Desempenho de motor diesel alimentado com óleo vegetal
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14849 |
Resumo: | Resumo: No Brasil um grande esforço está voltado para encontrar alternativas renováveis para o petrodiesel Algumas linhas de estudo estão direcionadas ao desenvolvimento dos óleos vegetais aplicados diretamente como combustível, por serem fonte de menor custo, terem densidade energética maior que o biodiesel e apresentam menor risco de contaminação ambiental Neste trabalho, foram realizados ensaios de curta duração em motor Diesel com sistema de combustão indireta, alimentado com óleo vegetal, com e sem pré-aquecimento, em comparação com petrodiesel O objetivo foi avaliar a influência do pré-aquecimento do óleo vegetal no comportamento técnico, desempenho e emissão de material particulado pelo motor De forma geral, os resultados obtidos neste trabalho, com relação ao efeito do pré-aquecimento no comportamento técnico e no desempenho do motor, apresentaram-se menos interessantes Porém, a literatura mostra que em ensaios de longa duração, o pré-aquecimento é significativo, por apresentar melhores respostas em variáveis relacionadas diretamente com a vida útil do motor Assim, para que possa ser recomendada a utilização dos óleos vegetais, é necessário realizar ensaios de longa duração junto a estudos econômicos Mas, para o caso dos óleos estudados neste trabalho, os óleos de linhaça e de pinhão-manso foram considerados menos adequados Levando em conta o padrão de obtenção dos óleos avaliados, futuros estudos de longa duração podem ser direcionados aos óleos de crambe e de canola, pois, apresentaram resultados mais interessantes em avaliações de curta duração, comportamento também esperado em ensaios de longa duração Para linhaça e pinhão-manso, torna-se necessário estudar processos de purificação para melhorar a qualidade destes como combustível |
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Desempenho de motor diesel alimentado com óleo vegetalBiocombustíveisÓleos vegetais como combustívelMecanização agrícolaMotor dieselAgricultura e energiaBiomass energyVegetable oils as fuelFarm mechanizationAgriculture and energyResumo: No Brasil um grande esforço está voltado para encontrar alternativas renováveis para o petrodiesel Algumas linhas de estudo estão direcionadas ao desenvolvimento dos óleos vegetais aplicados diretamente como combustível, por serem fonte de menor custo, terem densidade energética maior que o biodiesel e apresentam menor risco de contaminação ambiental Neste trabalho, foram realizados ensaios de curta duração em motor Diesel com sistema de combustão indireta, alimentado com óleo vegetal, com e sem pré-aquecimento, em comparação com petrodiesel O objetivo foi avaliar a influência do pré-aquecimento do óleo vegetal no comportamento técnico, desempenho e emissão de material particulado pelo motor De forma geral, os resultados obtidos neste trabalho, com relação ao efeito do pré-aquecimento no comportamento técnico e no desempenho do motor, apresentaram-se menos interessantes Porém, a literatura mostra que em ensaios de longa duração, o pré-aquecimento é significativo, por apresentar melhores respostas em variáveis relacionadas diretamente com a vida útil do motor Assim, para que possa ser recomendada a utilização dos óleos vegetais, é necessário realizar ensaios de longa duração junto a estudos econômicos Mas, para o caso dos óleos estudados neste trabalho, os óleos de linhaça e de pinhão-manso foram considerados menos adequados Levando em conta o padrão de obtenção dos óleos avaliados, futuros estudos de longa duração podem ser direcionados aos óleos de crambe e de canola, pois, apresentaram resultados mais interessantes em avaliações de curta duração, comportamento também esperado em ensaios de longa duração Para linhaça e pinhão-manso, torna-se necessário estudar processos de purificação para melhorar a qualidade destes como combustívelTese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em AgronomiaAbstract: In Brazil, a great effort is turned to finding renewable alternatives to petrodiesel fuel Some lines of study are directed at the development of vegetable oils applied directly as a fuel, because they are getting lower cost source, have higher energy density than biodiesel and have lower risk of environmental contamination In this study, short-term trials in diesel engine with indirect ignition system, fed with vegetable oil, with and without preheating, compared to petrodiesel performance The objective was to evaluate the effect of preheating the vegetable oil in technical behavior, performance and emission of particulate matter from the engine Overall, the results obtained in this study regarding the effect of preheating the technical behavior and performance of the engine were less interesting However, the literature shows that in long-term studies, preheating is significant, since it has better responses on variables directly related to the useful life of engine So, that the use of vegetable oils can be recommended, it is necessary to conduct long-term studies with the economic studies But, for the case of the oils studied in this work, linseed and jatropha oils were considered less appropriate Taking into account the standard for obtaining evaluated oils, future long-term studies can be directed to crambe and canola oil, therefore showed more interesting results in assessments of short-term duration, behavior also expected in long-term studies For linseed and jatropha oil, it becomes necessary to study the purification processes to improve the quality of fuelRalisch, Ricardo [Orientador]Weirich Neto, Pedro HenriqueToledo, Anderson deFey, EmersonSilveira, José MiguelSaab, Otávio Jorge Grigoli AbiFigueiredo, Paulo Roberto de AbreuSchirmer, Waldir NagelWeirich Neto, Pedro Henrique [Coorientador]Delalibera, Hevandro Colonhese2024-05-01T14:38:03Z2024-05-01T14:38:03Z2014.0028.02.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14849porDoutoradoAgronomiaCentro de Ciências AgráriasPrograma de Pós-graduação em AgronomiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Resumo: No Brasil um grande esforço está voltado para encontrar alternativas renováveis para o petrodiesel Algumas linhas de estudo estão direcionadas ao desenvolvimento dos óleos vegetais aplicados diretamente como combustível, por serem fonte de menor custo, terem densidade energética maior que o biodiesel e apresentam menor risco de contaminação ambiental Neste trabalho, foram realizados ensaios de curta duração em motor Diesel com sistema de combustão indireta, alimentado com óleo vegetal, com e sem pré-aquecimento, em comparação com petrodiesel O objetivo foi avaliar a influência do pré-aquecimento do óleo vegetal no comportamento técnico, desempenho e emissão de material particulado pelo motor De forma geral, os resultados obtidos neste trabalho, com relação ao efeito do pré-aquecimento no comportamento técnico e no desempenho do motor, apresentaram-se menos interessantes Porém, a literatura mostra que em ensaios de longa duração, o pré-aquecimento é significativo, por apresentar melhores respostas em variáveis relacionadas diretamente com a vida útil do motor Assim, para que possa ser recomendada a utilização dos óleos vegetais, é necessário realizar ensaios de longa duração junto a estudos econômicos Mas, para o caso dos óleos estudados neste trabalho, os óleos de linhaça e de pinhão-manso foram considerados menos adequados Levando em conta o padrão de obtenção dos óleos avaliados, futuros estudos de longa duração podem ser direcionados aos óleos de crambe e de canola, pois, apresentaram resultados mais interessantes em avaliações de curta duração, comportamento também esperado em ensaios de longa duração Para linhaça e pinhão-manso, torna-se necessário estudar processos de purificação para melhorar a qualidade destes como combustível |
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