Conflitos políticos e físicos no transporte por bicicleta em Londrina / PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Oliveira Martins da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8694
Resumo: Resumo: O transporte, em especial o automóvel, é parte essencial para compreensão de como se dá a (re)produção do espaço urbano e suas complexidades no que se refere ao deslocamento das pessoas O primeiro capítulo da pesquisa apresenta o transporte e a mobilidade na (re)produção do espaço urbano No mesmo capítulo, a cultura do automóvel é destacada para se compreender seus impactos nos sistemas viários atuais No segundo capítulo, apresenta-se a inserção da bicicleta enquanto transporte de deslocamento nas cidades e suas legislações aplicáveis ao trânsito por meio de uma revisão normativa Pautado em Vasconcellos (1985), o estudo compreende que existem dois conflitos inerentes à circulação urbana: o conflito político e o conflito físico Assim, a pesquisa tem o objetivo de compreender os conflitos políticos e físicos no transporte por bicicleta em Londrina/PR Os objetivos específicos permeiam em investigar a aplicação das políticas públicas e o uso de bicicleta em Londrina e espacializar os locais com maiores ocorrências de sinistros Para compreender os conflitos políticos utilizou-se levantamento bibliográfico por meio de legislações, trabalho de campo, cadernos técnicos e informações em sites e jornais Os conflitos físicos foram espacializados no recorte temporal de 21 a 22 a partir do registro de ocorrência de sinistros no banco de dados do SIATE (PARANÁ, 22) utilizando-se a ferramenta Kernel Density Estimation em software de geoprocessamento e também por meio de trabalho de campo na malha cicloviária Os resultados apontam que após 14 anos desde o primeiro projeto cicloviário de Londrina, apenas 4,5% das principais vias da cidade contam com infraestrutura cicloviária, onde estas são distribuídas de forma desconexa Foi possível espacializar 3221 sinistros envolvendo bicicletas classificadas em regiões de muito baixa à muito alta densidade de ocorrências a partir das variáveis “ano”, “gravidade”, “gênero”, “horário” e “veículo envolvido” Cerca de 52% dos sinistros ocorreram em cruzamentos e constatou-se que a infraestrutura cicloviária atual apresenta não somente problemas de descontinuidade, mas também interrupção da ciclovia, cruzamentos e acessos não sinalizados e pavimento em mau estado de conservação, o que pode apresentar mais facilidade para a ocorrência de sinistros
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Transportation, especially by automobile, is an essential key to understanding how the (re)production of urban space and its complexities regarding the commuting of people takes place The first chapter of the research presents transportation and mobility in the (re)production of urban space In the same chapter, automobile culture is distinguished to understand its impacts on current road systems The second chapter presents the inclusion of bicycles as a commuting mode in urban areas and its legislation applicable to traffic through a regulatory review Based on Vasconcellos (1985), the study understands that there are two types of conflicts inherent to urban circulation: political and physical Thus, the research aims to understand the political and physical conflicts of bicycle commuting in Londrina/PR The secondary objectives permeate in investigating the application of public policies and the use of bicycles in Londrina and also spatialize the places with the highest occurrence of accidents To understand the political conflicts, a literature review through legislation, field research, technical guidelines, and information on websites and newspapers was conducted The physical conflicts were spatialized between the years 21 and 22 based on the record of the occurrence of accidents in the SIATE database (PARANÁ, 22), using the Kernel Density Estimation tool in geoprocessing software and also through field research in the cycling network The results show that after 14 years since the first cycling project in Londrina, only 45% of the main roads in the city present cycling infrastructure, distributed in an unconnected manner It was possible to spatialize 3,221 accidents involving bicycles, classified in regions from very low to very high density of occurrences based on the variables “year”, “severity”, “gender”, “time” and “vehicle involved” About 52% of the accidents occurred at intersections It was found that the current cycling infrastructure presents not only discontinuity problems, but also interruption of the cycle path, intersections and unsigned accesses, and pavement in poor condition, which may be easier for the occurrence of accidentsLohmann, Marciel [Orientador]Araújo Sobrinho, Fernando LuizKanashiro, MilenaSilva, Matheus Oliveira Martins da2024-05-01T11:39:46Z2024-05-01T11:39:46Z2021.0024.09.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8694porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8694Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - 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