Nas trilhas de Nome : a poesia multímidia de Arnaldo Antunes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10658 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a obra do poeta brasileiro Arnaldo Antunes, demonstrando a forma como ele realiza uma poesia contaminada por diversas mídias e como o hibridismo de meios promove uma potencialização dos efeitos estéticos e sinestésicos do poema no receptor Para isto, será analisado o projeto Nome, composto por um livro, um vídeo (VHS) e um CD, lançado pelo poeta em 1993 e relançado em 26, no formato CD-DVD, com o som remixado e remasterizado e as imagens restauradas Discutirá também a filiação de Arnaldo Antunes a uma tradição de ruptura que tem início com as experiências de Mallarmé, passando pelas vanguardas européias, Modernismo brasileiro e chegando até os poetas concretos, grupo este que exerce profunda influência em sua obra |
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Nas trilhas de Nome : a poesia multímidia de Arnaldo AntunesPoesia brasileiraHistória e críticaLiteratura e tecnologiaBrazilian poetryHistory and criticismLiterature and technologyResumo: Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a obra do poeta brasileiro Arnaldo Antunes, demonstrando a forma como ele realiza uma poesia contaminada por diversas mídias e como o hibridismo de meios promove uma potencialização dos efeitos estéticos e sinestésicos do poema no receptor Para isto, será analisado o projeto Nome, composto por um livro, um vídeo (VHS) e um CD, lançado pelo poeta em 1993 e relançado em 26, no formato CD-DVD, com o som remixado e remasterizado e as imagens restauradas Discutirá também a filiação de Arnaldo Antunes a uma tradição de ruptura que tem início com as experiências de Mallarmé, passando pelas vanguardas européias, Modernismo brasileiro e chegando até os poetas concretos, grupo este que exerce profunda influência em sua obraDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The main objective of this study was to present the work of the Brazilian poet Arnaldo Antunes, showing the way in which he wrote poetry contaminated by several media and how the hybridism of the media enhances the aesthetic and synesthetic effects of the poem on the audience For this, the Nome (Name) project will be analyzed, that consists of a book, a video (VHS) and a CD released by the poet in 1993 and released again in 26 in CD-DVD format, with remixed and remastered sound and restored images It will also discuss the affiliation of Arnaldo Antunes to a tradition of rupture that started with the experiments of Mallarmé and continuing in the European vanguards, Brazilian modernism and reaching the concrete poets, a group that profoundly influenced his workFernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]Ferreira, Jerusa de Carvalho PiresCorrêa, Regina Helena Machado AquinoLima, Vinícius Silva de2024-05-01T12:46:39Z2024-05-01T12:46:39Z2008.0026.02.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10658porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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