Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16035 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) durante a formação continuada de participantes do projeto Londrina Global: ensino de Inglês para crianças de escolas municipais de Londrina PR Compreendida como prática ampla de negociação discursiva inerentemente plural, híbrida e dialógica de transformação de saberes e fazeres, a aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21), (MATEUS, 214) é investigada por meio da articulação de teorias socioculturais de aprendizagem (ENGESTRÖM; SANNINO, 21; EDWARDS, 21; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; JONHSON; 26; LIBERALI, 28, 213; MATEUS, 26, 213, 214) aos estudos críticos de linguagem (FAIRCLOUGH, 23, 28) e de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) O córpus de análise decorre da transcrição de gravações de encontros de formação continuada, realizados em 213 com professoras e coordenadoras/formadoras do Projeto Londrina Global e coordenadora do projeto Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Inglês para Crianças (DAEIC/LEM/UEL) A análise do desenvolvimento de aprendizagem expansiva é realizada com olhar voltado para a articulação de vozes, posicionamentos, maneiras de solucionar problemas e implementar inovações nas práticas discursivas das participantes da formação continuada, durante a negociação de significados de atividades de ensino de Inglês para crianças na/pela hibridização de saberes entre professoras e formadoras A intertextualidade é utilizada como categoria de análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 23; RAMALHO; RESENDE, 211), assim como os mecanismos linguísticos de análise de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) e estudos de práticas discursivas pautadas na constituição dialógica de significados (BAKHTIN, 29, 21) A análise de dados indica que o desenvolvimento de aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada ocorre em uma zona desconfortável de ação que ora potencializa, ora dificulta o desenvolvimento de novos modos de saber e agir entre as participantes do projeto Londrina Global Essa dinâmica é instaurada por discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) de diferente natureza (constituído, por um lado, de práticas de ensino vividas e, por outro lado, por saberes amplos) que figuram em momentos de resistência aos saberes e fazeres externos às práticas de ensino vividas pelas participantes do projeto Londrina Global Discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) que retomam, constantemente, práticas de ensino de participantes do projeto Londrina Global atuam tanto na expressão da vivência de aprendizagem expansiva como no apagamento de saberes externos às práticas vividas Assim, práticas híbridas de formação continuada constituem espaços desestabilizadores de saberes que potencializam novos modos de ser e saber da formação e da aprendizagem docente para o ensino de Inglês para crianças |
id |
UEL_2bfd9465e8cbe48ef253675c2563c549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16035 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina GlobalProfessores de inglêsCriançasStudy and teachingEnglish teachersTraining ofChildrenEnglish languageResumo: Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) durante a formação continuada de participantes do projeto Londrina Global: ensino de Inglês para crianças de escolas municipais de Londrina PR Compreendida como prática ampla de negociação discursiva inerentemente plural, híbrida e dialógica de transformação de saberes e fazeres, a aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21), (MATEUS, 214) é investigada por meio da articulação de teorias socioculturais de aprendizagem (ENGESTRÖM; SANNINO, 21; EDWARDS, 21; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; JONHSON; 26; LIBERALI, 28, 213; MATEUS, 26, 213, 214) aos estudos críticos de linguagem (FAIRCLOUGH, 23, 28) e de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) O córpus de análise decorre da transcrição de gravações de encontros de formação continuada, realizados em 213 com professoras e coordenadoras/formadoras do Projeto Londrina Global e coordenadora do projeto Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Inglês para Crianças (DAEIC/LEM/UEL) A análise do desenvolvimento de aprendizagem expansiva é realizada com olhar voltado para a articulação de vozes, posicionamentos, maneiras de solucionar problemas e implementar inovações nas práticas discursivas das participantes da formação continuada, durante a negociação de significados de atividades de ensino de Inglês para crianças na/pela hibridização de saberes entre professoras e formadoras A intertextualidade é utilizada como categoria de análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 23; RAMALHO; RESENDE, 211), assim como os mecanismos linguísticos de análise de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) e estudos de práticas discursivas pautadas na constituição dialógica de significados (BAKHTIN, 29, 21) A análise de dados indica que o desenvolvimento de aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada ocorre em uma zona desconfortável de ação que ora potencializa, ora dificulta o desenvolvimento de novos modos de saber e agir entre as participantes do projeto Londrina Global Essa dinâmica é instaurada por discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) de diferente natureza (constituído, por um lado, de práticas de ensino vividas e, por outro lado, por saberes amplos) que figuram em momentos de resistência aos saberes e fazeres externos às práticas de ensino vividas pelas participantes do projeto Londrina Global Discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) que retomam, constantemente, práticas de ensino de participantes do projeto Londrina Global atuam tanto na expressão da vivência de aprendizagem expansiva como no apagamento de saberes externos às práticas vividas Assim, práticas híbridas de formação continuada constituem espaços desestabilizadores de saberes que potencializam novos modos de ser e saber da formação e da aprendizagem docente para o ensino de Inglês para criançasTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research aims to analyze the development of expansive learning (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) during the continuing education of participants in the Londrina Global project: teaching English to children from public schools in Londrina, Paraná State Understood as a wide practice of discursive negotiation inherently plural, hybrid, and dialogical of knowledge and practices transformation, the expansive learning (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21; MATEUS, 214) is investigated through articulation of sociocultural learning theories (ENGESTRÖM; SANNINO, 21; EDWARDS, 21; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; JONHSON; 26; LIBERALI, 28, 213; MATEUS, 26, 213, 214), critical studies of language (FAIRCLOUGH, 23, 28), and argumentation in the context of