A formação profissional em serviço social no Brasil e em Portugal : encontros e desencontros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16804
Resumo: Resumo: As interlocuções constituídas na trajetória sócio-histórica da formação profissional em Serviço Social no Brasil e em Portugal, o objeto em questão da presente tese, foram analisadas à luz do método materialista histórico-dialético, com o propósito de desvendar suas particularidades, assimetrias e similitudes Ao abordar a gênese e desenvolvimento da profissão em ambos os países, procuramos relacioná-los aos condicionantes sócio-históricos de cada lado do Atlântico, entendemos que o Serviço Social é produto e produtor da história De natureza qualitativa e do tipo descritiva, a pesquisa utilizou-se de procedimentos metodológicos de pesquisa de campo e documental Os documentos analisados referem-se a conteúdos disponíveis nas páginas virtuais dos cursos de Serviço Social de Portugal, bem como de agências oficiais que regulam o ensino superior em Portugal, como a A3ES e a DGES Documentos relativos ao protocolo firmado entre a PUC SP e o ISSSL também foram analisados Entrevistamos docentes de 6 (seis) escolas portuguesas e 2 (dois) sujeitos informantes, sendo um representante da Comissão de Avaliação Externa da A3ES de Portugal e outro, uma professora brasileira, cuja participação nas atividades referentes ao Protocolo entre a PUC e o ISSSL foi de suma importância A síntese deste percurso permite afirmar que, a partir da dialética da história, o Serviço Social brasileiro e o português construíram 4 (quatro) momentos de interlocuções: O Primeiro Encontro, no contexto desenvolvimentista da década de 196, o Segundo Encontro, permeado pelo Movimento de Reconceituação latino-americano e nos processos de resistência às ditaduras brasileira e portuguesa; o Terceiro Encontro, quando da realização do protocolo de cooperação científica entre a PUC SP e o ISSSL, o qual consideramos o Grande Encontro e o Quarto Encontro, no cenário de internacionalização do ensino superior Entendemos que os condicionantes sociais, políticos e econômicos do Brasil e de Portugal foram (são) medulares para a construção dessas interlocuções, os quais conferem particularidades à profissão e à formação nos dois países, fazendo com que essas interlocuções ora fossem reforçadas, ora fragilizadas Como fruto desses processos sócio-históricos, o Serviço Social em cada país construiu sua trajetória acadêmica de forma diferente e, por mais que essas interlocuções tenham sido extremamente importantes para a formação em cada lado do Atlântico, elas resultaram em diferenças significativas, principalmente no que se refere à constituição de uma direção social para a formação profissional
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o Terceiro Encontro, quando da realização do protocolo de cooperação científica entre a PUC SP e o ISSSL, o qual consideramos o Grande Encontro e o Quarto Encontro, no cenário de internacionalização do ensino superior Entendemos que os condicionantes sociais, políticos e econômicos do Brasil e de Portugal foram (são) medulares para a construção dessas interlocuções, os quais conferem particularidades à profissão e à formação nos dois países, fazendo com que essas interlocuções ora fossem reforçadas, ora fragilizadas Como fruto desses processos sócio-históricos, o Serviço Social em cada país construiu sua trajetória acadêmica de forma diferente e, por mais que essas interlocuções tenham sido extremamente importantes para a formação em cada lado do Atlântico, elas resultaram em diferenças significativas, principalmente no que se refere à constituição de uma direção social para a formação profissionalTese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: The interlocutions constituted in the socio-historical trajectory of professional training in Social Work in Brazil and Portugal, object of the present thesis, was analyzed in the light of the dialectical-historical materialist method, in order to unravel its particularities, asymmetries and similarities To approach the genesis and development of the profession in both countries, we try to relate them to the socio-historical conditions on each side of the Atlantic, we understand that Social Work is a product and producer of history Of qualitative nature and of the descriptive type, the research used methodological procedures of field and documentary research The documents analyzed refer to the contents available on the virtual pages of the Portuguese Social Work courses, as well as official agencies that regulate higher education in Portugal, such as A3ES and DGES Documents related to the protocol signed between PUC SP and ISSSL were also analyzed We interviewed teachers from six (6) Portuguese schools and two (2) reporting subjects, being a representative of the A3ES External Evaluation Committee of Portugal and another, a Brazilian teacher whose participation in the activities related to the Protocol between PUC and ISSSL was of major importance The synthesis of this path allows us to affirm that, from the dialectic of history, the Brazilian Social Work and the Portuguese have built four (4) moments of dialogue: The First Meeting, in the developmental context of the 196s, the Second Meeting, permeated by the Movement of Reconceptualization in Latin America and in the processes of resistance to Brazilian and Portuguese dictatorships; the Third Meeting, when the scientific cooperation protocol between PUC SP and ISSSL was held, which we considered the Great Meeting and the Fourth Meeting, in the scenario of internationalization of higher education Thus, we understand that the social, political and economic determinants of Brazil and Portugal were (are) central to the construction of these dialogues, which give particularities to the profession and formation in the both countries, making these interlocutions sometimes reinforced, sometimes fragile As a result of these socio-historical processes, Social Work in each country constructed its academic trajectory in a different way and, although these interlocutions were extremely important for the formation on each side of the Atlantic, it resulted in significant differences, mainly in what refers to the constitution of a social direction for professional qualificationGuedes, Olegna de Souza [Orientador]Fortuna, Sandra Lourenço de AndradeAlves, Jolinda de MoraesSantos, Cláudia Mônica dosOrtiz, Fátima GraveCoelho, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira2024-05-01T15:14:59Z2024-05-01T15:14:59Z2018.0012.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16804porDoutoradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:38Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:38Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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