The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blume, Juliana Almendra
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15651
Resumo: Resumo: Donald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 216 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho Americano
id UEL_25972b8dad04638c772100704cacf2b3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15651
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016Ciência políticaEstados UnidosCampanha eleitoralEstados UnidosArquétipo (Psicologia)PoliticsUnited StatesElection campaign - United StatesResumo: Donald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 216 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho AmericanoDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: Donald Trump is a multi-industry entrepreneur who has worked from real estate to entertainment and became the 45th president of the United States of America His trajectory in the primaries and the results of the 216 elections surprised political experts This created a pathway to be followed by candidates from other countries Trump manipulated a mythology around his image and was able to exploit important anxieties of his support base The objective of this research is to analyze the archetypal symbols manipulated by the candidate at two rallies In order to do that, we have employed Gilbert Durand’s mythocriticism We have observed that Trump used three great mythical themes in his campaign: the conspiracy, the apocalypse and the hero In the context of growing social inequality in the United States, his narratives won the support amongst those drawn to a more authoritarian message and those most affected by the loss of the American Dream imageryFonseca, André Azevedo da [Orientador]Arias Neto, José MiguelLondero, Rodolfo RoratoBlume, Juliana Almendra2024-05-01T14:53:22Z2024-05-01T14:53:22Z2019.0021.05.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15651porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15651Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
title The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
spellingShingle The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
Blume, Juliana Almendra
Ciência política
Estados Unidos
Campanha eleitoral
Estados Unidos
Arquétipo (Psicologia)
Politics
United States
Election campaign - United States
title_short The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
title_full The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
title_fullStr The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
title_full_unstemmed The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
title_sort The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016
author Blume, Juliana Almendra
author_facet Blume, Juliana Almendra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, André Azevedo da [Orientador]
Arias Neto, José Miguel
Londero, Rodolfo Rorato
dc.contributor.author.fl_str_mv Blume, Juliana Almendra
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência política
Estados Unidos
Campanha eleitoral
Estados Unidos
Arquétipo (Psicologia)
Politics
United States
Election campaign - United States
topic Ciência política
Estados Unidos
Campanha eleitoral
Estados Unidos
Arquétipo (Psicologia)
Politics
United States
Election campaign - United States
description Resumo: Donald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 216 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho Americano
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2019.00
2024-05-01T14:53:22Z
2024-05-01T14:53:22Z
21.05.2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15651
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823272786722816