school (LIBERALI, 213) The body of analysis arises from recorded transcripts of continuing education meetings, which took place in 213, with teachers and coordinators/trainers from the Londrina Global Project and coordinator of the project Development of English Teaching Activities for Children (DAEIC/LEM/UEL) The analysis of development of expansive learning is done by looking at the articulation of voices, positioning, ways of solving problems, implementing innovations, and discursive practices of continuing education participants during negotiations of meanings of English teaching activities for children in Londrina by hybridization of knowledge between teachers Intertextuality is used as a category of critical discourse analysis (FAIRCLOUHG, 23; RAMALHO; RESENDE, 211), as well as linguistic mechanisms of argumentation analysis in school context (LIBERALI, 213) and studies of discursive practices based on dialogic constitution of meanings (BAKHTIN, 29, 21) Data analysis indicates the development of expansive learning in hybrid spaces of continuous teacher education occurs in an uncomfortable zone of action that sometimes empowers and sometimes hinders the development of new ways of knowing and acting among the participants of the Londrina Global project This dynamic is introduced by discourses of authority (BAKHTIN, 29) of differing natures (consisting of experienced teaching practices and of widespread knowledge) that appear in moments of resistance to knowledge and practices which are external to teaching practices experienced by participants of the Londrina Global project Discourses of authority (BAKHTIN, 29, 21), which constantly go back to the teaching practices of Londrina Global project participants, acts as both expressing expansive learning experiences and as erasing of knowledge external to experienced practices Therefore, hybrid practices of continuous teacher education are understood as destabilizing areas of knowledge that empower new ways of being and learning for teacher education for children's English educationMateus, Elaine Fernandes [Orientador]Santos, Leandra Inês SeganfredoOrtenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoTonelli, Juliana Reichert AssunçãoGimenez, Telma NunesTanaca, Jozélia Jane Corrente2024-05-01T14:59:42Z2024-05-01T14:59:42Z2017.0015.05.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16035porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:57Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:57Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global |
title |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global |
spellingShingle |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global Tanaca, Jozélia Jane Corrente Professores de inglês Crianças Study and teaching English teachers Training of Children English language |
title_short |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global |
title_full |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global |
title_fullStr |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global |
title_sort |
Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global |
author |
Tanaca, Jozélia Jane Corrente |
author_facet |
Tanaca, Jozélia Jane Corrente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mateus, Elaine Fernandes [Orientador] Santos, Leandra Inês Seganfredo Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano Tonelli, Juliana Reichert Assunção Gimenez, Telma Nunes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tanaca, Jozélia Jane Corrente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de inglês Crianças Study and teaching English teachers Training of Children English language |
topic |
Professores de inglês Crianças Study and teaching English teachers Training of Children English language |
description |
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) durante a formação continuada de participantes do projeto Londrina Global: ensino de Inglês para crianças de escolas municipais de Londrina PR Compreendida como prática ampla de negociação discursiva inerentemente plural, híbrida e dialógica de transformação de saberes e fazeres, a aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21), (MATEUS, 214) é investigada por meio da articulação de teorias socioculturais de aprendizagem (ENGESTRÖM; SANNINO, 21; EDWARDS, 21; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; JONHSON; 26; LIBERALI, 28, 213; MATEUS, 26, 213, 214) aos estudos críticos de linguagem (FAIRCLOUGH, 23, 28) e de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) O córpus de análise decorre da transcrição de gravações de encontros de formação continuada, realizados em 213 com professoras e coordenadoras/formadoras do Projeto Londrina Global e coordenadora do projeto Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Inglês para Crianças (DAEIC/LEM/UEL) A análise do desenvolvimento de aprendizagem expansiva é realizada com olhar voltado para a articulação de vozes, posicionamentos, maneiras de solucionar problemas e implementar inovações nas práticas discursivas das participantes da formação continuada, durante a negociação de significados de atividades de ensino de Inglês para crianças na/pela hibridização de saberes entre professoras e formadoras A intertextualidade é utilizada como categoria de análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 23; RAMALHO; RESENDE, 211), assim como os mecanismos linguísticos de análise de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) e estudos de práticas discursivas pautadas na constituição dialógica de significados (BAKHTIN, 29, 21) A análise de dados indica que o desenvolvimento de aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada ocorre em uma zona desconfortável de ação que ora potencializa, ora dificulta o desenvolvimento de novos modos de saber e agir entre as participantes do projeto Londrina Global Essa dinâmica é instaurada por discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) de diferente natureza (constituído, por um lado, de práticas de ensino vividas e, por outro lado, por saberes amplos) que figuram em momentos de resistência aos saberes e fazeres externos às práticas de ensino vividas pelas participantes do projeto Londrina Global Discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) que retomam, constantemente, práticas de ensino de participantes do projeto Londrina Global atuam tanto na expressão da vivência de aprendizagem expansiva como no apagamento de saberes externos às práticas vividas Assim, práticas híbridas de formação continuada constituem espaços desestabilizadores de saberes que potencializam novos modos de ser e saber da formação e da aprendizagem docente para o ensino de Inglês para crianças |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
15.05.2017 2017.00 2024-05-01T14:59:42Z 2024-05-01T14:59:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16035 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Doutorado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823270232391680 |