Satisfação e insatisfação no trabalho de enfermeiros de um hospital universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Marisa Pires de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10402
Resumo: Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar os fatores geradores de satisfação e insatisfação no trabalho de enfermeiros de um Hospital Universitário de Londrina Trata-se de estudo de natureza qualitativa, com abordagem descritivo-exploratória Contou com a participação de 15 enfermeiros, dos turnos matutino, vespertino e noturno A coleta de dados ocorreu no período de novembro de 211 a maio de 212, realizada por meio de entrevista e formulário, com roteiro de questões semiestruturadas, constituído de duas partes: a primeira, com questões objetivas concernentes ao perfil sociodemográfico dos pesquisadores e a segunda com questões abertas relacionadas às vivências de satisfação e insatisfação no trabalho As entrevistas foram gravadas e transcritas posteriormente Para analisar os dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, com respaldo na teoria da Psicodinâmica do Trabalho na concepção Dejouriana No que concerne ao perfil sócio-demográfico, 1 enfermeiros eram do sexo feminino, 5 do masculino, com idade entre 31 e 58 anos e o tempo de atuação na instituição variou entre três e 35 anos Das entrevistas emergiram duas categorias denominadas: vivências de satisfação e vivências de insatisfação no trabalho do enfermeiro Em relação à categoria vivências de satisfação no trabalho, evidenciaram-se as seguintes subcategorias: a remuneração e incentivo pela instituição, a carga horária de trabalho, o trabalho em equipe, participando do desenvolvimento técnico e pessoal da equipe, o reconhecimento pelo trabalho realizado, a autonomia e resolubilidade para prestar assistência, o cuidar do paciente e o trabalho em instituição pública Quanto à categoria vivências de insatisfação no trabalho, as subcategorias identificadas foram: a falta de cooperação entre os colegas; a sobrecarga de trabalho; o não reconhecimento do trabalho realizado; a escassez de recursos humanos e materiais; e o trabalho em uma instituição pública Conclui-se que tanto as vivências de satisfação como as de insatisfação identificadas estão ligadas tanto aos aspectos pessoais como institucionais Medidas devem ser tomadas para diminuir a insatisfação no trabalho, como: criar espaços institucionais que favoreçam momentos nos quais os sujeitos possam verbalizar os sentimentos vividos com o acompanhamento de profissionais capacitados em saúde mental; aquisição de materiais e equipamentos em quantidade e com qualidade; adequação da quantidade de recursos humanos; viabilização momentos de recreação e lazer no espaço do labor, visto que iniciativas desta natureza propiciam ambiente laboral favorável à integridade física e mental dos enfermeiros
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a sobrecarga de trabalho; o não reconhecimento do trabalho realizado; a escassez de recursos humanos e materiais; e o trabalho em uma instituição pública Conclui-se que tanto as vivências de satisfação como as de insatisfação identificadas estão ligadas tanto aos aspectos pessoais como institucionais Medidas devem ser tomadas para diminuir a insatisfação no trabalho, como: criar espaços institucionais que favoreçam momentos nos quais os sujeitos possam verbalizar os sentimentos vividos com o acompanhamento de profissionais capacitados em saúde mental; aquisição de materiais e equipamentos em quantidade e com qualidade; adequação da quantidade de recursos humanos; viabilização momentos de recreação e lazer no espaço do labor, visto que iniciativas desta natureza propiciam ambiente laboral favorável à integridade física e mental dos enfermeirosDissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAbstract: The objective of this study was to analyze the factors that promote satisfaction and dissatisfaction in the nurses’ work in a University Hospital of Londrina It is a study of a qualitative nature, with a descriptive-exploratory nature The participants were 15 nurses, from morning, afternoon and night shifts Data collection was carried out during the period of November 211 and May 212, by means of an interview and a form with semi-structured questions, which was divided into two parts: the first one with objective questions concerning the social-demographic profile of researchers; and the second one with open questions related to situations that generate satisfaction and dissatisfaction at work The interviews were recorded and later transcribed In order to analyze the data, the Content Analysis technique, was utilized, regarding the Dejourian Psychodynamics of Work theory As for the social-demographic profile, 1 nurses were female, 5 male, aged between 31 and 58 and the time of work in the institution varied from three to thirty-five years From the interviews two categories were created: work situations that generate satisfaction and work situations that generate nurses’ dissatisfaction Regarding the category situations that generate satisfaction at work, two thematic subcategories were aggregated: salary and incentive by the institution, working hours, team work, participation in the technical and personal development of the team, recognition for the work accomplished, autonomy and case resolution when giving assistance, patient care and work at a public institution Concerning the category situations that cause dissatisfaction at work, the identified subcategories were: lack of cooperation among colleagues; work overload; lack of recognition for the accomplished work; scarcity of human resources and material and the work at a public institution It is concluded that both situations that generate satisfaction and situations that generate dissatisfaction are connected with both personal and institutional aspects Measures should be taken in order to reduce dissatisfaction at work, such as: create institutional spaces that favor moments in which workers can verbalize feelings with the accompaniment of skilled professionals in mental health; acquisition of material and equipment of adequate quantity and quality; adequacy of human resources amount; and provide moments of recreation and leisure in labor space, since initiatives of this nature offer labor environment which is favorable to nurses’ physical and mental healthMartins, Júlia Trevisan [Orientador]Cardelli, Alexandrina Aparecida MacielRobazzi, Maria Lúcia do Carmo da CruzMorais, Marisa Pires de2024-05-01T12:42:25Z2024-05-01T12:42:25Z2012.0022.02.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10402porMestradoEnfermagemCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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