Francisco de Assis e a visualidade : ver para crer, ver para ser : uma história de política e devoção na Basílica de Assis (século XIII)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8338 |
Resumo: | Resumo: Francisco de Assis, santo e fundador da Ordem dos Frades Menores, teve sua história marcada pela visualidade e a assumiu como ferramenta de comunicação midiática Visualidade, aqui, compreendida como toda manifestação que é capaz de gerar, no receptor, uma imagem mental do enunciado Francisco inaugurou no franciscanismo uma tradição de visualidade, apropriada pelos seus hagiógrafos e teólogos, Boaventura de Bagnoregio, em especial, teologizou a proposta visual do santo Nas disputas pela memória de Francisco e da história dos frades menores, no século XIII, encontramos a busca pelo domínio dessa proposta de visualidade Através da análise da hagiografias, crônicas, obras teológicas e, principalmente iconográfica, demonstrarmos a construção e a disputa da visualidade atrelada a memória e a apresentação desejada de Francisco Analisando a Basílica de São Francisco, em Assis, com destaque ao ciclo comparado da Vida de Francisco e da Paixão de Cristo, do anônimo Mestre de São Francisco, notamos a emergência de uma proposta visual de Francisco-corpo ligada a seu espaço de sepultura que, ecoando os painéis narrativos anteriores, o presentifica A proposta, porém, tornando imagética a mudança anunciada pelas hagiografias, modifica também, ao final do século XIII, a apresentação de Francisco, transformando-o, de indivíduo corpóreo, em instituição |
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Francisco de Assis e a visualidade : ver para crer, ver para ser : uma história de política e devoção na Basílica de Assis (século XIII)História socialSocial historyResumo: Francisco de Assis, santo e fundador da Ordem dos Frades Menores, teve sua história marcada pela visualidade e a assumiu como ferramenta de comunicação midiática Visualidade, aqui, compreendida como toda manifestação que é capaz de gerar, no receptor, uma imagem mental do enunciado Francisco inaugurou no franciscanismo uma tradição de visualidade, apropriada pelos seus hagiógrafos e teólogos, Boaventura de Bagnoregio, em especial, teologizou a proposta visual do santo Nas disputas pela memória de Francisco e da história dos frades menores, no século XIII, encontramos a busca pelo domínio dessa proposta de visualidade Através da análise da hagiografias, crônicas, obras teológicas e, principalmente iconográfica, demonstrarmos a construção e a disputa da visualidade atrelada a memória e a apresentação desejada de Francisco Analisando a Basílica de São Francisco, em Assis, com destaque ao ciclo comparado da Vida de Francisco e da Paixão de Cristo, do anônimo Mestre de São Francisco, notamos a emergência de uma proposta visual de Francisco-corpo ligada a seu espaço de sepultura que, ecoando os painéis narrativos anteriores, o presentifica A proposta, porém, tornando imagética a mudança anunciada pelas hagiografias, modifica também, ao final do século XIII, a apresentação de Francisco, transformando-o, de indivíduo corpóreo, em instituiçãoDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: Francis of Assisi, the saint and founder of the Order of Friars Minor had his history pronounced by the visuality, assumed like the communication tool Visuality here understood as any manifestation able to generate in the receptor a mental image of the statement Francis inaugurated in the franciscanism a visuality tradition, appropriate by her hagiographers and theologians, Boaventura of Bagnoregio, theological the visual proposal of the saint In disputes of the Francis memories and the history of the friar’s minor in the 13th century Were found the search by domain of this visuality purpose Through the analysis of hagiographies, chronicles, theological works and principally iconography is showed the construction and the dispute of the visuality coupled up the memory and the Francis’ desired presentation Analyzing the Basilica of Saint Francis in Assisi featured the cycle compared the Francis’ Life and the Passion of the Christ, from anonymous master of Saint Francis We note the emergency of the visual purpose of the Francis’ body connected with her grave place, which echoing the previous panels, the presentifica The purpose, however, making imagery the changes announced by the hagiographies, change also in the late of the 13th century the presentation of Francis, transforming it from a corporeal individual into an institutionVisalli, Angelita Marques [Orientador]Russo, DanielPereira, Maria Cristina Correia LeandroPelegrinelli, André Luiz Marcondes2024-05-01T11:33:10Z2024-05-01T11:33:10Z2018.0013.12.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8338porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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