dos Limoli, Loredana Santos, Volnei Edson dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grota, Rodrigo Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia brasileira História e crítica Cinema na literatura Brazilian poetry History and criticism Moving-pictures in literature |
topic |
Poesia brasileira História e crítica Cinema na literatura Brazilian poetry History and criticism Moving-pictures in literature |
description |
Resumo: Este trabalho relaciona a poética do escritor londrinense Rodrigo Garcia Lopes a princípios deleuzianos como “a potência do falso” para investigar a criação dos duplos no filme Satori Uso A análise destaca o diálogo proposto pela poética de Garcia Lopes com outras linguagens como as artes visuais e a música, ressaltando as relações entre poesia e “cinema de poesia” Princípios centrais à lírica moderna como “alteridade” e “despersonalização do eu” reforçam a análise da criação dos duplos Satori Uso e Jim Kleist, discutindo também conceitos relacionados à estrutura do haicai e ao diálogo entre palavra e imagem |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009.00 2024-05-01T13:46:45Z 2024-05-01T13:46:45Z 30.03.2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11968 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Letras Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-graduação em Letras |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823247151136768 |