Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primo, Polyane
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13077
Resumo: Resumo: Pesquisa vinculada à linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (PPEdu/UEL), ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade (CNPq) Seu problema versa sobre o modelo de gestão assumido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná - SEED, sobretudo no período correspondente ao Governo Carlos Massa Ratinho Jr, e de que modo o Programa de Tutoria Pedagógica explicita as fundamentações ideológicas que caracterizam esta gestão Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar os princípios e concepções que orientam a gestão da educação desenvolvida pela SEED-PR, tomando-se como foco na investigação o Programa de Tutoria Pedagógica implementado na rede pública estadual de ensino do Paraná durante o ano 219 Os objetivos específicos são: compreender os aspectos políticos, econômicos, sociais e históricos nos quais as políticas educacionais estão inseridas, com um recorte temporal a partir dos anos 199, quando houve a Reforma do Aparelho do Estado; reconhecer a tendência de modelo de gestão desenvolvido pela SEED-PR, por meio da identificação da orientação ideológica que permeia as ações educacionais propostas para a rede pública estadual de ensino; identificar os objetivos, a organização, os procedimentos e o desenvolvimento da Tutoria Pedagógica realizada por técnicos pedagógicos do Núcleo Regional de Educação de Londrina nas instituições com oferta de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e, em particular, como este Programa revela o modelo de gestão da educação praticado pela rede de ensino do Paraná Com abordagem qualitativa, “crítico-dialética” (Sánchez Gamboa, 1989; 212), a pesquisa elencou para leitura do objeto de estudo cinco categorias ancoradas no método materialismo histórico: totalidade, contradição, reprodução, mediação e hegemonia, conforme apontadas por Cury (1986), e discutidas por outros autores, como Masson (27; 213) e Netto (211) Foram utilizados como procedimentos metodológicos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionários semiestruturados aos técnicos pedagógicos do NRE de Londrina e às equipes gestoras de duas unidades escolares estaduais do município de Londrina, com oferta da Educação Básica, totalizando dezesseis profissionais entrevistados Os estudos acenaram que o Programa de Tutoria Pedagógica contempla uma lógica gerencialista e burocrática, ao mesmo tempo em que corrobora à participação de todos os segmentos da escola, revelando-se como uma importante ferramenta que manifesta o modelo de gestão da educação assumido pela SEED-PR, e pode influenciar no conteúdo e na forma da gestão escolar, articulado às demais políticas educacionais do estado Portanto, o Programa preserva o discurso de uma gestão com características democráticas, mas, o que sobressai são os aspectos gerenciais Assim, a escola muda a gestão, incidindo em todas as esferas, para que o “resultado” seja avançado no tocante aos indicadores educacionais, o que está em consonância com a estratégia governamental paranaense
id UEL_2bf3c1d554dac5d260d8dbb6045202f6
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13077
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)Educação e EstadoParanáEscolas públicasParanáGestão da educaçãoEducation and StateEducation managementPublic schoolsParanáResumo: Pesquisa vinculada à linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (PPEdu/UEL), ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade (CNPq) Seu problema versa sobre o modelo de gestão assumido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná - SEED, sobretudo no período correspondente ao Governo Carlos Massa Ratinho Jr, e de que modo o Programa de Tutoria Pedagógica explicita as fundamentações ideológicas que caracterizam esta gestão Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar os princípios e concepções que orientam a gestão da educação desenvolvida pela SEED-PR, tomando-se como foco na investigação o Programa de Tutoria Pedagógica implementado na rede pública estadual de ensino do Paraná durante o ano 219 Os objetivos específicos são: compreender os aspectos políticos, econômicos, sociais e históricos nos quais as políticas educacionais estão inseridas, com um recorte temporal a partir dos anos 199, quando houve a Reforma do Aparelho do Estado; reconhecer a tendência de modelo de gestão desenvolvido pela SEED-PR, por meio da identificação da orientação ideológica que permeia as ações educacionais propostas para a rede pública estadual de ensino; identificar os objetivos, a organização, os procedimentos e o desenvolvimento da Tutoria Pedagógica realizada por técnicos pedagógicos do Núcleo Regional de Educação de Londrina nas instituições com oferta