Validação de equações preditivas para estimativa do gasto energético de adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13131 |
Resumo: | Resumo: Apesar do crescimento no número de estudos que utilizam sensores de movimento (acelerômetros) para medir o nível de atividade física de crianças e adolescentes, a unidade de medida desses equipamentos (counts), ainda, é de difícil interpretação Nesse sentido, diferentes equações preditivas para estimativa do gasto energético têm sido propostas para proporcionar significado biológico aos valores das medidas produzidas por esses equipamentos As equações propostas para o acelerômetro ActiGraph, o mais utilizado em estudos com crianças e adolescentes, foram concebidas a partir de unidades uniaxiais não mais comercializadas Além disso, até o presente momento não existem equações preditivas para os equipamentos triaxiais comercializados atualmente por este fabricante Assim, o objetivo da presente investigação foi avaliar a validade preditiva em estimar o gasto energético de equações concebidas a partir do ActiGraph (7164) uniaxial, utilizando o acelerômetro ActiGraph (GT3X) triaxial, tendo como medida critério, o método de calorimetria indireta Setenta e nove escolares, de 1 e 15 anos, de ambos os sexos, foram escolhidos aleatoriamente para participarem deste estudo Os sujeitos foram submetidos a um protocolo experimental incluindo diferentes atividades físicas utilizando, de forma sincronizada, o acelerômetro ActiGraph GT3X (Pensacola) e um equipamento portátil de calorimetria indireta da marca Cosmed, modelo K4 b2 As medidas obtidas pelos acelerômetros foram convertidas em gasto energético mediante cinco equações publicadas na literatura (Corder 1, Corder 2, Corder 3, Trost e Puyau) e comparadas aos valores observados pela calorimetria indireta Como procedimentos de validação foram utilizados o teste t para amostras dependentes, regressão linear simples e plotagem de Bland-Altman Os resultados demonstraram que quatro das cinco equações avaliadas, apresentaram validade em pelo menos uma atividade A diferença entre valores médios observados na calorimetria indireta e aqueles preditos pelas equações variaram amplamente, com percentuais superiores a 1% em algumas atividades sedentárias e próximas de 2% em outras, de característica não sedentária Os resultados do presente estudo sugerem que a equação de Corder 2 parece válida para a atividade de “Voleibol”, “Corrida a 7,2 km/h” e “Pular corda” Por outro lado, a equação de Corder 3 parece válida para a atividade “Basquetebol”, assim como, a equação de Trost Por fim, o modelo de Puyau parece válido para a “Caminhada a 2 km/h”, além de ser a melhor opção na velocidade de 4 km/h |
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Validação de equações preditivas para estimativa do gasto energético de adolescentesAcelerômetrosCalorimetriaEnergia humanaJovensEducação físicaAccelerometryIndirect calorimetryEnergy demandYoungResumo: Apesar do crescimento no número de estudos que utilizam sensores de movimento (acelerômetros) para medir o nível de atividade física de crianças e adolescentes, a unidade de medida desses equipamentos (counts), ainda, é de difícil interpretação Nesse sentido, diferentes equações preditivas para estimativa do gasto energético têm sido propostas para proporcionar significado biológico aos valores das medidas produzidas por esses equipamentos As equações propostas para o acelerômetro ActiGraph, o mais utilizado em estudos com crianças e adolescentes, foram concebidas a partir de unidades uniaxiais não mais comercializadas Além disso, até o presente momento não existem equações preditivas para os equipamentos triaxiais comercializados atualmente por este fabricante Assim, o objetivo da presente investigação foi avaliar a validade preditiva em estimar o gasto energético de equações concebidas a partir do ActiGraph (7164) uniaxial, utilizando o acelerômetro ActiGraph (GT3X) triaxial, tendo como medida critério, o método de calorimetria indireta Setenta e nove escolares, de 1 e 15 anos, de ambos os sexos, foram escolhidos aleatoriamente para participarem deste estudo Os sujeitos foram submetidos a um protocolo experimental incluindo diferentes atividades físicas utilizando, de forma sincronizada, o acelerômetro ActiGraph GT3X (Pensacola) e um equipamento portátil de calorimetria indireta da marca Cosmed, modelo K4 b2 As medidas obtidas pelos acelerômetros foram convertidas em gasto energético mediante cinco equações publicadas na literatura (Corder 1, Corder 2, Corder 3, Trost e Puyau) e comparadas aos valores observados pela calorimetria indireta Como procedimentos de validação foram utilizados o teste t para amostras dependentes, regressão linear simples e plotagem de Bland-Altman Os resultados demonstraram que quatro das cinco equações avaliadas, apresentaram validade em pelo menos uma atividade A diferença entre valores médios observados na calorimetria indireta e aqueles preditos pelas equações variaram amplamente, com percentuais superiores a 1% em algumas atividades sedentárias e próximas de 2% em outras, de característica não sedentária Os resultados do presente estudo sugerem que a equação de Corder 2 parece válida para a atividade de “Voleibol”, “Corrida a 7,2 km/h” e “Pular corda” Por outro lado, a equação de Corder 3 parece válida para a atividade “Basquetebol”, assim como, a equação de Trost Por fim, o modelo de Puyau parece válido para a “Caminhada a 2 km/h”, além de ser a melhor opção na velocidade de 4 km/hDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação Associado em Educação FísicaAbstract: Despite the growing number of studies that use motion sensors (accelerometers) to measure the level of physical activity in children and adolescents, the unit of measurement equipment (counts) is still difficult to interpret In this sense, different predictive equations to estimate energy expenditure have been proposed to provide biological meaning to the values of the measures produced by these devices The equations for the accelerometer ActiGraph, the most widely used in studies of children and adolescents, were conceived from uniaxial units no longer marketed Moreover, to to date there are no predictive equations for the triaxial device currently marked for that manufacturer The objective of this research is to evaluate the predictive validity of estimating energy expenditure from equations designed ActiGraph (7164) uniaxial devides, using triaxial accelerometers ActiGraph (GT3X) and criteria such as the technique of indirect calorimetry Seventy-nine students between 1 and 15 years of both sexes were randomly chosen to participate in this study The subjects underwent an experimental protocol including different physical activities using the accelerometer ActiGraph GT3X (Pensacola) and a portable indirect calorimetry Cosmed brand, model K4 b2, synchronized The measurements obtained by the accelerometers were converted into energy expenditure using five equations previously published in the literature (Corder 1, Corder 2 and Corder 3) and compared with values obtained by indirect calorimetry As validation procedures were used for dependent samples t test, linear regression analysis and Bland-Altman plot Four of five equations evaluated, has been validated in at least one activity The difference between average values observed in the indirect calorimetry and those predicted by the equations varied widely, with percentages greater than 1% in some sedentary activities and close to 2% in some other, non-sedentary ones The results suggest that the Corder 2 appears to be valid to the “Volleyball”, “Race 72 km/h” and “Jump rope” On the other hand, the equation Corder 3, appears valid to “Basketball”, as well as the Trost equation Finally, the Puyau model appears valid to “Walk 2 km/h” also, is the best option at the speed of 4 km/hCyrino, Edilson Serpeloni [Orientador]Adami, FernandoRonque, Enio Ricardo VazOhara, David2024-05-01T14:07:48Z2024-05-01T14:07:48Z2011.0030.11.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13131porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - 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