Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11717 |
Resumo: | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos de representações Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze estudantes do Ensino Fundamental Os resultados obtidos foram apresentados a partir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora Os dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual qualitativa Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual As relações estruturais, organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos estudantes Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito central a posteriori Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir dos multimodos de representação Mediante os relatos anteriores, considera-se que a estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa |
id |
UEL_20893f998aeea3223551514f75b7b7ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11717 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didáticaCiências (Ensino fundamental)Estudo e ensinoAquecimento globalEstratégia (Didática)CiênciasSciencesGlobal warmingStrategy (Didactics)Sciences - Formation of conceptsStudy and TeachingResumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos de representações Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze estudantes do Ensino Fundamental Os resultados obtidos foram apresentados a partir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora Os dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual qualitativa Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual As relações estruturais, organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos estudantes Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito central a posteriori Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir dos multimodos de representação Mediante os relatos anteriores, considera-se que a estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aims to investigate the construction of the student’s meaningful learning, the types of content involving global warming (GW) by a teaching strategy that employs multi-modal representations Study participants were the researcher teacher and fifteen students from elementary schoolThe results were presented from the readings of images and from the student’s conceptual maps, collected before and after multimodal strategy developed by the researcher teacher The data were categorized and analyzed according to qualitative textual analysis By definition, the above data were divided into: a report of a first and a final knowledge that occurred in phases I and II respectivelyIt was found that the subsequent conceptual maps of all students, showed an increase in the amount of concepts and propositions, demonstrating the integration of new knowledge into their conceptual network The structural relationships and hierarchical organization of these concepts could be observed based on comparison of the first maps and the final maps in order to demonstrate cognitive reorganization, which also were found in all the subsequent maps of the studentsThrough comparison between the readings of images at first and after the strategy it was found that there was a decrease no knowledge and devoid of content about global warming and increased direct and indirect connotations to the central concept in hindsight These facts imply that, after multimodal strategy, the images have been shown to have more relations with global warming, due to learning that students constructed from multi-modal representation By the previous reports, it is considered that the teaching strategy with multi-modal representations for meaningful learning of students on global warming presents relevant contributions to the teaching of science with regard to scientific training of students and ecological and has improved conditions for using the continuity of this researchLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Mortimer, Eduardo FleuryOliveira, Vera Lúcia Bahl deSalviato, Giselle Midori Simizu2024-05-01T13:20:03Z2024-05-01T13:20:03Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11717porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática |
title |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática |
spellingShingle |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática Salviato, Giselle Midori Simizu Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Aquecimento global Estratégia (Didática) Ciências Sciences Global warming Strategy (Didactics) Sciences - Formation of concepts Study and Teaching |
title_short |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática |
title_full |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática |
title_fullStr |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática |
title_full_unstemmed |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática |
title_sort |
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global : uma estratégia didática |
author |
Salviato, Giselle Midori Simizu |
author_facet |
Salviato, Giselle Midori Simizu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Laburú, Carlos Eduardo [Orientador] Mortimer, Eduardo Fleury Oliveira, Vera Lúcia Bahl de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salviato, Giselle Midori Simizu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Aquecimento global Estratégia (Didática) Ciências Sciences Global warming Strategy (Didactics) Sciences - Formation of concepts Study and Teaching |
topic |
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Aquecimento global Estratégia (Didática) Ciências Sciences Global warming Strategy (Didactics) Sciences - Formation of concepts Study and Teaching |
description |
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos de representações Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze estudantes do Ensino Fundamental Os resultados obtidos foram apresentados a partir de transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora Os dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual qualitativa Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual As relações estruturais, organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos estudantes Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito central a posteriori Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir dos multimodos de representação Mediante os relatos anteriores, considera-se que a estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009.00 2009 2024-05-01T13:20:03Z 2024-05-01T13:20:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11717 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823303008780288 |