Cartografia da educação ambiental nas pós-graduações stricto sensu brasileiras (2003-2007) : ênfase na pesquisa das áreas de Educação e de Ensino de Ciências sobre formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniele Cristina de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12469
Resumo: Resumo: Estudos do tipo estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental (EA) estão sendo desenvolvidos para analisar as temáticas e qualidade das pesquisas das pós-graduações com intuito de contribuir com a consolidação do campo e indicar suas tendências e lacunas Neste sentido, objetiva-se levantar as dissertações e teses produzidas nas Pós-graduações stricto sensu reconhecidas e recomendadas pela Capes no período de 23-27, visando um aprofundamento sobre os objetivos e temáticas dos trabalhos das áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática que abordam a formação de professores/educadores Como fonte de dados utilizou-se o Banco de Teses da Capes que forneceu os resumos das dissertações e teses em EA Foram feitas duas seleções, uma para identificar os trabalhos que diziam respeito à EA e a segunda naqueles que abordavam a formação de professores/educadores Para a primeira seleção os critérios foram estabelecidos mediante compreensão sobre a EA a partir literatura da área que constitui o Capitulo I e II A segunda seleção se deu mediante estabelecimento de termos relacionados a formação de professores que deveriam ser encontrados no resumo Os trabalhos foram organizados em quadros e tabelas a partir dos descritores: área do conhecimento, região do Brasil, Instituição do Ensino Superior (IES) por ano, visando uma caracterização geral da pesquisa, assim como possibilitar a delimitação do corpus de análise qualitativa Após essa organização optou-se por analisar os resumos das áreas de Educação e de Ensino de Ciências pela sua representatividade Dos 1418 resumos levantados no Banco de Teses da Capes, 847 são de EA com distribuição nas quatro regiões do Brasil, em cursos de 38 áreas do conhecimento e em diversas IES Destes, 439 são das áreas de Educação e de Ensino, dos quais 13 abordam a temática de formação de professores/educadores Identificou-se o perfil de atuação do professor/educador participante da pesquisa, caracterizando-se por todos os níveis de ensino, principalmente as séries iniciais, com atuação em diferentes disciplinas, especialmente no ensino de Biologia, Geografia e Ciências Com relação ao período de formação investigado abrangeram-se diversos e o mais relevante foi a Formação no exercício (42,3%), analisando saberes e prática educativa de professores no espaço escolar Seguido pela Formação Continuada em Serviço (3%) com diversas abordagens A formação inicial também foi representativa (15,38%) Os demais períodos de formação tiveram menos de 1,54% cada Foram identificados três eixos temáticos os quais possuem categorias e subcategorias e são contextualizados a partir da literatura: 1) Identidade e profissionalização docente em EA (53,49%); (2) Análise da natureza e/ou o impacto de uma intervenção formativa (44,18%) e (3)Estudos teóricos sobre formação de professores em EA (2,32%) Os dados denotam a capilaridade da EA no espaço acadêmico brasileiro em que a formação de professores é investigada principalmente qualitativamente, valorizando-se a subjetividade dos sujeitos, mas também avaliando a estrutura de cursos e de estratégias formativas Pela limitação do presente estudo aponta-se a necessidade de maiores aprofundamentos a partir dos trabalhos na íntegra
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(2) Análise da natureza e/ou o impacto de uma intervenção formativa (44,18%) e (3)Estudos teóricos sobre formação de professores em EA (2,32%) Os dados denotam a capilaridade da EA no espaço acadêmico brasileiro em que a formação de professores é investigada principalmente qualitativamente, valorizando-se a subjetividade dos sujeitos, mas também avaliando a estrutura de cursos e de estratégias formativas Pela limitação do presente estudo aponta-se a necessidade de maiores aprofundamentos a partir dos trabalhos na íntegraDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Studies like “state of the art” in Environmental Education (EE) research have been developed to analyze subject matters and the quality of post-graduate researches for the purpose of contributing towards the field consolidation and showing its tendencies and blanks So, this research carries out a survey of papers and theses produced in Stricto sensu Post-Graduate courses, recognized and recommended by Capes, during 23-27 to show the objectives and tendencies of papers/theses about Education and Science Education areas in teacher’s training As a source of data, it was used the Capes Theses platform that supplied the papers/theses abstracts in EE The process involved two selections: the first one identified the papers/theses about EE and the second one about teacher’s training For the first selection the criteria were established according to the comprehension about EE (chapter I and II) The second selection happened according to the establishment of terms related to teacher’s training that were found in the abstracts The papers/theses were organized in pictures and tables according to the describers: knowledge area, region, universities per year, with the purpose of giving a general characterization of the research as well as making possible the delimitation of the corpus of the qualitative analysis After this organization, the abstracts were analyzed by their representation The 1418 abstracts obtained from Capes Theses platform, 847 are EE, distributed in the four regions of Brazil, in courses of 38 knowledge areas and in many universities The 847, 439 are from Education and Science Education areas and 13 are about teacher’s training It was identified that the teachers which participated from the research are from all teaching levels, mainly the elementary school with performance in different disciplines especially Biology, Geography and Sciences In relation to the training period, the most important was the training in working (423%), analyzing the knowledge and the teacher’s educative practical in the education space It was followed by the Employment-based teacher training (3%) with many approaches The initial training was also representative (1538%) Other training periods had less than 155 % each one Three main themes were identified which have categories and subcategories according to the literature: 1) Identity and teacher’s professionalization in EE (5349%); 2) Analysis of the nature and/or the impact of a training intervention (4418%) and 3) Theoretical studies about teacher’s training in EE (232%) The data denote the capillarity of EE in Brazilian universities in which the teacher’s training is investigated mainly qualitatively, valuing not only the people’s subjectivity but also the structure of the courses and the training strategies The limitation of the present study points that it is necessary to go deeper into this subject using the whole papers/thesesSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroReigota, Marcos Antônio dos SantosSouza, Daniele Cristina de2024-05-01T13:55:11Z2024-05-01T13:55:11Z2010.0005.02.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12469porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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