O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Danillo Ferreira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11084
Resumo: Resumo: Nesta pesquisa, estudamos as concepções sobre a História apresentadas pelos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos da escola Professora Dulceney Becker, localizada na cidade de Londrina, Paraná A investigação foi realizada no ano de 212, em uma sala de aula multisseriada, formada pelas séries finais do ensino fundamental A pesquisa tem caráter qualitativo e utiliza-se da metodologia pesquisa-ação, caracterizada pela participação do pesquisador/professor na busca de apreensão da realidade, na produção de novos conhecimentos e na possibilidade de criar novos horizontes para a nossa prática e para a vida dos educandos Os suportes de pesquisa foram categorizados em duas modalidades: na participação nas discussões levantadas previamente (oralidade) e na realização das atividades propostas (escrita), subdivididas em questionários exploratórios e elaboração de narrativas sobre temáticas diversas Nosso referencial teórico foi baseado nos seguintes autores: Jörn Rüsen, Isabel Barca, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Paulo Freire Enquanto o modelo teórico de apresentação dos conteúdos em sala de aula foi pautado na aula-oficina (Barca, 24), o modelo de investigação fundamentou-se nas pesquisas em Educação Histórica de coleta de dados, por meio de entrevistas orais, e de instrumentos exploratórios, por meio de narrativas produzidas pelos alunos O tratamento e a análise dos dados coletados revelaram a possibilidade de progressão do conhecimento apresentado pelos alunos, assim como a eficácia de uma metodologia que estabeleça como pressuposto a relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos científicos como forma de aprendizagem da História
id UEL_25f1f43e052f7a4bdc7542e11af1c995
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11084
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - ParanáEducação de adultosHistóriaEstudo e ensinoEnsino supletivoEducaçãoEducation of adultsResumo: Nesta pesquisa, estudamos as concepções sobre a História apresentadas pelos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos da escola Professora Dulceney Becker, localizada na cidade de Londrina, Paraná A investigação foi realizada no ano de 212, em uma sala de aula multisseriada, formada pelas séries finais do ensino fundamental A pesquisa tem caráter qualitativo e utiliza-se da metodologia pesquisa-ação, caracterizada pela participação do pesquisador/professor na busca de apreensão da realidade, na produção de novos conhecimentos e na possibilidade de criar novos horizontes para a nossa prática e para a vida dos educandos Os suportes de pesquisa foram categorizados em duas modalidades: na participação nas discussões levantadas previamente (oralidade) e na realização das atividades propostas (escrita), subdivididas em questionários exploratórios e elaboração de narrativas sobre temáticas diversas Nosso referencial teórico foi baseado nos seguintes autores: Jörn Rüsen, Isabel Barca, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Paulo Freire Enquanto o modelo teórico de apresentação dos conteúdos em sala de aula foi pautado na aula-oficina (Barca, 24), o modelo de investigação fundamentou-se nas pesquisas em Educação Histórica de coleta de dados, por meio de entrevistas orais, e de instrumentos exploratórios, por meio de narrativas produzidas pelos alunos O tratamento e a análise dos dados coletados revelaram a possibilidade de progressão do conhecimento apresentado pelos alunos, assim como a eficácia de uma metodologia que estabeleça como pressuposto a relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos científicos como forma de aprendizagem da HistóriaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In this paper, we studied the conceptions of History presented by the students of the Youth and Adult Education from Teacher Dulceney Becker School, located in the city of Londrina, Paraná The inquiry was conducted in 212 in a multiseriate classroom formed by elementary school grades The research is qualitative and uses action research methodology, characterized by the involvement of the researcher/teacher in the pursuit of apprehension of reality, in the production of new knowledge and in the ability to create new horizons for our practice and for learners’ lives The survey procedures were categorized into two types: the participation in the discussions raised previously (orality) and the completion of the proposed activities (writing), which were subdivided into exploratory surveys and production of various thematic narratives Our theoretical framework was based on the following authors: JörnRüsen, Isabel Barca, Peter Lee, Mary Help Schmidt, Paulo Freire Whereas the theoretical model of content presentation in class was guided by classroom-workshop (Barca, 24), the research model was based on research in historical education data collection, through oral interviews, and exploratory instruments, through narratives produced by students The treatment and the analysis of the collected data revealed the possibility of improving the knowledge presented by the students, as well as the effectiveness of a methodology that establishes as its tenet the relationship between students' previous knowledge and scientific knowledge as a way of learning from HistoryCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Czernisz, Eliane Cleide da SilvaTuma, Magda Madalena PeruzinAbud, Kátia Maria deBrito, Danillo Ferreira de2024-05-01T13:09:54Z2024-05-01T13:09:54Z2013.0016.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11084porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná
title O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná
spellingShingle O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná
Brito, Danillo Ferreira de
Educação de adultos
História
Estudo e ensino
Ensino supletivo
Educação
Education of adults
title_short O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná
title_full O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná
title_fullStr O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná
title_full_unstemmed O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná
title_sort O ensino de história na educação de jovens e adultos : as concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker - Londrina - Paraná
author Brito, Danillo Ferreira de
author_facet Brito, Danillo Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]
Czernisz, Eliane Cleide da Silva
Tuma, Magda Madalena Peruzin
Abud, Kátia Maria de
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Danillo Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
História
Estudo e ensino
Ensino supletivo
Educação
Education of adults
topic Educação de adultos
História
Estudo e ensino
Ensino supletivo
Educação
Education of adults
description Resumo: Nesta pesquisa, estudamos as concepções sobre a História apresentadas pelos alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos da escola Professora Dulceney Becker, localizada na cidade de Londrina, Paraná A investigação foi realizada no ano de 212, em uma sala de aula multisseriada, formada pelas séries finais do ensino fundamental A pesquisa tem caráter qualitativo e utiliza-se da metodologia pesquisa-ação, caracterizada pela participação do pesquisador/professor na busca de apreensão da realidade, na produção de novos conhecimentos e na possibilidade de criar novos horizontes para a nossa prática e para a vida dos educandos Os suportes de pesquisa foram categorizados em duas modalidades: na participação nas discussões levantadas previamente (oralidade) e na realização das atividades propostas (escrita), subdivididas em questionários exploratórios e elaboração de narrativas sobre temáticas diversas Nosso referencial teórico foi baseado nos seguintes autores: Jörn Rüsen, Isabel Barca, Peter Lee, Maria Auxiliadora Schmidt, Paulo Freire Enquanto o modelo teórico de apresentação dos conteúdos em sala de aula foi pautado na aula-oficina (Barca, 24), o modelo de investigação fundamentou-se nas pesquisas em Educação Histórica de coleta de dados, por meio de entrevistas orais, e de instrumentos exploratórios, por meio de narrativas produzidas pelos alunos O tratamento e a análise dos dados coletados revelaram a possibilidade de progressão do conhecimento apresentado pelos alunos, assim como a eficácia de uma metodologia que estabeleça como pressuposto a relação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos científicos como forma de aprendizagem da História
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.08.2013
2013.00
2024-05-01T13:09:54Z
2024-05-01T13:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11084
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823275461640192