Efeito de uma intervenção em estratégias de aprendizagem em alunos de biologia do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Deivid Alex dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16014
Resumo: Resumo: O presente estudo está embasado na Psicologia Cognitiva, sob a luz da Teoria do Processamento da Informação e faz parte das pesquisas realizadas junto ao grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação Teve como objetivo geral investigar os efeitos de uma intervenção pedagógica na frequência do uso de estratégias de aprendizagem cognitivas, metacognitivas e metacognitivas disfuncionais por parte de alunos de biologia do Ensino Médio de uma escola pública em um Município do Norte do Paraná O estudo quase-experimental foi realizado com 71 alunos, sendo 45 alunos do grupo controle e 26 do grupo experimental Para realizar a coleta de dados foi utilizada a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) desenvolvida e adaptada por Oliveira, Boruchovitch e Santos (21), composta por 31 itens divididos em três fatores: estratégias metacognitivas disfuncionais com 13 itens, cognitivas com 11 itens e metacognitivas com 7 itens As respostas são dispostas em escala tipo liberta de três pontos A escala foi aplicada coletivamente nos grupos controle e experimental O trabalho foi dividido em três momentos: pré-teste, intervenção e pós-teste No pré-teste, foi aplicada a escala e após a análise dos resultados, foram selecionadas algumas estratégias para serem trabalhadas na intervenção As intervenções foram realizadas em um total de 36 aulas, organizadas em 13 sessões de acordo com os conteúdos a serem desenvolvido e as estratégias a serem trabalhadas Após a intervenção, a escala foi reaplicada, considerando como fase de pós-teste Os resultados evidenciaram que no pré-teste os dois grupos não apresentam diferenças significativas em relação às médias para os três fatores da escala Pelo teste t de Student foi possível observar que o grupo experimental apresentou diferenças significativas ao comparar o pré e pós-teste para o uso das estratégias de aprendizagem cognitivas, enquanto que o grupo controle não apresentou diferenças significativas para nenhum dos fatores avaliados da escala Dessa forma, o presente trabalho evidenciou que a intervenção no uso de estratégias de aprendizagem teve um efeito sobre o uso de estratégias de aprendizagem, principalmente ao que refere-se às estratégias cognitivas, que foram as mais trabalhadas durante as sessões de intervenção Os resultados também evidenciaram diferenças significativas entre os sexos masculino e feminino, em que os participantes do sexo feminino se apresentaram como mais estratégicos Considerando os resultados do estudo, é possível apontar a importância do professor no seu papel de ensinar os alunos a utilizarem as diversas estratégias de aprendizagem desde as séries inicias Além disso, mostrou ser possível o professor trabalhar as estratégias de aprendizagem em sala de aula, dentro de uma disciplina específica adequando-as as exigências da tarefa e conteúdos, conforme proposto pelo modelo de infusão, levando seus alunos a aprender a aprender, tornando-os mais autorregulados e capazes de serem protagonistas de sua própria aprendizagem Dada a escassez de trabalhos, nesta área de conhecimento, voltados para o Ensino Médio, ressalta-se a necessidade do desenvolvimento de trabalhos voltados para esse nível de ensino
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present studies is based on Cognitive Psychology under the light of theory, Processing Theory is a part of the research carried out with the research group Cognitivism and Education The general objective was to investigate the effects of a pedagogical intervention on the frequency of the use of dysfunctional cognitive, metacognitive and metacognitive learning strategies by high school biology students from a public school in a county in the north of Paraná The almost-experimental study was carried out with 71 students, being 45 students of the control group and 26 in the experimental group In order to perform the data collection, the Learning Strategies Assessment Scale for Primary Education (EAVAP-EF) was developed and adapted by Oliveira, Boruchovitch and Santos (21), composed of 31 items divided into three factors: dysfunctional metacognitive strategies With 13 items, cognitive with 11 items and metacognitive with 7 items The answers are arranged in a three-point like a scale The scale was applied collectively in the control and experimental groups The work was divided in three moments: pre-test, intervention and post-test In the pre-test, the scale was applied and after the analysis of the results, we selected some strategies to be worked on in the intervention The interventions were carried out in a total of 36 classes, organized in 13 sessions according to the contents to be developed and the strategies to be worked on After the intervention, the scale was reapplied, considering as the post-test phase With the test t of the Student, it was possible to observe that the experimental group presented significant differences when compared the pre and post-test for the use of cognitive learning strategies, while the control group did not present significant differences for any of the evaluated factors of the scale This way, the studies showed that the intervention in the use of learning strategies had an effect on the use of learning strategies, especially when it refers to cognitive strategies, which have been worked during the intervention sessions The results also showed significant differences between males and females, that female participants presented more strategic actions Considering the results of this study, it is possible to point out the importance of the teacher in his role of teaching students to use the various learning strategies since elementary school In addition, it was shown that it is possible for the teacher to work with classroom learning strategies within a specific subject, adapting them to the task and content requirements, as proposed by the infusion model, leading his students to learn how to learn, making them more self-regulated and able to be protagonists of their own learning process Due to the lack of work in this area of knowledge, in high school, the need for the development of works aimed at this level of education is emphasizedAlliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Santos, Acácia Aparecida Angeli dosBzuneck, José AloyseoSantos, Deivid Alex dos2024-05-01T14:59:28Z2024-05-01T14:59:28Z2016.0013.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16014porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16014Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - 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