As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16159 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar em quais condições de trabalho se materializa a intervenção profissional do assistente social, isto é, quais as condições objetivas de trabalho dos assistentes sociais atuantes na Politica de Educação da Região Litorânea do Paraná A região pesquisada, Região Litorânea ou Microrregião de Paranaguá, pertence à região metropolitana de Curitiba, sendo constituída por 7 municípios: Paranaguá, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba e Matinhos Objetivamos com este trabalho mapear em quais municípios da Região Litorânea há assistentes sociais trabalhando dentro da Política de Educação; mensurar dados objetivos relacionados às características dos assistentes sociais inseridos na Política de Educação na Região Litorânea do Paraná (sexo, idade, formação acadêmica e profissional, inserção política, desde quando trabalham na área da educação, desde quando estão inseridas neste espaço sócio-ocupacional); identificar os espaços sócio-ocupacionais nos quais os assistentes sociais estão atuando (instituições de ensino - particulares, públicas, especiais, superior, profissional, tecnológico - e órgãos de gestão); identificar as condições objetivas de trabalho das assistentes sociais nesses espaços sócio-ocupacionais (salário, equipamentos e adequações do espaço) Trata-se de pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada revisão de literatura e pesquisa de campo, esta última dividida em duas etapas (215 e 216) A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com os profissionais no local de trabalho por meio de questionários pré-formulados com questões abertas e fechadas Conclui-se que a realidade dos profissionais da região pesquisada, guardadas as especificidades regionais, está muito próxima da realidade nacional veiculada através de pesquisas junto à categoria, sendo que os profissionais de Serviço Social estão sujeitos, em seus campos sócio-ocupacionais, aos reflexos das atuais mudanças no mundo do trabalho Os principais resultados encontrados na pesquisa : as condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes sociais na região são, em sua maioria, satisfatórias, estando de acordo com a Resolução 493/26, e tais condições semelhante à realidade da categoria no que tange à média salarial e inserção nas políticas públicas; os elementos que particularizam o trabalho dos assistentes sociais na política educacional da região são o volume significativo de assistentes sociais trabalhando em escolas especiais e a existência e pertencimento em equipes multiprofissionais |
id |
UEL_204dff2f76e86edfe92258b75e276447 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16159 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do ParanáAssistentes sociaisEducação e EstadoServiço socialSocial workersSocial serviceResumo: Este trabalho tem como objetivo identificar em quais condições de trabalho se materializa a intervenção profissional do assistente social, isto é, quais as condições objetivas de trabalho dos assistentes sociais atuantes na Politica de Educação da Região Litorânea do Paraná A região pesquisada, Região Litorânea ou Microrregião de Paranaguá, pertence à região metropolitana de Curitiba, sendo constituída por 7 municípios: Paranaguá, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba e Matinhos Objetivamos com este trabalho mapear em quais municípios da Região Litorânea há assistentes sociais trabalhando dentro da Política de Educação; mensurar dados objetivos relacionados às características dos assistentes sociais inseridos na Política de Educação na Região Litorânea do Paraná (sexo, idade, formação acadêmica e profissional, inserção política, desde quando trabalham na área da educação, desde quando estão inseridas neste espaço sócio-ocupacional); identificar os espaços sócio-ocupacionais nos quais os assistentes sociais estão atuando (instituições de ensino - particulares, públicas, especiais, superior, profissional, tecnológico - e órgãos de gestão); identificar as condições objetivas de trabalho das assistentes sociais nesses espaços sócio-ocupacionais (salário, equipamentos e adequações do espaço) Trata-se de pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada revisão de literatura e pesquisa de campo, esta última dividida em duas etapas (215 e 216) A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com os profissionais no local de trabalho por meio de questionários pré-formulados com questões abertas e fechadas Conclui-se que a realidade dos profissionais da região pesquisada, guardadas as especificidades regionais, está muito próxima da realidade nacional veiculada através de pesquisas junto à categoria, sendo que os profissionais de Serviço Social estão sujeitos, em seus campos sócio-ocupacionais, aos reflexos das atuais mudanças no mundo do trabalho Os principais resultados encontrados na pesquisa : as condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes sociais na região são, em sua maioria, satisfatórias, estando de acordo com a Resolução 493/26, e tais condições semelhante à realidade da categoria no que tange à média salarial e inserção nas políticas públicas; os elementos que particularizam o trabalho dos assistentes sociais na política educacional da região são o volume significativo de assistentes sociais trabalhando em escolas especiais e a existência e pertencimento em equipes multiprofissionaisDissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: This study aims to identify in which working conditions the professional intervention of the social worker materializes, that is, the objective conditions of work of the social workers working in the Education Policy of the Coastal Region of Paraná Paranaguá region, or Paranaguá Microregion, belongs to the metropolitan region of Curitiba, and consists of 7 municipalities: Paranaguá, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba and Matinhos We aim with this work to map in which municipalities of the Coastal Region there are social workers working within the Education Policy; To measure objective data related to