As relações entre os confrontos religiosos e os lugares cristãos das cidades do norte da África durante a antiguidade tardia (séculos IV - VI d.C.)
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14608 |
Resumo: | Resumo: Este é um estudo sobre as relações entre os lugares de culto e reunião dos cristãos e os confrontos religiosos que marcaram o desenvolvimento do Cristianismo nas cidades do norte da África durante a Antiguidade Tardia Estes confrontos ocorreram entre os séculos IV e VI dC por conta da concorrência entre as diferentes facções religiosas do período pelo controle das basílicas cristãs das províncias africanas Usamos, para tanto, um referencial teórico que entende a cultura material como “produto” e “produtora” das dinâmicas sociais e um referencial metodológico que trabalha os documentos escritos e os dados arqueológicos a partir de suas particularidades, colocando questões específicas de acordo com a natureza de cada fonte para iluminar as questões propostas Dividimos nossa investigação em dois eixos temáticos: as disputas pelas basílicas citadinas e as disputas pelo culto dos mártires Os temas foram desenvolvidos pelos estudos de caso de Sufetula, Thamugadi, Cartago e do culto de São Marculo contextualizados pelos textos escritos pelas lideranças religiosas do período Constatamos que as basílicas cristãs foram capazes de sustentar e manter diversos níveis de atrito entre as comunidades religiosas do período por meio de suas localizações e formas particulares, auxiliando a construção da identidade dos diferentes grupos, estimulando as suas concorrências no cotidiano e conferindo durabilidade aos confrontos |
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As relações entre os confrontos religiosos e os lugares cristãos das cidades do norte da África durante a antiguidade tardia (séculos IV - VI d.C.)História socialConflitos religiososSéc. IV-VIÁfrica, NorteCultura materialMaterial cultureResumo: Este é um estudo sobre as relações entre os lugares de culto e reunião dos cristãos e os confrontos religiosos que marcaram o desenvolvimento do Cristianismo nas cidades do norte da África durante a Antiguidade Tardia Estes confrontos ocorreram entre os séculos IV e VI dC por conta da concorrência entre as diferentes facções religiosas do período pelo controle das basílicas cristãs das províncias africanas Usamos, para tanto, um referencial teórico que entende a cultura material como “produto” e “produtora” das dinâmicas sociais e um referencial metodológico que trabalha os documentos escritos e os dados arqueológicos a partir de suas particularidades, colocando questões específicas de acordo com a natureza de cada fonte para iluminar as questões propostas Dividimos nossa investigação em dois eixos temáticos: as disputas pelas basílicas citadinas e as disputas pelo culto dos mártires Os temas foram desenvolvidos pelos estudos de caso de Sufetula, Thamugadi, Cartago e do culto de São Marculo contextualizados pelos textos escritos pelas lideranças religiosas do período Constatamos que as basílicas cristãs foram capazes de sustentar e manter diversos níveis de atrito entre as comunidades religiosas do período por meio de suas localizações e formas particulares, auxiliando a construção da identidade dos diferentes grupos, estimulando as suas concorrências no cotidiano e conferindo durabilidade aos confrontosDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This is a study about the relationship between the Christian places of worship and meeting and the religious conflicts that marked the development of Christianity in the North African cities during the Late Antiquity These conflicts took place from the IV to the VI century AD out of the rivalry between the different religious factions of that period for the control of the African provinces' Christian basilicas We used, for such, a theoretical reference that perceives the material culture as “product” and “producer” of the social dynamics, and a methodological reference that works on written documents and archeological data from its particularities, placing specific questions according to the nature of each source and enlightening the proposed questions We divided our investigation into two themes: the disputes for the urban basilicas and the disputes for the martyrs' cults The themes were developed by case studies of Sufetula, Thamugadi, Carthage and St Marculo's cult, put in context by the written texts of the religious leaders of the period We found that the Christian basilicas were able to sustain and maintain several levels of friction between the religious communities of the period through its location and particular build, assisting to shape the different groups' identities, to stimulate their day-to-day rivalry and to grant durability to the conflictsOliveira, Julio Cesar Magalhães de [Orientador]Garraffoni, Renata SennaSelvatici, MonicaNascimento, Giovan do2024-05-01T14:33:34Z2024-05-01T14:33:34Z2015.002015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14608porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História socialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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