The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15651 |
Resumo: | Resumo: Donald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 216 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho Americano |
id |
UEL_25972b8dad04638c772100704cacf2b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15651 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016Ciência políticaEstados UnidosCampanha eleitoralEstados UnidosArquétipo (Psicologia)PoliticsUnited StatesElection campaign - United StatesResumo: Donald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 216 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho AmericanoDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: Donald Trump is a multi-industry entrepreneur who has worked from real estate to entertainment and became the 45th president of the United States of America His trajectory in the primaries and the results of the 216 elections surprised political experts This created a pathway to be followed by candidates from other countries Trump manipulated a mythology around his image and was able to exploit important anxieties of his support base The objective of this research is to analyze the archetypal symbols manipulated by the candidate at two rallies In order to do that, we have employed Gilbert Durand’s mythocriticism We have observed that Trump used three great mythical themes in his campaign: the conspiracy, the apocalypse and the hero In the context of growing social inequality in the United States, his narratives won the support amongst those drawn to a more authoritarian message and those most affected by the loss of the American Dream imageryFonseca, André Azevedo da [Orientador]Arias Neto, José MiguelLondero, Rodolfo RoratoBlume, Juliana Almendra2024-05-01T14:53:22Z2024-05-01T14:53:22Z2019.0021.05.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15651porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15651Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016 |
title |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016 |
spellingShingle |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016 Blume, Juliana Almendra Ciência política Estados Unidos Campanha eleitoral Estados Unidos Arquétipo (Psicologia) Politics United States Election campaign - United States |
title_short |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016 |
title_full |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016 |
title_fullStr |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016 |
title_full_unstemmed |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016 |
title_sort |
The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016 |
author |
Blume, Juliana Almendra |
author_facet |
Blume, Juliana Almendra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, André Azevedo da [Orientador] Arias Neto, José Miguel Londero, Rodolfo Rorato |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blume, Juliana Almendra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência política Estados Unidos Campanha eleitoral Estados Unidos Arquétipo (Psicologia) Politics United States Election campaign - United States |
topic |
Ciência política Estados Unidos Campanha eleitoral Estados Unidos Arquétipo (Psicologia) Politics United States Election campaign - United States |
description |
Resumo: Donald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 216 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho Americano |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019.00 2024-05-01T14:53:22Z 2024-05-01T14:53:22Z 21.05.2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15651 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Comunicação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823272786722816 |