A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Gislaine Gomes Granado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17238
Resumo: A presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), vinculada à Linha 2 de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. Versa sobre a relevância do aporte pedagógico intencional na constituição leitora das crianças na pré-escola. A pesquisa foi desenvolvida com base no seguinte problema: como a ação do professor no trabalho com a leitura literária pode contribuir para a formação leitora em crianças de P5 (pré-escola)? Diante desse problema, teve como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico acerca da leitura literária, com crianças de P5 na pré-escola, a fim de identificar se a ação do professor contribui para a formação leitora. Com essa finalidade, foram enumerados os objetivos específicos: a) conceituar sobre a concepção e importância da leitura, leitura literária, literatura infantil e o ato de ler; b) verificar os planos de aula da professora, no que se refere aos momentos destinados ao trabalho com a leitura literária, para entender seus objetivos e os meios para alcançá-los; c) elucidar em que medida a ação do professor com o uso da leitura literária contribui para formação leitora. Quanto à metodologia, a classificação da pesquisa é de tratamento qualitativo dos dados, tipo descritiva, de cunho documental e bibliográfica, com pesquisa de campo. Tomamos como referencial teórico e base da análise dos dados o Materialismo Histórico e Dialético e a Teoria Histórico-Cultural. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista com a professora da turma de P5 da instituição participante, por observações e gravações das aulas de leitura literária. As discussões apontaram a necessidade de o professor ter como fundamento do trabalho pedagógico um planejamento intencional que envolva atividades organizadas sistematicamente com a leitura literária, com a intenção de mediar e garantir a formação do pequeno leitor. Como resultados, entendemos que a ação do professor exerce um papel fundamental no processo de formação de leitores, pois o trabalho pedagógico que estimula a leitura e a compreensão literária contribui para o desenvolvimento infantil, no que se refere à formação da consciência e à compreensão do mundo e de si próprio.
id UEL_2c9a4b7f7bf5f62286476af8b84fdb8d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17238
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitorLiterary reading in preschool: a teaching contribution to the formation of young readersPré-escolaLeitura literáriaAção docenteFormação leitoraTeoria Histórico-CulturalCiências Humanas - EducaçãoPreschoolLiterary readingTeaching actionReading educationHistorical-Cultural TheoryA presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), vinculada à Linha 2 de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. Versa sobre a relevância do aporte pedagógico intencional na constituição leitora das crianças na pré-escola. A pesquisa foi desenvolvida com base no seguinte problema: como a ação do professor no trabalho com a leitura literária pode contribuir para a formação leitora em crianças de P5 (pré-escola)? Diante desse problema, teve como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico acerca da leitura literária, com crianças de P5 na pré-escola, a fim de identificar se a ação do professor contribui para a formação leitora. Com essa finalidade, foram enumerados os objetivos específicos: a) conceituar sobre a concepção e importância da leitura, leitura literária, literatura infantil e o ato de ler; b) verificar os planos de aula da professora, no que se refere aos momentos destinados ao trabalho com a leitura literária, para entender seus objetivos e os meios para alcançá-los; c) elucidar em que medida a ação do professor com o uso da leitura literária contribui para formação leitora. Quanto à metodologia, a classificação da pesquisa é de tratamento qualitativo dos dados, tipo descritiva, de cunho documental e bibliográfica, com pesquisa de campo. Tomamos como referencial teórico e base da análise dos dados o Materialismo Histórico e Dialético e a Teoria Histórico-Cultural. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista com a professora da turma de P5 da instituição participante, por observações e gravações das aulas de leitura literária. As discussões apontaram a necessidade de o professor ter como fundamento do trabalho pedagógico um planejamento intencional que envolva atividades organizadas sistematicamente com a leitura literária, com a intenção de mediar e garantir a formação do pequeno leitor. Como resultados, entendemos que a ação do professor exerce um papel fundamental no processo de formação de leitores, pois o trabalho pedagógico que estimula a leitura e a compreensão literária contribui para o desenvolvimento infantil, no que se refere à formação da consciência e à compreensão do mundo e de si próprio.This research is linked to Line 2 of Teaching Research: Knowledge and Practices of the Nucleus of Teaching Action and it is part of the Graduate Program in Education at the State University of Londrina (PPEdu/UEL). It discusses the relevance of the intentional pedagogical contribution in the reading constitution of children in preschool and was developed based on the following problem: How is it possible for the teacher's work with literary reading to contribute to the reading formation of children in a five-year-old class? Given this, the general objective was to understand the pedagogical functions about literary reading, with five-year-children in a preschool class, in order to identify whether the teacher's action contributes to the formation of those readers. Taking that into consideration, the following specific objectives were listed: a) conceptualize the conception and importance of reading, literary reading, children's literature and the act of reading; b) check the teacher's lesson plans about the