Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salviato, Giselle Midori Simizu
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11717
Resumo: Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos de representações Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze estudantes do Ensino Fundamental Os resultados obtidos foram apresentados a partir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora Os dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual qualitativa Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual As relações estruturais, organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos estudantes Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito central a posteriori Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir dos multimodos de representação Mediante os relatos anteriores, considera-se que a estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa
id UEL_20893f998aeea3223551514f75b7b7ca
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11717
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didáticaCiências (Ensino fundamental)Estudo e ensinoAquecimento globalEstratégia (Didática)CiênciasSciencesGlobal warmingStrategy (Didactics)Sciences - Formation of conceptsStudy and TeachingResumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos de representações Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze estudantes do Ensino Fundamental Os resultados obtidos foram apresentados a partir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora Os dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual qualitativa Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual As relações estruturais, organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos estudantes Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito central a posteriori Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir dos multimodos de representação Mediante os relatos anteriores, considera-se que a estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aims to investigate the construction of the student’s meaningful learning, the types of content involving global warming (GW) by a teaching strategy that employs multi-modal representations Study participants were the researcher teacher and fifteen students from elementary schoolThe results were presented from the readings of images and from the student’s conceptual maps, collected before and after multimodal strategy developed by the researcher teacher The data were categorized and analyzed according to qualitative textual analysis By definition, the above data were divided into: a report of a first and a final knowledge that occurred in phases I and II respectivelyIt was found that the subsequent conceptual maps of all students, showed an increase in the amount of concepts and propositions, demonstrating the integration of new knowledge into their conceptual network The structural relationships and hierarchical organization of these concepts could be observed based on comparison of the first maps and the final maps in order to demonstrate cognitive reorganization, which also were found in all the subsequent maps of the studentsThrough comparison between the readings of images at first and after the strategy it was found that there was a decrease no knowledge and devoid of content about global warming and increased direct and indirect connotations to the central concept in hindsight These facts imply that, after multimodal strategy, the images have been shown to have more relations with global warming, due to learning that students constructed from multi-modal representation By the previous reports, it is considered that the teaching strategy with multi-modal representations for meaningful learning of students on global warming presents relevant contributions to the teaching of science with regard to scientific training of students and ecological and has improved conditions for using the continuity of this researchLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Mortimer, Eduardo FleuryOliveira, Vera Lúcia Bahl deSalviato, Giselle Midori Simizu2024-05-01T13:20:03Z2024-05-01T13:20:03Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11717porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
title Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
spellingShingle Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
Salviato, Giselle Midori Simizu
Ciências (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Aquecimento global
Estratégia (Didática)
Ciências
Sciences
Global warming
Strategy (Didactics)
Sciences - Formation of concepts
Study and Teaching
title_short Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
title_full Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
title_fullStr Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
title_full_unstemmed Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
title_sort Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
author Salviato, Giselle Midori Simizu
author_facet Salviato, Giselle Midori Simizu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]
Mortimer, Eduardo Fleury
Oliveira, Vera Lúcia Bahl de
dc.contributor.author.fl_str_mv Salviato, Giselle Midori Simizu
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Aquecimento global
Estratégia (Didática)
Ciências
Sciences
Global warming
Strategy (Didactics)
Sciences - Formation of concepts
Study and Teaching
topic Ciências (Ensino fundamental)
Estudo e ensino
Aquecimento global
Estratégia (Didática)
Ciências
Sciences
Global warming
Strategy (Didactics)
Sciences - Formation of concepts
Study and Teaching
description Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos de representações Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze estudantes do Ensino Fundamental Os resultados obtidos foram apresentados a partir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora Os dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual qualitativa Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual As relações estruturais, organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos estudantes Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito central a posteriori Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir dos multimodos de representação Mediante os relatos anteriores, considera-se que a estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009.00
2009
2024-05-01T13:20:03Z
2024-05-01T13:20:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11717
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823303008780288