the characteristics of social workers included in the Education Policy in the Coastal Region of Paraná (sex, age, academic and professional training, political insertion, since when they work in the area of education, since they are inserted in this socio-occupational space) ; To identify the socio-occupational spaces in which social workers are working (educational institutions - private, public, special, higher, professional, technological - and management bodies); To identify the objective conditions of work of social workers in these socio-occupational spaces (salary, equipment and space adaptations) This is a qualitative research, and the methodology used is literature review and field research, the latter being divided into two stages (215 and 216) Data collection was performed through interviews with professionals at the work site through pre-formulated questionnaires with open and closed questions It is concluded that the reality of the professionals of the region surveyed, keeping the regional specificities, is very close to the national reality conveyed through research with the category, and Social Work professionals are subject, in their socio-occupational fields, to the reflexes changes in the world of work The main results found in the research: the objective conditions of work of social workers in the region are, in the main, satisfactory, being in accordance with Resolution 493/26, and such conditions similar to the reality of the category with regard to the average salary and insertion in public policies; the elements that particularize the work of social workers in the educational policy of the region are the significant volume of social workers working in special schools and the existence and belonging in multiprofessional teamsSilva, Cláudia Neves da [Orientador]Torres, Mabel MascarenhasMartins, Eliana Bolorino CanteiroVicente, Relly Amaral Ribeiro2024-05-01T15:02:29Z2024-05-01T15:02:29Z2017.0014.09.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16159porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná |
title |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná |
spellingShingle |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná Vicente, Relly Amaral Ribeiro Assistentes sociais Educação e Estado Serviço social Social workers Social service |
title_short |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná |
title_full |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná |
title_fullStr |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná |
title_full_unstemmed |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná |
title_sort |
As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná |
author |
Vicente, Relly Amaral Ribeiro |
author_facet |
Vicente, Relly Amaral Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Cláudia Neves da [Orientador] Torres, Mabel Mascarenhas Martins, Eliana Bolorino Canteiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Relly Amaral Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistentes sociais Educação e Estado Serviço social Social workers Social service |
topic |
Assistentes sociais Educação e Estado Serviço social Social workers Social service |
description |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar em quais condições de trabalho se materializa a intervenção profissional do assistente social, isto é, quais as condições objetivas de trabalho dos assistentes sociais atuantes na Politica de Educação da Região Litorânea do Paraná A região pesquisada, Região Litorânea ou Microrregião de Paranaguá, pertence à região metropolitana de Curitiba, sendo constituída por 7 municípios: Paranaguá, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba e Matinhos Objetivamos com este trabalho mapear em quais municípios da Região Litorânea há assistentes sociais trabalhando dentro da Política de Educação; mensurar dados objetivos relacionados às características dos assistentes sociais inseridos na Política de Educação na Região Litorânea do Paraná (sexo, idade, formação acadêmica e profissional, inserção política, desde quando trabalham na área da educação, desde quando estão inseridas neste espaço sócio-ocupacional); identificar os espaços sócio-ocupacionais nos quais os assistentes sociais estão atuando (instituições de ensino - particulares, públicas, especiais, superior, profissional, tecnológico - e órgãos de gestão); identificar as condições objetivas de trabalho das assistentes sociais nesses espaços sócio-ocupacionais (salário, equipamentos e adequações do espaço) Trata-se de pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada revisão de literatura e pesquisa de campo, esta última dividida em duas etapas (215 e 216) A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com os profissionais no local de trabalho por meio de questionários pré-formulados com questões abertas e fechadas Conclui-se que a realidade dos profissionais da região pesquisada, guardadas as especificidades regionais, está muito próxima da realidade nacional veiculada através de pesquisas junto à categoria, sendo que os profissionais de Serviço Social estão sujeitos, em seus campos sócio-ocupacionais, aos reflexos das atuais mudanças no mundo do trabalho Os principais resultados encontrados na pesquisa : as condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes sociais na região são, em sua maioria, satisfatórias, estando de acordo com a Resolução 493/26, e tais condições semelhante à realidade da categoria no que tange à média salarial e inserção nas políticas públicas; os elementos que particularizam o trabalho dos assistentes sociais na política educacional da região são o volume significativo de assistentes sociais trabalhando em escolas especiais e a existência e pertencimento em equipes multiprofissionais |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
14.09.2017 2017.00 2024-05-01T15:02:29Z 2024-05-01T15:02:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16159 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Serviço Social e Política Social Centro de Estudos Sociais Aplicados Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823279186182144 |