Interdiscursividade na potência do falso : cosmogonia yanomami e etnopoética de Claudia Andujar
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13945 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta a relação interdiscursiva entre a mitologia Yanomami, publicada no livro Folk Literature of Yanomami Indians (199) e presente em A queda do céu: palavras de um xamã yanomami (215), e as fotografias da série Sonhos, de Claudia Andujar, publicada no livro A vulnerabilidade do ser (25) As imagens desta série resultam de fusões de fotografias feitas por Andujar em momentos e locais diferentes Segundo suas palavras, a intenção é trazer ao público não índio a beleza e a riqueza do conhecimento mítico dos Yanomami Essa afirmativa justifica a busca, neste trabalho, pelos elementos que tecem a interdiscursividade, especialmente quando grande parte dos estudos e análises sobre sua obra demonstram o desconhecimento sobre a cosmogonia yanomami, e os esforços resultam em frases que assumem a incapacidade de compreensão Na medida em que a cosmogonia yanomami é trazida à tona, verifica-se que o trabalho de manipulação empreendido pela fotógrafa, intervenção que claramente é compreendida como falseamento de uma imagem fotográfica ou, em outras palavras, ficcionalização de um dado da realidade, paradoxalmente se constrói uma verdade: a verdade mítica yanomami É a potência do falso que instaura uma verdade, segundo a concepção de fabulação de Deleuze É esta a tese defendida neste trabalho: fabulação, a potência do falso, é o conceito que permite compreender o discurso imagético de Andujar Quanto mais falso aos olhos da sociedade ocidental, mais se revela a verdade daquele que Deleuze identifica como pobre: o dominado, o marginalizado, o outro O aporte teórico da pesquisa precisou ser amplo para responder a questões antropológicas, imagéticas, filosóficas, culturais, literárias, artísticas e sensíveis Empreendeu-se a tarefa de identificar nas fotografias de Andujar o que provoca a estesia no público não índio que, mesmo sem possibilidade de compreensão racional, é mobilizado pelas imagens Em seguida, buscou-se compreender a mitologia e o Yanomami, a partir de uma antropologia profundamente inspirada em Deleuze, que propõe a noção de perspectivismo Por fim, as fotografias da série Sonhos são analisadas de forma a extrair os mitos e a cosmogonia dos Yanomami, a partir da abordagem da Semiótica Discursiva, com apoio na Semiótica Plástica e nas teorias sobre a imagem e o pensamento simbólico É nesse trabalho de revelação do sagrado nas imagens de Andujar que se evidencia a fabulação por ela empreendida |
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Interdiscursividade na potência do falso : cosmogonia yanomami e etnopoética de Claudia AndujarLiteratura e fotografiaÍndios YanomamiReligião e mitologiaCosmogoniaFotografia de índiosLiterature and photographyCosmogonyResumo: Este trabalho apresenta a relação interdiscursiva entre a mitologia Yanomami, publicada no livro Folk Literature of Yanomami Indians (199) e presente em A queda do céu: palavras de um xamã yanomami (215), e as fotografias da série Sonhos, de Claudia Andujar, publicada no livro A vulnerabilidade do ser (25) As imagens desta série resultam de fusões de fotografias feitas por Andujar em momentos e locais diferentes Segundo suas palavras, a intenção é trazer ao público não índio a beleza e a riqueza do conhecimento mítico dos Yanomami Essa afirmativa justifica a busca, neste trabalho, pelos elementos que tecem a interdiscursividade, especialmente quando grande parte dos estudos e análises sobre sua obra demonstram o desconhecimento sobre a cosmogonia yanomami, e os esforços resultam em frases que assumem a incapacidade de compreensão Na medida em que a cosmogonia yanomami é trazida à tona, verifica-se que o trabalho de manipulação empreendido pela fotógrafa, intervenção que claramente é compreendida como falseamento de uma imagem fotográfica ou, em outras palavras, ficcionalização de um dado da realidade, paradoxalmente se constrói uma verdade: a verdade mítica yanomami É a potência do falso que instaura uma verdade, segundo a concepção de fabulação de Deleuze É esta a tese defendida neste trabalho: fabulação, a potência do falso, é o conceito que permite compreender o discurso imagético de Andujar Quanto mais falso aos olhos da sociedade ocidental, mais se revela a verdade daquele que Deleuze identifica como pobre: o dominado, o marginalizado, o outro O aporte teórico da pesquisa precisou ser amplo para responder a questões antropológicas, imagéticas, filosóficas, culturais, literárias, artísticas e sensíveis Empreendeu-se a tarefa de identificar nas fotografias de Andujar o que provoca a estesia no público não índio que, mesmo sem possibilidade de compreensão racional, é mobilizado pelas imagens Em seguida, buscou-se compreender a mitologia e o Yanomami, a partir de uma antropologia profundamente inspirada em Deleuze, que propõe a noção de perspectivismo Por fim, as fotografias da série Sonhos são analisadas de forma a extrair os mitos e a cosmogonia dos Yanomami, a partir da abordagem da Semiótica Discursiva, com apoio na Semiótica Plástica e nas teorias sobre a imagem e o pensamento simbólico É nesse trabalho de revelação do sagrado nas imagens de Andujar que se evidencia a fabulação por ela empreendidaTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This thesis introduces the interdiscoursive relation between the Yanomami mythology, published in the book Folk Literature of Yanomami Indians (199) and present in The Falling Sky: words of a Yanomami Shaman (215) and the series of photographs Dreams, by Claudia Andujar, published in the book The vulnerability of being (25) The images in this series resulted from photograph fusions made by Andujar in different moments and locals According to her, the intention is to bring to the non-Indian public the beauty and wealth from the Yanomami’s mythical knowledge This affirmative justifies the search, in this work, for the elements that weave the interdiscursitivity, specially when the majority of studies and analysis about her opus demonstrate the lack of knowledge about the Yanomami cosmogony, and the efforts result in phrases that assume the incapability of comprehension As the Yanomami cosmogony is brought up, it is verified that the manipulation work engaged by the photographer, an intervention clearly comprehended as a distortion of a photographic image or, with a softer word, fictionalization of a reality data, paradoxically a truth is built: the mythical Yanomami truth It is the power of the false, which establishes a truth, according to Deleuze’s conception of fabulation This is the thesis defended in this work: fabulation, the power of false, it is the concept that allows the comprehension of Andujar’s imagetic discourse The falser to the eyes of the occidental society, more the truth is revealed from whom Deleuze identifies as poor: the ridden, the marginalized, the other The theoretical input of the research had to be wide to respond to anthropological issues, imagetics, philosophical, cultural, literary, artistic and sensitive It was engaged the task of identifying in Andujar’s photographs what causes the aesthesia in the non-Indian public, which, even without the possibility of rational comprehension, is mobilized through the images Afterward, the comprehension of the mythology and the Yanomami was seek, through an anthropology profoundly inspired by Deleuze, who proposes a perspectivism notion At last, the photographs from the series Dreams are analyzed in a way to extract the myths and the cosmogony from the Yanomami, through the Semiotics Discursive approach, based on Plastic Semiotics and in theories of image and the symbolic thought It is in this work of revelation of the consecrated in Andujar’s images that substantiates the fabulation engaged by herMello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de [Orientador]Klein, Alberto Carlos AugustoContani, Miguel LuizGodoy, Maria Carolina deFernandes, Frederico Augusto GarciaHata, Luli2024-05-01T14:21:31Z2024-05-01T14:21:31Z2017.0020.12.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13945porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13945Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - 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