de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e, em particular, como este Programa revela o modelo de gestão da educação praticado pela rede de ensino do Paraná Com abordagem qualitativa, “crítico-dialética” (Sánchez Gamboa, 1989; 212), a pesquisa elencou para leitura do objeto de estudo cinco categorias ancoradas no método materialismo histórico: totalidade, contradição, reprodução, mediação e hegemonia, conforme apontadas por Cury (1986), e discutidas por outros autores, como Masson (27; 213) e Netto (211) Foram utilizados como procedimentos metodológicos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionários semiestruturados aos técnicos pedagógicos do NRE de Londrina e às equipes gestoras de duas unidades escolares estaduais do município de Londrina, com oferta da Educação Básica, totalizando dezesseis profissionais entrevistados Os estudos acenaram que o Programa de Tutoria Pedagógica contempla uma lógica gerencialista e burocrática, ao mesmo tempo em que corrobora à participação de todos os segmentos da escola, revelando-se como uma importante ferramenta que manifesta o modelo de gestão da educação assumido pela SEED-PR, e pode influenciar no conteúdo e na forma da gestão escolar, articulado às demais políticas educacionais do estado Portanto, o Programa preserva o discurso de uma gestão com características democráticas, mas, o que sobressai são os aspectos gerenciais Assim, a escola muda a gestão, incidindo em todas as esferas, para que o “resultado” seja avançado no tocante aos indicadores educacionais, o que está em consonância com a estratégia governamental paranaenseDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Research linked to the line Philosophical, Historical, Political and Cultural Educational Perspectives, more specifically to the Educational Policy Nucleus (PPEdu/UEL), to the Public Policies, Curriculum, Management and Society (CNPq) research group Its problem is related to the management model assumed by the Paraná State Department of Education and Sport - SEED, especially in the period corresponding to the Carlos Massa Ratinho Jr Government, and how the Pedagogical Tutoring Program shows the ideological foundations that characterize this management For this purpose, it presents as a general objective to analyze the principles and conceptions that guide the management of education developed by SEED-PR, taking as a focus in this investigation the Pedagogical Tutoring Program implemented in the state public education network of Paraná during the year 219 The specific objectives are: understand the political, economic, social and historical aspects in which educational policies are inserted, with a time frame from the 199s, when there was the Reform of the State Apparatus; recognize the tendency of the management model developed by SEED-PR, through the identification of the ideological orientation that permeates the educational actions proposed for the state public education system; identify the objectives, organization, procedures and development of Pedagogical Tutoring carried out by pedagogical technicians from the Regional Education Center of Londrina in institutions offering Final Years of Elementary and High School and, in particular, how this Program reveals the education management model practiced by the Paraná teaching network With a qualitative, "critical-dialectic" approach (Sánchez Gamboa, 1989; 212), the research listed five categories for reading the object of study, anchored in the historical materialism method: totality, contradiction, reproduction, mediation and hegemony, as pointed out by Cury (1986), and discussed by other authors, such as Masson (27; 213) and Netto (211) The methodological procedures used for data collection were bibliographic research, document analysis and the application of semi-structured questionnaires to the pedagogical technicians of the NRE in Londrina and to the management teams of two state school units in the city of Londrina, with the offer of Basic Education, totaling sixteen professionals interviewed The studies indicated that the Pedagogical Tutoring Program contemplates a managerial and bureaucratic logic, while supporting the participation of all segments of the school, revealing itself as an important tool that manifests the education management model assumed by SEED- PR, and it can influence in the content and form of school management, articulated with other educational policies in the state Therefore, the Program preserves the discourse of a management with democratic characteristics, but what stands out are the managerial aspects Thus, the school changes its management, affecting all spheres, for the “result” could be advanced in terms of educational indicators, which corresponds to the government strategy of ParanáFernandes, Tania da Costa [Orientador]Ruiz, Maria José FerreiraMoreira, Jani Alves da SilvaPrimo, Polyane2024-05-01T14:06:46Z2024-05-01T14:06:46Z2021.0027.05.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13077porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:21Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:21Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)
title Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)
spellingShingle Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)
Primo, Polyane
Educação e Estado
Paraná
Escolas públicas
Paraná
Gestão da educação
Education and State
Education management
Public schools
Paraná
title_short Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)
title_full Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)
title_fullStr Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)
title_full_unstemmed Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)
title_sort Políticas educacionais e a gestão da educação : um estudo sobre o programa de tutoria pedagógica na rede pública estadual de ensino do Paraná (2019 - 2020)
author Primo, Polyane
author_facet Primo, Polyane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Tania da Costa [Orientador]
Ruiz, Maria José Ferreira
Moreira, Jani Alves da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Primo, Polyane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Paraná
Escolas públicas
Paraná
Gestão da educação
Education and State
Education management
Public schools
Paraná
topic Educação e Estado
Paraná
Escolas públicas
Paraná
Gestão da educação
Education and State
Education management
Public schools
Paraná
description Resumo: Pesquisa vinculada à linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (PPEdu/UEL), ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade (CNPq) Seu problema versa sobre o modelo de gestão assumido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná - SEED, sobretudo no período correspondente ao Governo Carlos Massa Ratinho Jr, e de que modo o Programa de Tutoria Pedagógica explicita as fundamentações ideológicas que caracterizam esta gestão Para tanto, apresenta como objetivo geral analisar os princípios e concepções que orientam a gestão da educação desenvolvida pela SEED-PR, tomando-se como foco na investigação o Programa de Tutoria Pedagógica implementado na rede pública estadual de ensino do Paraná durante o ano 219 Os objetivos específicos são: compreender os aspectos políticos, econômicos, sociais e históricos nos quais as políticas educacionais estão inseridas, com um recorte temporal a partir dos anos 199, quando houve a Reforma do Aparelho do Estado; reconhecer a tendência de modelo de gestão desenvolvido pela SEED-PR, por meio da identificação da orientação ideológica que permeia as ações educacionais propostas para a rede pública estadual de ensino; identificar os objetivos, a organização, os procedimentos e o desenvolvimento da Tutoria Pedagógica realizada por técnicos pedagógicos do Núcleo Regional de Educação de Londrina nas instituições com oferta de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio e, em particular, como este Programa revela o modelo de gestão da educação praticado pela rede de ensino do Paraná Com abordagem qualitativa, “crítico-dialética” (Sánchez Gamboa, 1989; 212), a pesquisa elencou para leitura do objeto de estudo cinco categorias ancoradas no método materialismo histórico: totalidade, contradição, reprodução, mediação e hegemonia, conforme apontadas por Cury (1986), e discutidas por outros autores, como Masson (27; 213) e Netto (211) Foram utilizados como procedimentos metodológicos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionários semiestruturados aos técnicos pedagógicos do NRE de Londrina e às equipes gestoras de duas unidades escolares estaduais do município de Londrina, com oferta da Educação Básica, totalizando dezesseis profissionais entrevistados Os estudos acenaram que o Programa de Tutoria Pedagógica contempla uma lógica gerencialista e burocrática, ao mesmo tempo em que corrobora à participação de todos os segmentos da escola, revelando-se como uma importante ferramenta que manifesta o modelo de gestão da educação assumido pela SEED-PR, e pode influenciar no conteúdo e na forma da gestão escolar, articulado às demais políticas educacionais do estado Portanto, o Programa preserva o discurso de uma gestão com características democráticas, mas, o que sobressai são os aspectos gerenciais Assim, a escola muda a gestão, incidindo em todas as esferas, para que o “resultado” seja avançado no tocante aos indicadores educacionais, o que está em consonância com a estratégia governamental paranaense
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T14:06:46Z
2024-05-01T14:06:46Z
27.05.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13077
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823308939526144