moments destined to work with literary reading in order to understand her objectives and the means to achieve them; c) figure out to what extent the teacher's action with the use of literary reading contributes to reader formation. In regard to the methodology, it is a research of qualitative treatment of the data, descriptive type, documental and bibliographic nature, with field research. Historical and Dialectical Materialism and Historical-Cultural Theory were taken as a theoretical reference and basis for data analysis. Data collection was carried out through an interview with the teacher of the five-year-old class at the participating institution, as well as through observations and recordings of literary reading classes. With the discussions, it can be concluded that there is a need for teachers to base their pedagogical work on intentional planning that involves systematically organized activities with literary reading, with the intention of mediating and ensuring the formation of the young readers. As a result, it was possible to understand that the teacher's action has a fundamental role with regard to the process of reading education. This is said because the pedagogical work that fosters reading and literary understanding contributes to the same extent to child development in relation to the formation of consciousness, world understanding and understanding of oneself.Franco, Sandra Aparecida PiresValiengo, AmandaJesus, Adriana Regina deSanches, Gislaine Gomes Granado2024-08-20T15:06:47Z2024-08-20T15:06:47Z2023-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17238porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina202 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-21T06:07:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17238Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-21T06:07:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor
Literary reading in preschool: a teaching contribution to the formation of young readers
title A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor
spellingShingle A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor
Sanches, Gislaine Gomes Granado
Pré-escola
Leitura literária
Ação docente
Formação leitora
Teoria Histórico-Cultural
Ciências Humanas - Educação
Preschool
Literary reading
Teaching action
Reading education
Historical-Cultural Theory
title_short A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor
title_full A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor
title_fullStr A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor
title_full_unstemmed A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor
title_sort A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor
author Sanches, Gislaine Gomes Granado
author_facet Sanches, Gislaine Gomes Granado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires
Valiengo, Amanda
Jesus, Adriana Regina de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Gislaine Gomes Granado
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escola
Leitura literária
Ação docente
Formação leitora
Teoria Histórico-Cultural
Ciências Humanas - Educação
Preschool
Literary reading
Teaching action
Reading education
Historical-Cultural Theory
topic Pré-escola
Leitura literária
Ação docente
Formação leitora
Teoria Histórico-Cultural
Ciências Humanas - Educação
Preschool
Literary reading
Teaching action
Reading education
Historical-Cultural Theory
description A presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), vinculada à Linha 2 de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. Versa sobre a relevância do aporte pedagógico intencional na constituição leitora das crianças na pré-escola. A pesquisa foi desenvolvida com base no seguinte problema: como a ação do professor no trabalho com a leitura literária pode contribuir para a formação leitora em crianças de P5 (pré-escola)? Diante desse problema, teve como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico acerca da leitura literária, com crianças de P5 na pré-escola, a fim de identificar se a ação do professor contribui para a formação leitora. Com essa finalidade, foram enumerados os objetivos específicos: a) conceituar sobre a concepção e importância da leitura, leitura literária, literatura infantil e o ato de ler; b) verificar os planos de aula da professora, no que se refere aos momentos destinados ao trabalho com a leitura literária, para entender seus objetivos e os meios para alcançá-los; c) elucidar em que medida a ação do professor com o uso da leitura literária contribui para formação leitora. Quanto à metodologia, a classificação da pesquisa é de tratamento qualitativo dos dados, tipo descritiva, de cunho documental e bibliográfica, com pesquisa de campo. Tomamos como referencial teórico e base da análise dos dados o Materialismo Histórico e Dialético e a Teoria Histórico-Cultural. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista com a professora da turma de P5 da instituição participante, por observações e gravações das aulas de leitura literária. As discussões apontaram a necessidade de o professor ter como fundamento do trabalho pedagógico um planejamento intencional que envolva atividades organizadas sistematicamente com a leitura literária, com a intenção de mediar e garantir a formação do pequeno leitor. Como resultados, entendemos que a ação do professor exerce um papel fundamental no processo de formação de leitores, pois o trabalho pedagógico que estimula a leitura e a compreensão literária contribui para o desenvolvimento infantil, no que se refere à formação da consciência e à compreensão do mundo e de si próprio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-02
2024-08-20T15:06:47Z
2024-08-20T15:06:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17238
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CECA - Departamento de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
202 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823309840252928