Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sudo, Camila Harumi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10644
Resumo: Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de capacitação de treinadores sobre comportamentos de um treinador de tênis no estabelecimento de metas para seus atletas durante o treino Um treinador de tênis com 21 anos de idade e 3 de experiência, e dois atletas, com idade entre 15 e 16 anos, que treinavam e competiam regularmente, participaram da pesquisa O estudo foi dividido em três fases Na fase de linha de base, realizou-se a filmagem de 11 sessões de treino e calculou-se a porcentagem de ocorrência de instruções, encorajamentos, críticas/sarcamos, correções e elogios, fornecidos aos atletas, pelo treinador Registrou-se, também, os tipos de exercícios aplicados pelo treinador e o número de vezes que o treinador registrou o desempenho dos atletas e que participou dos exercícios aplicados Em seguida, iniciou-se a fase intervenção (Fase 2), composta por quatro passos, em um total de 1 sessões Cada sessão consistiu no treino de habilidades específicas do treinador (observar e registrar comportamentos, planejar critérios e prazos de evolução do desempenho, fornecer feedback etc) antes do treino e no acompanhamento subseqüente do treino com os atletas Providenciou-se feedback para o treinador, durante os treinos e ao final destes Finalmente, na pós-intervenção (Fase 3), procedeu-se como na Linha de Base Os resultados mostraram que houve aumento na porcentagem de instruções, correções e elogios descritivos e redução na porcentagem de críticas/sarcasmos, durante e após a intervenção Observou-se, ainda, que houve um aumento da porcentagem de registros dos desempenhos dos atletas e da participação do treinador nos exercícios Verificou-se que os comportamentos aprendidos pelo treinador ocorreram nas interações com outros alunos de outras turmas Também observou-se melhora no desempenho dos atletas – que atingiram as metas estabelecidas Os resultados sugerem, portanto, a efetividade da intervenção na capacitação de treinadores no uso da estratégia de estabelecimento de metas, bem como a necessidade de mais investigações com um maior número de treinadores, de diferentes modalidades
id UEL_25084547b1fe7a5a88c7337c4c5e444c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10644
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporteMetas (Psicologia)Análise do comportamentoTreinadores de atletasAperfeiçoamentoGoal (Psychology)Athletic trainersImprovementResumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de capacitação de treinadores sobre comportamentos de um treinador de tênis no estabelecimento de metas para seus atletas durante o treino Um treinador de tênis com 21 anos de idade e 3 de experiência, e dois atletas, com idade entre 15 e 16 anos, que treinavam e competiam regularmente, participaram da pesquisa O estudo foi dividido em três fases Na fase de linha de base, realizou-se a filmagem de 11 sessões de treino e calculou-se a porcentagem de ocorrência de instruções, encorajamentos, críticas/sarcamos, correções e elogios, fornecidos aos atletas, pelo treinador Registrou-se, também, os tipos de exercícios aplicados pelo treinador e o número de vezes que o treinador registrou o desempenho dos atletas e que participou dos exercícios aplicados Em seguida, iniciou-se a fase intervenção (Fase 2), composta por quatro passos, em um total de 1 sessões Cada sessão consistiu no treino de habilidades específicas do treinador (observar e registrar comportamentos, planejar critérios e prazos de evolução do desempenho, fornecer feedback etc) antes do treino e no acompanhamento subseqüente do treino com os atletas Providenciou-se feedback para o treinador, durante os treinos e ao final destes Finalmente, na pós-intervenção (Fase 3), procedeu-se como na Linha de Base Os resultados mostraram que houve aumento na porcentagem de instruções, correções e elogios descritivos e redução na porcentagem de críticas/sarcasmos, durante e após a intervenção Observou-se, ainda, que houve um aumento da porcentagem de registros dos desempenhos dos atletas e da participação do treinador nos exercícios Verificou-se que os comportamentos aprendidos pelo treinador ocorreram nas interações com outros alunos de outras turmas Também observou-se melhora no desempenho dos atletas – que atingiram as metas estabelecidas Os resultados sugerem, portanto, a efetividade da intervenção na capacitação de treinadores no uso da estratégia de estabelecimento de metas, bem como a necessidade de mais investigações com um maior número de treinadores, de diferentes modalidadesDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The aim of this study was to assess the effects of a coach training program on the behaviors of a tennis coach while establishing goals for his athletes during practice A 21- year – old coach with 3 years of experience, and 2 athletes, aged between 5 and 16 years old who have practiced and competed regularly took part in this research The study was divided in three phase During the baseline phase, 11 sessions of training were filmed and the percentage of occurrence of the instructions, encouragement, criticism/sarcasm, corrections and praise, given to athletes by their coach, were