Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Renata Beloni de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16241
Resumo: Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre as articulações possíveis do ensino de literatura, por intermédio de textos de crônica, com as questões de gênero, mais especificamente sobre as masculinidades Para isso, elegemos como foco de análise materiais didáticos dedicados ao primeiro ano do Ensino Médio e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o intuito de verificar o tratamento dispensado à crônica, presentes nesses materiais, e a inclusão do gênero nos estudos literários As questões relacionadas ao ensino de literatura e à problemática que envolve o assunto tornaram-se fundamentais para a discussão de novas formas de produção e recepção de obras literárias e o papel das instituições de ensino neste novo cenário Junto aos questionamentos sobre leitura e, particularmente sobre a leitura de textos literários, apontamos para as especificidades que o texto literário traz consigo, incluindo, além de questões estéticas e particularidades composicionais, temas como as masculinidades e seus entrelaçamentos na sociedade contemporânea As crônicas selecionadas para este trabalho, todas do escritor brasileiro Fabrício Carpinejar, abordam as configurações das masculinidades e proporcionam ao leitor reflexões sobre os desdobramentos desta temática, além de possuírem características que possibilitam a abordagem do caráter híbrido da crônica, ao transitar entre a literatura e o jornalismo
id UEL_23625eefbd758d4190a883869927fcda
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16241
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveisCrônicas brasileirasHistória e críticaMasculinidadeLiteraturaEstudo e ensinoMasculinityLiteratureStudy and teaching - Study and teachingResumo: O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre as articulações possíveis do ensino de literatura, por intermédio de textos de crônica, com as questões de gênero, mais especificamente sobre as masculinidades Para isso, elegemos como foco de análise materiais didáticos dedicados ao primeiro ano do Ensino Médio e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o intuito de verificar o tratamento dispensado à crônica, presentes nesses materiais, e a inclusão do gênero nos estudos literários As questões relacionadas ao ensino de literatura e à problemática que envolve o assunto tornaram-se fundamentais para a discussão de novas formas de produção e recepção de obras literárias e o papel das instituições de ensino neste novo cenário Junto aos questionamentos sobre leitura e, particularmente sobre a leitura de textos literários, apontamos para as especificidades que o texto literário traz consigo, incluindo, além de questões estéticas e particularidades composicionais, temas como as masculinidades e seus entrelaçamentos na sociedade contemporânea As crônicas selecionadas para este trabalho, todas do escritor brasileiro Fabrício Carpinejar, abordam as configurações das masculinidades e proporcionam ao leitor reflexões sobre os desdobramentos desta temática, além de possuírem características que possibilitam a abordagem do caráter híbrido da crônica, ao transitar entre a literatura e o jornalismoTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The present work aims to think over the possible articulations between literature teaching, through chronic texts, with gender issues, more specifically on masculinities For this, we elected teaching materials destined to the first year of High School and recommended by the National Program of Didactic Book as our focus of analysis, with the purpose of verifying the treatment reserved to texts of chronicles, present in these materials, and the inclusion of the gender in literary studies The questions related to literature teaching and the issues that surround the subject, have become fundamental for the discussion of new forms of production and reception of literary works and the role of educational institutions in this new scenario Along with the questions about reading and, particularly about the reading of literary texts, we point to the specificities that the literary text brings with it, including, besides aesthetic questions and compositional particularities, themes such as masculinities and their interlancings in contemporary society The selected chronicles for this work, all written by brazilian writer Fabrício Carpinejar, approach the configurations of masculinities and provide the reader with reflections on the developments of this theme, in addition to having characteristics that make possible the approach of the hybrid character of the chronicle, while moving between literature and journalismSimon, Luiz Carlos Santos [Orientador]Bianchini, Luciane Guimarães BatistellaSant'Anna, Jaime dos ReisGodoy, Maria Carolina deAlves, Regina Célia dos SantosArruda, Renata Beloni de2024-05-01T15:03:58Z2024-05-01T15:03:58Z2017.0019.09.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16241porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis
title Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis
spellingShingle Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis
Arruda, Renata Beloni de
Crônicas brasileiras
História e crítica
Masculinidade
Literatura
Estudo e ensino
Masculinity
Literature
Study and teaching - Study and teaching
title_short Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis
title_full Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis
title_fullStr Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis
title_full_unstemmed Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis
title_sort Crônica, ensino e masculinidades : articulações possíveis
author Arruda, Renata Beloni de
author_facet Arruda, Renata Beloni de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]
Bianchini, Luciane Guimarães Batistella
Sant'Anna, Jaime dos Reis
Godoy, Maria Carolina de
Alves, Regina Célia dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Renata Beloni de
dc.subject.por.fl_str_mv Crônicas brasileiras
História e crítica
Masculinidade
Literatura
Estudo e ensino
Masculinity
Literature
Study and teaching - Study and teaching
topic Crônicas brasileiras
História e crítica
Masculinidade
Literatura
Estudo e ensino
Masculinity
Literature
Study and teaching - Study and teaching
description Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre as articulações possíveis do ensino de literatura, por intermédio de textos de crônica, com as questões de gênero, mais especificamente sobre as masculinidades Para isso, elegemos como foco de análise materiais didáticos dedicados ao primeiro ano do Ensino Médio e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o intuito de verificar o tratamento dispensado à crônica, presentes nesses materiais, e a inclusão do gênero nos estudos literários As questões relacionadas ao ensino de literatura e à problemática que envolve o assunto tornaram-se fundamentais para a discussão de novas formas de produção e recepção de obras literárias e o papel das instituições de ensino neste novo cenário Junto aos questionamentos sobre leitura e, particularmente sobre a leitura de textos literários, apontamos para as especificidades que o texto literário traz consigo, incluindo, além de questões estéticas e particularidades composicionais, temas como as masculinidades e seus entrelaçamentos na sociedade contemporânea As crônicas selecionadas para este trabalho, todas do escritor brasileiro Fabrício Carpinejar, abordam as configurações das masculinidades e proporcionam ao leitor reflexões sobre os desdobramentos desta temática, além de possuírem características que possibilitam a abordagem do caráter híbrido da crônica, ao transitar entre a literatura e o jornalismo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.09.2017
2017.00
2024-05-01T15:03:58Z
2024-05-01T15:03:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16241
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823245178765312