calculated It was also recorded the type of drills used and the number of times in which the coach has registered the athletes development and his participation in the required drills Following, it was initiated the intervention phase (Phase 2), consisting of four steps, totalizing 1 sessions Each session was composed of the training of specific coach abilities (observe, register the athlete’s behavior, criterion and development time, provide feedback etc) before practice and by the post-training follow-up with the athletes Feedback was provided for the coach, during and after the training Finally, during the post-intervention (Phase 3), procedures were set such as in baseline phase The results showed that was an increase of the percentage of instructions, corrections and descriptive praise, and the decrease of the percentage of criticism/sarcasm, during and after intervention It was also observed the increase of number of times when the development of the athletes were registered and the coach’s participation in the performed drills It was seen that the knowledge obtained by the coach was used to interact with different students other than those It was also observed the improvement on the athletes performance – who have achieved the established goals Therefore, the results suggest the effectiveness of the intervention while training coaches in the use of the goal-setting strategy, as well as the need of further investigation using a larger number of coaches in sports other than tennisSouza, Silva Regina de [Orientador]Goyos, Antônio Celso de NoronhaHaydu, Verônica BenderSudo, Camila Harumi2024-05-01T12:46:22Z2024-05-01T12:46:22Z2008.0024.03.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10644porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte
title Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte
spellingShingle Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte
Sudo, Camila Harumi
Metas (Psicologia)
Análise do comportamento
Treinadores de atletas
Aperfeiçoamento
Goal (Psychology)
Athletic trainers
Improvement
title_short Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte
title_full Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte
title_fullStr Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte
title_sort Avaliação de um programa de capacitação de treinamentos para utilização de estabelecimento de metas no esporte
author Sudo, Camila Harumi
author_facet Sudo, Camila Harumi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Silva Regina de [Orientador]
Goyos, Antônio Celso de Noronha
Haydu, Verônica Bender
dc.contributor.author.fl_str_mv Sudo, Camila Harumi
dc.subject.por.fl_str_mv Metas (Psicologia)
Análise do comportamento
Treinadores de atletas
Aperfeiçoamento
Goal (Psychology)
Athletic trainers
Improvement
topic Metas (Psicologia)
Análise do comportamento
Treinadores de atletas
Aperfeiçoamento
Goal (Psychology)
Athletic trainers
Improvement
description Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de capacitação de treinadores sobre comportamentos de um treinador de tênis no estabelecimento de metas para seus atletas durante o treino Um treinador de tênis com 21 anos de idade e 3 de experiência, e dois atletas, com idade entre 15 e 16 anos, que treinavam e competiam regularmente, participaram da pesquisa O estudo foi dividido em três fases Na fase de linha de base, realizou-se a filmagem de 11 sessões de treino e calculou-se a porcentagem de ocorrência de instruções, encorajamentos, críticas/sarcamos, correções e elogios, fornecidos aos atletas, pelo treinador Registrou-se, também, os tipos de exercícios aplicados pelo treinador e o número de vezes que o treinador registrou o desempenho dos atletas e que participou dos exercícios aplicados Em seguida, iniciou-se a fase intervenção (Fase 2), composta por quatro passos, em um total de 1 sessões Cada sessão consistiu no treino de habilidades específicas do treinador (observar e registrar comportamentos, planejar critérios e prazos de evolução do desempenho, fornecer feedback etc) antes do treino e no acompanhamento subseqüente do treino com os atletas Providenciou-se feedback para o treinador, durante os treinos e ao final destes Finalmente, na pós-intervenção (Fase 3), procedeu-se como na Linha de Base Os resultados mostraram que houve aumento na porcentagem de instruções, correções e elogios descritivos e redução na porcentagem de críticas/sarcasmos, durante e após a intervenção Observou-se, ainda, que houve um aumento da porcentagem de registros dos desempenhos dos atletas e da participação do treinador nos exercícios Verificou-se que os comportamentos aprendidos pelo treinador ocorreram nas interações com outros alunos de outras turmas Também observou-se melhora no desempenho dos atletas – que atingiram as metas estabelecidas Os resultados sugerem, portanto, a efetividade da intervenção na capacitação de treinadores no uso da estratégia de estabelecimento de metas, bem como a necessidade de mais investigações com um maior número de treinadores, de diferentes modalidades
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2008.00
2024-05-01T12:46:22Z
2024-05-01T12:46:22Z
24.03.2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10644
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823266454372352